A inovação do modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva mais duradoura, especialmente em tempos de disrupção. Esse modelo é um recurso essencial para organizações que buscam impulsionar o crescimento, revigorar um modelo antiquado ou se defender contra as disrupções ou declínios do setor.
Isso é fundamental para a transformação do negócio que compartilham um conjunto comum de preocupações: que tipo de inovação do modelo de negócios nos ajudará a alcançar um desempenho inovador? Como construímos a capacidade de desenvolver, testar rapidamente e escalar novos modelos?
Saiba as respostas dessas questões e como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador lendo a seguir.
Como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador?
Um Modelo de Negócios Inovador é o processo de reinventar a forma como você transforma sua organização para competir com mais eficácia no mercado. No centro da inovação do modelo de negócios está a necessidade de criar novos produtos, serviços ou modelos organizacionais que melhorem sua proposta de valor.
Isso tudo está relacionado principalmente com a criação de valor de alterações simultâneas e de suporte tanto na proposta de uma organização para os clientes, que pode definir o segmento, a oferta de produto ou serviço e o modelo de receita. E também no modelo operacional, que o foco está em como gerar lucratividade e vantagem competitiva.
Para isso, é fundamental se fazer as seguintes perguntas para estruturar seu modelo de negócios inovador:
- Onde atuar ao longo da cadeia de valor?
- Qual modelo de custo é necessário para garantir retornos atraentes?
- Que estrutura e capacidades organizacionais são essenciais para o sucesso?
Para impulsionar o crescimento exponencial nos negócios por meio da inovação é necessário entender o esforço necessário, nível do risco e a capacidade contínua usada. Para isso, é importante perceber que nem todos os esforços de inovação do modelo de negócios são iguais.
A compreensão dessas abordagens distintas podem ajudar os líderes fazerem escolhas efetivas para crescer os negócios, que é exemplificado no modelo a seguir:
Receita vs Lucro
A receita é gerada com a venda de um produto. Já os lucros são a quantia líquida de dinheiro ganho após o pagamento das vendas, marketing e custos operacionais.
Recursos vs Ativos
Um recurso é algo que você usa para atingir um objetivo, enquanto um ativo é algo de valor – um ativo é um termo contábil para algo de valor.
Criação de Valor vs Captura de Valor
Criar valor é como você produz algo que os clientes desejam comprar. Capturar valor envolve o preço, o método de cobrança e como você ganha dinheiro – o lucro que você obtém quando os clientes compram de você.
Canais de distribuição vs Canais de comunicação
Os canais de distribuição são como você leva seu produto ou serviço até o ponto onde os clientes podem comprar. Os canais de comunicação são como você alcança seus clientes para informá-los sobre seu produto e influenciá-los a compra.
Mindset Inovador: As 5 Características Essenciais da Inovação
Outro modelo utilizado é o Innovation Canvas, que foi desenvolvido pela Rose-Hulma Institue of Technology, demonstra o processo pelo qual uma organização ajusta ao seu modelo de negócios.
1. Explorar
- Conceito – uma descrição geral do empreendimento ou projeto, o que é único nele, o que ele faz
ou produz, quem são os clientes-alvo, como o valor é produzido. - Histórias e cenários – ilustra como um cliente usaria o produto, diferentes condições de uso, tipos de
clientes que o utilizam, etc. - Aprendizagem – feedback e testes iniciais de produtos que influenciam o desenvolvimento adicional do produto e empreendimento.
2. Idealizar
- Recursos – os recursos importantes que serão reconhecidos e promovidos para o cliente como fornecedor de valor.
- Sistemas Externos – uma lista dos principais sistemas com os quais o produto interage.
- Funções-chave – as funções que o produto executa.
3. Design
- Componentes – uma lista dos componentes físicos que irão compor o produto. Esses componentes implementam as funções do produto descritas acima.
- Crítico para o Sucesso – os principais fatores ou medidas críticas para o sucesso do produtos, como a confiabilidade, usabilidade, segurança, facilidade de manutenção, etc.
- Riscos Críticos – os principais riscos de falha do produto que requerem atenção especial.
4. Mercado
- Fontes de receita – são as fontes que empreendimento pretende capturar, como por exemplo receitas de vendas, serviços ou licenciamento.
- Estrutura de custos – os componentes de custo sobre os quais o empreendimento é construído, como por exemplo salários, despesas gerais de fabricação, consultores, taxas de licenciamento, etc.
- Parceiros-chave – os principais parceiros ou fornecedores do empreendimento.
- Atividades-chave – as principais ações que uma empresa deve realizar para ter sucesso na oferta e manutenção da proposta de valor.
- Recursos-chave – uma lista dos recursos-chave (físicos, financeiros, intelectuais ou humanos) pertencentes, adquiridos pela organização que permitem a criação/manutenção de valor.
- Segmentos de clientes – os principais grupos de clientes-alvo descritos por grupos demográficos medidas – idade, sexo, geografia, interesses, hábitos de consumo, características desejadas, etc.
- Canais – os canais previstos para alcançar os clientes – vendas diretas, online, distribuição, etc. Diferentes canais podem ter expectativas para diferentes recursos ou versões do produto.
- Relacionamento com clientes – o tipo de relacionamento que cada um de nossos segmentos espera.