As empresas que investem em Customer Centricity são capazes de fornecer uma experiência memorável ao cliente em toda a sua jornada. Você pode até vender um mesmo produto que seu concorrente, mas saiba: o jeito que você interage, encanta, atende e cria novas experiências é único.
Continue lendo a seguir e aprenda na prática como definir para seu negócio uma estratégia que se baseia em colocar seu cliente no centro para construir relacionamento, entender o comportamento do consumidor, obter mais lucros e crescer cada vez mais.
.
Como despertar o interesse nos consumidores?
A mudança de poder entre a marca e o cliente aconteceu durante a recessão econômica no final dos anos 90, quando os clientes se tornaram mais seletivos sobre a marca com a qual escolheriam gastar seu dinheiro. As marcas vencedoras foram aquelas que focaram em conhecer seus clientes para oferecer um ótimo serviço e estabeleceram com eles uma conexão que ainda hoje existe.
Por isso, é fundamental as empresas reavaliarem o serviço prestado ao seu público-alvo, de modo a identificar tanto os acertos quanto os erros para chegar na melhor forma de fidelizar os clientes. Para auxiliar você nisso, confira abaixo o framework da AAA Inovação com as 3 formas de despertar o interesse do consumidor:
1. Inovação
A inovação começa com o consumidor. Sempre há oportunidades de inovar, só precisamos entender o comportamento de nossos clientes. Quantas vezes vimos um produto ser utilizado com outros fins que não o de sua criação, ou para fins de adaptação que melhor atendam às necessidades dos consumidores?
2. Proposta de valor
A proposta de valor é um elemento chave para destacar um negócio e se posicionar para seu público como melhor que a concorrência. O objetivo dessa promessa de valor é reforçar a sua capacidade em solucionar as dores do cliente e garantir mais vendas.
3. Oportunidade & Ameaça
Ao analisar as oportunidades do mercado, a empresa tem a chance de elaborar estratégias para conquistar mais clientes. Já a análise das ameaças, serve como precaução de riscos que podem afetar o negócio.
Como vimos acima, todos esses fatores são fundamentais para atrair mais consumidores, os quais devem ser o centro dos negócios. Agora como vimos como ocorre isso na prática, vamos aprender mais analisando qual o significado de Customer Centricity e seus principais pilares para aderir ao seu negócio.
O que é Customer Centricity?
Customer Centricity (expressão que pode ser traduzida como “centralização no cliente”, mas que costuma ser utilizada em inglês) é uma estratégia de negócios que se baseia em colocar seu cliente em primeiro lugar e no centro de seu negócio, a fim de fornecer uma experiência positiva e construir relacionamento de longo prazo.
Essa estratégia é bastante usada por organizações, a fim de entender quem são seus clientes, como eles são segmentados, suas crenças, valores e gatilhos comportamentais. Segundo pesquisa da Deloitte and Touche:
Empresas focadas em Customer Centricity são 60% mais lucrativas em comparação com as empresas que não estão focadas no cliente.
Quando você coloca seu cliente no centro do seu negócio, você coleta uma grande quantidade de dados, o que lhe dá uma visão dos hábitos e preferências do cliente. Esses dados podem então ser usados para aprimorar a experiência do seu cliente.
Experiência do cliente: o que é e qual sua relação com as FinTechs?
Os 8 pilares do Customer Centricity
Considere o CEO da Apple, Tim Cook, que disse: “O nosso papel é dar a você algo que você não sabia que queria. E então, uma vez que você consegue, você não consegue imaginar sua vida sem ele.” Toda a estratégia da Apple gira em torno da centralização no cliente.
Seu produto faz os clientes se apaixonarem e seus Apple Centers fornecem suporte ao cliente para ajudá-los a se preparar e sair com um sorriso no rosto. Assim, uma marca centrada no cliente cria produtos, processos, políticas e uma cultura que é projetada para apoiar os clientes com uma grande experiência.
Para obter uma melhor centralização no cliente, aqui estão os principais pilares do Customer Centricitiy seguido por empresas:
1. Customer Centricity
Entenda quem são seus clientes, como eles são segmentados, suas crenças, valores e gatilhos comportamentais.
2. Comunicação
Fornece um conteúdo autêntico e um tom de experiência omnichannel que refletem a voz do cliente.
3. Co-criação & Teste
Promova a inovação identificando e antecipando as necessidades não atendidas dos clientes, envolvendo-os em pesquisas, ideias e testes.
4. Melhoria contínua
Comprometa-se com a melhoria constante de produtos e serviços e reúna as métricas e medições necessárias para realizar essas melhorias.
5. Cultura & Organização
Capacite a força de trabalho com uma cultura centrada no cliente em todos os níveis e posições da organização.
6. Escolha
Determine a estratégia por meio de um conjunto de opções integrado e claramente articulado que equilibre e vincule as necessidades do cliente e os objetivos da organização.
7. Custo
Priorize as iniciativas e os investimentos com base no entendimento da necessidade do cliente, processos, coleta de dados e funções da organização para permitir uma melhor experiência do cliente.
8. Configuração
Configure processos de back-end, coleta de dados de tecnologia e funções de organização para vincular e permitir experiência do cliente de front-end.
.
Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?
O AAA Discovery é especializado em identificar oportunidades ocultas e gerar insights valiosos que possibilitem sucesso e inovação no mercado atual.
Adorei o post Lorena, acredito que o Customer Centricity alinhado com a estratégia de Customer Experience sejam grandes potencias para alavancar qualquer empresas. Esse site: https://blog.binds.co/customer-experience-guia-completo/ possui um guia completo sobre o assunto, bem interessante!