Desenvolver uma estratégia de inovação para garantir a competitividade e posição de destaque no mercado é a melhor escolha para as empresas que enfrentam um cenário de forte concorrência. Porém, a busca pela inovação precisa ser constante, recomeçando a cada mudança ou projeto, por não ser copiada ou superada. Continue lendo a seguir e entenda com este artigo, por que a estratégia de inovação se tornou uma das principais políticas de negócios e como colocá-la em prática. Como desenvolver uma estratégia de inovação? Se uma estratégia de inovação é um caminho, as ambições da organização são seu destino. Para começar a construir o plano de ação certo, você precisa definir claramente seus objetivos de negócios e articular por que deseja inovar em primeiro lugar. Uma boa estratégia de inovação definirá claramente sua ambição de crescimento estratégico, recursos táticos e capacidades operacionais. Sua estratégia de inovação deve formar a ponte entre sua missão, visão e intenção corporativa de alto nível e as atividades diárias da equipe. Para isso, saiba quem será realmente responsável por fazer as coisas acontecerem, capture e estruture essas informações com um plano de governança claro e aprovado. Faça perguntas estratégicas como: Quão comprometida está sua equipe de liderança com a execução de uma estratégia de inovação? Você deseja obter ganhos rápidos de curto prazo ou uma transformação cultural de longo prazo? Você está se concentrando na inovação incremental ou deseja inovar radicalmente? Como você descreveria sua estratégia de inovação empresarial atual? Quais são suas capacidades de inovação atuais? O que é Innovation Strategy? Imagem via Elena Lukyanova/iStock Uma estratégia de inovação (Innovation Strategy) nos negócios é definida como uma missão de inovação comum e um conjunto estruturado de atividades destinadas a apoiar o crescimento futuro de uma organização. Essas estratégias devem delinear o objetivo das atividades de inovação de uma organização e definir as principais iniciativas que a ajudarão a atingir esse objetivo. A adesão das partes interessadas é essencial para que até mesmo a melhor estratégia de inovação seja bem-sucedida. Por esse motivo, boas estratégias de inovação são simples, claras e facilmente compreendidas por todos os envolvidos – elas não são cheias teorias de inovação complicadas, mas concisas, acionáveis ??e acessíveis para toda a equipe. Por que uma estratégia de inovação é importante? Confira 4 principais motivos que uma estratégia de inovação pode ser eficaz para seu negócio: Esclarece prioridades: uma estratégia de inovação descreve os objetivos das atividades de inovação da organização e ajuda a concentrar os esforços para atingir objetivos. Promove o alinhamento: com um plano em ação, diversos grupos dentro de uma organização estarão todos trabalhando em direção a objetivos comuns. Inova constantemente: mesmo as empresas que começam como inovadoras devem continuar a inovar de forma estratégica. Ajuda uma empresa a alcançar o sucesso a longo prazo: sem inovação contínua, é improvável que uma empresa obtenha vantagem competitiva e mantenha os clientes engajados no longo prazo. 6 elementos para uma boa estratégia de inovação Como a estratégia de inovação requer esforços de desenvolvimento e testes para gerenciar esse processo precisa garantir tanto assertividade na coleta e análise de dados quanto agilidade. Para isso, separamos 6 elementos para uma boa estratégia de inovação: Reprodução de Inovação Seja expert em Inovação Estratégica! Você sabe quais as principais estratégias de inovação para negócios? Desenvolvidas para apoiar o crescimento futuro de uma organização, elas são fundamentais para definir o objetivo de atividades de inovação de uma organização, com o intuito de atingir bons resultados. Quer aprender a construir estratégias de inovação na prática, com processos, métricas e métodos? Encontre tudo sobre isso na formação “The Innovation Strategy”! Nesse curso você irá aprender ferramentas essenciais para profissionais que querem desenvolver uma carreira e negócios de sucesso, através da Inovação. Essa oportunidade é válida até o dia 06/08. Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (1) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website agosto 4, 2021