A inovação do modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva mais duradoura, especialmente em tempos de disrupção. Esse modelo é um recurso essencial para organizações que buscam impulsionar o crescimento, revigorar um modelo antiquado ou se defender contra as disrupções ou declínios do setor. Isso é fundamental para a transformação do negócio que compartilham um conjunto comum de preocupações: que tipo de inovação do modelo de negócios nos ajudará a alcançar um desempenho inovador? Como construímos a capacidade de desenvolver, testar rapidamente e escalar novos modelos? Saiba as respostas dessas questões e como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador lendo a seguir. O que é um Modelo de Negócios Inovador? Imagem via estingnef/iStock Um Modelo de Negócios Inovador é o processo de reinventar a forma como você transforma sua organização para competir com mais eficácia no mercado. No centro da inovação do modelo de negócios está a necessidade de criar novos produtos, serviços ou modelos organizacionais que melhorem sua proposta de valor. Isso está relacionado principalmente com a criação de valor de alterações simultâneas e de suporte tanto na proposta de valor de uma organização para os clientes, que pode definir o segmento, a oferta de produto ou serviço e o modelo de receita. E também no modelo operacional, que o foco está em como gerar lucratividade e vantagem competitiva. Para estruturar o Modelo de Negócios Inovador é preciso saber: Onde atuar ao longo da cadeia de valor? Qual modelo de custo é necessário para garantir retornos atraentes? Que estrutura e capacidades organizacionais são essenciais para o sucesso? Como estruturar um Modelo de Negócios Inovador? Para impulsionar o crescimento exponencial nos negócios por meio da inovação é necessário entender o esforço necessário, nível do risco e a capacidade contínua usada. Para isso, é importante perceber que nem todos os esforços de inovação do modelo de negócios são iguais. A compreensão dessas abordagens distintas pode ajudar líderes fazer escolhas efetivas para crescer os negócios, que é exemplificada no modelo a seguir: Reprodução AAA Inovação Receita vs Lucro A receita é gerada com a venda de um produto. Já os lucros são a quantia líquida de dinheiro ganho após o pagamento das vendas, marketing e custos operacionais. Recursos vs Ativos Um recurso é algo que você usa para atingir um objetivo, enquanto um ativo é algo de valor – um ativo é um termo contábil para algo de valor. Criação de Valor vs Captura de Valor Criar valor é como você produz algo que os clientes desejam comprar. Capturar valor envolve o preço, o método de cobrança e como você ganha dinheiro – o lucro que você obtém quando os clientes compram de você. Canais de distribuição vs Canais de comunicação Os canais de distribuição são como você leva seu produto ou serviço até o ponto onde os clientes podem comprar. Os canais de comunicação são como você alcança seus clientes para informá-los sobre seu produto e influenciá-los a compra. Mindset Inovador: As 5 Características Essenciais da Inovação O que é um Innovation Canvas? Um modelo de negócio é uma estratégia que descreve como um negócio ou organização entrega uma proposta de valor aos seus clientes. Em sua forma mais simples, um modelo de negócios fornece informações sobre o mercado-alvo de uma organização, a necessidade desse mercado e o papel que os produtos ou serviços da empresa terão para atender a essas necessidades. Esse modelo é definido pelo Innovation Canvas, que foi desenvolvido pela Rose-Hulma Institue of Technology, demonstra o processo pelo qual uma organização ajusta ao seu modelo de negócios pela seguinte fórmula: 1. Explorar Conceito – uma descrição geral do empreendimento ou projeto, o que é único nele, o que ele faz ou produz, quem são os clientes-alvo, como o valor é produzido. Histórias e cenários – ilustra como um cliente usaria o produto, diferentes condições de uso, tipos de clientes que o utilizam, etc. Aprendizagem – feedback e testes iniciais de produtos que influenciam o desenvolvimento adicional do produto e empreendimento. 2. Idealizar Recursos – os recursos importantes que serão reconhecidos e promovidos para o cliente como fornecedor de valor. Sistemas Externos – uma lista dos principais sistemas com os quais o produto interage. Funções-chave – as funções que o produto executa. 3. Design Componentes – uma lista dos componentes físicos que irão compor o produto. Esses componentes implementam as funções do produto descritas acima. Crítico para o Sucesso – os principais fatores ou medidas críticas para o sucesso do produtos, como a confiabilidade, usabilidade, segurança, facilidade de manutenção, etc. Riscos Críticos – os principais riscos de falha do produto que requerem atenção especial. 4. Mercado Fontes de receita – são as fontes que empreendimento pretende capturar, como por exemplo receitas de vendas, serviços ou licenciamento. Estrutura de custos – os componentes de custo sobre os quais o empreendimento é construído, como por exemplo salários, despesas gerais de fabricação, consultores, taxas de licenciamento, etc. Parceiros-chave – os principais parceiros ou fornecedores do empreendimento. Atividades-chave – as principais ações que uma empresa deve realizar para ter sucesso na oferta e manutenção da proposta de valor. Recursos-chave – uma lista dos recursos-chave (físicos, financeiros, intelectuais ou humanos) pertencentes, adquiridos pela organização que permitem a criação/manutenção de valor. Segmentos de clientes – os principais grupos de clientes-alvo descritos por grupos demográficos medidas – idade, sexo, geografia, interesses, hábitos de consumo, características desejadas, etc. Canais – os canais previstos para alcançar os clientes – vendas diretas, online, distribuição, etc. Diferentes canais podem ter expectativas para diferentes recursos ou versões do produto. Relacionamento com clientes – o tipo de relacionamento que cada um de nossos segmentos espera. Como desenvolver um Pensamento Inovador? Com o crescimento de criação de novas tecnologias cada vez mais há a possibilidades de criar novos modelos de negócios. Essas tecnologias disruptivas permitem reinventar o modelo operacional do negócio com os elementos a seguir: Reprodução AAA Inovação No exemplo acima,é demonstrado somente alguns dos elementos básicos, mais existem muitos mais disponíveis. Lembre-se de que a proposta de valor precisa estar alinhada com o cliente e eles precisam entender o motivo para comprar algo – isso geralmente não é a tecnologia, mas o que ela faz por eles. Para empresas inovadoras, isso significa testar, iterar e gerir rapidamente para ser capaz de sentir mudanças, se adaptar e ser ágil por ter recursos adaptativos e dinâmicos. Dentre os pricipais motivos para adotar esse modelo são por: A competição vir de lugares inesperados Os ciclos de vida do produto estar ficando cada vez mais curtos Tecnologias emergentes que mudam as normas do mercado Novos concorrentes entram nos mercados, muitas vezes de fontes surpreendentes, como economias emergentes Interrupções de modelos de negócios que oferecem melhores experiências ao cliente, não apenas produtos simples Para se aprofundar no tema, veja aula completa de Arthur Igreja sobre como organizações crescem de forma exponencial, acelerando seu modelo de negócios clicando aqui! Plataforma AAA Inovação Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (0) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website fevereiro 7, 2022