A Apple se tornou na segunda-feira (04/01), a primeira empresa a atingir o valor de US $ 3 trilhões no mercado de ações – isso que vale o dobro do PIB brasileiro. No primeiro dia de negociação em 2022, as ações da empresa do Vale do Silício atingiram um recorde intradiário de US $ 182,88, colocando o valor de mercado da Apple um pouco acima de US $ 3 trilhões.
As ações encerraram a sessão com alta de 2,5%, a US $ 182,01, com a capitalização de mercado da Apple em US $ 2,99 trilhões. Ela é um dos cases de negócios mais inovadores e criativos do mundo por diferentes motivos e pontos de vista, que impactaram a história da tecnologia.
Desde a sua fundação, a empresa tem sido protagonista importante fatores como a inovação, qualidade, durabilidade e o design de produtos. Estes são apenas alguns dos motivos, que representam o sucesso da empresa e com seus clientes de simples compradores a fãs da marca. Para entender mais sobre a história da Apple, uma das maiores empresas do mundo, é só continuar lendo o artigo.
O império atual da Apple
Hoje a Apple é líder em inovação, no fornecimento de produtos e serviços únicos, quando se trata de grandes empresas de tecnologia. Em 2019, a gigante de tecnologia teve uma receita total de US$260 bilhões, sendo US$ 55,2 bilhões como receita líquida. E mais de 50% das vendas da empresa foram decorrentes de aparelhos iPhone.
O comportamento se repete, visto que no primeiro trimestre de 2020, o smartphone foi responsável por 61% da receita da Apple. Em abril de 2020, a Apple registrou um aumento de 16% na receita de serviços como o Apple Music, Apple TV+ e o iCloud, que resultou em um montante de US$ 13,3 bilhões.
A empresa sempre está expandindo sua participação no mercado ao lançar novos produtos e serviços, mas afinal de contas como ela começou a construir esse império?
Apple: Quando tudo começou
Em 1976, foi fundada a Apple Computers INC, uma das empresas mais valiosas do mundo por Steve Jobs e Ronald Wayne. A Apple é conhecida pelos lançamentos de produtos e serviços inovadores, como os computadores, pelo seu sistema operacional, e pela criação de um dos primeiros players portáteis de áudio, o iPod.
Em 2007, a Apple fez o lançamento do iPhone, um telefone celular revolucionário com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. Hoje a empresa tem sua base em Cupertino, na Califórnia e opera diversas lojas de varejo próprias ao redor do mundo, incluindo países do mundo.
No começo da fundação da Apple, Steve Jobs foi o nome que representou a emblemática Maçã entre 1985 e 1997. Ele foi o responsável por subir ao palco diversas vezes e anunciar de forma icônica as inovações como o iPhone e o iPad. Confira a apresentação do primeiro iPhone em 2007 a seguir:
A maçã que faz você pensar diferente
Mesmo após a morte de Steve Jobs, abrir as portas da Apple para receber recursos, tecnologias e soluções de fora da organização garante a velocidade que uma empresa desse porte precisa para entregar novos produtos em um mercado cada vez mais veloz.
“A simplicidade é a sofisticação definitiva.” – Steve Jobs.
E é por acreditar nisso, que a Apple, ainda sob direção de Jobs, passou a focar no design e no cliente, deixando grandes esforços com desenvolvimento de novas tecnologias para outros parceiros, responsáveis por fornecer chips, telas, baterias, processadores e muitos outros componentes do iPhone, por exemplo.
Por incrível que isso possa parecer, até mesmo a montagem dos aparelhos era terceirizada. Para Jobs, simplificar não significava ignorar dados fundamentais de um problema, mas sim encontrar uma solução simples e elegante.
Agora, se aplicarmos isso a própria gestão da organização, percebemos que realizar parcerias com possíveis “concorrentes”, que possibilitaram a organização focar apenas no que era mais importante: o cliente.
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5 práticas de inovação para aprender com a Apple
Há diversas práticas de inovação para aprender com a Apple, as quais podem ser seguidas por empresas de todos os setores, tamanhos e origens.
O cuidado que Steve Jobs teve ao estabelecer seu espaço no mercado é surpreendente, precisamos aprender isso”, disse Sergio Marchionne, ex-Presidente Mundial da Fiat. Assim como a Toyota, que se tornou referência internacional de eficiência, a Apple é hoje modelo para o mundo dos negócios. A seguir, cinco das principais práticas.
1. Estratégias de Inovação
Para o evento do lançamento do novo IPhone ser um dos mais aguardados pelos seus clientes. É preciso sempre inovar na forma de lançar produtos para fazer disso aguardado e a marca um grande evento.
- Tarefa: Defina seus objetivos de negócios e articule porque deseja inovar em primeiro lugar.
2. Organização voltada para Inovação
Acreditando que a gestão convencional sufocou a inovação, Steve Jobs, quando era CEO combinou os departamentos funcionais diferente das unidades de negócios em uma organização funcional que é mantida até hoje.
- Tarefa: Estude a amplitude administrativa do seu negócio e escolha um modelo organizacional que se adapte à sua empresa.
3. Customer Centricity
Além da Apple focar em alta tecnologia, a empresa é centrada nos clientes. Isso aumenta o senso de comunidade da marca e pertencimento por conta da forma que é apresentada seu produto com cada detalhe bem planejado.
- Tarefa: promova a inovação identificando as necessidades não atendidas dos clientes e comprometa-se com a melhoria constante.
4. Storytelling
Ao usar o poder de contar histórias, não é preciso convencer ninguém a comprar seus produtos. Quem domina a narrativa, eleva o valor da marca aos demais concorrentes e insere na jornada de compra do cliente.
- Tarefa: crie uma narrativa que convença clientes a escolherem seu produto e/ou serviço em vez da sua maior concorrente.
5. Smart Fails
A Apple não apenas aprendeu com o erro, como também o usou para lançar inovações, quando soube o momento repensar completamente a forma como chegaria ao mercado, buscar novas oportunidades e tendências com fim da Era dos IPods.
- Tarefa: Esteja aberto o suficiente para descobrir outras aprendizagens que estão fora de sua visão.
Qual o impacto da Apple no Brasil?
Após recuperar o posto de empresa de capital aberto mais valiosa do mundo, ultrapassando a petrolífera Saudi Aramco no final de Julho de 2020, a Apple se direciona para mais uma grande conquista, podendo se tornar a primeira empresa do mundo a alcançar o valor de mercado de US$2 tri.
O primeiro trilhão da empresa foi conquistado em Agosto de 2018, podendo ser repetido exatamente dois anos depois, após a empresa surpreender o mercado com uma alta mundial na venda iPhones e iPads, além do crescimento de seus serviços Apple TV+ e Apple Music durante a pandemia do COVID-19.
Para representar a dimensão do crescimento da Apple, comparamos o valor de mercado da Apple com o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, a quantia foi superada pela Apple, que atingiu o valor de mercado de R$ 10,25 trilhões.
Apple e seus concorrentes
Hoje a Apple é responsável pelo maior número de venda globais do semestre. A empresa garante o modelo mais procurado, com 37,7 milhões de iPhone 11 vendidos em todo o mundo. Em 2019, a empresa também garantiu primeiro lugar com o modelo iPhone XR, através de 26,9 milhões de aparelhos.
A empresa Apple apresentou 5 modelos novos de smartphones no primeiro semestre de 2019 e 2020, Samsung 1 modelo e Xiaomi 4 modelos, que compõem a lista de principais celulares procurados em todo o mundo e mantém a liderança na venda de aparelhos.