Em pleno mundo moderno e digital, uma das melhores formas de organizar a sua empresa para crescer exponencialmente é espelhando-se em empreendedores de sucesso que já trilharam esses caminhos. Por isso, o livro Scaling Up foi feito para você: o autor Verne Harnish compartilha mais de três décadas auxiliando CEOs e executivos a superar os obstáculos na jornada da expansão de seus negócios.
Não é à toa ser fundador da Gazelles (Instituição Global de Educação Executiva, Coaching e Tecnologia), e do Programa de Treinamento Corporativo situado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Além disso, as estratégias apresentadas por Verne Harnish e sua equipe são úteis também para novas empresas, que desejam construir planos de ações escaláveis, que dominem seus respectivos setores de mercado mais rapidamente.
Quer saber mais sobre o que é Scaling Up e o que fazer para sua organização escalar cada vez mais? Então continue a leitura deste artigo!
O conceito de negócio escalável
Scaling Up é um termo em inglês que quer dizer “ampliando”. Quem assiste aos bastidores empresariais frequentemente se depara com histórias de negócios escaláveis e firmas que ampliaram de tamanho, em pouquíssimo tempo.
Esse cenário, facilitado pela transformação digital e mentalidade de inovação, só é possível graças à escalabilidade, ou seja, pela multiplicação do faturamento sem aumentar as despesas na mesma proporção.
E a principal diferença com o ambiente de crescimento em constante mudança é que o ritmo é alcançado aumentando a receita sem cair em custos significativos. Um ótimo exemplo de empresas que descobriram o Scaling Up com resultados promissores são as operadoras de streaming, como Netflix ou Spotify.
Desde que tenham uma estrutura de qualidade estável e uma boa comunicação do produto, não há limites para assinaturas recorrentes, sem necessidade de contratar mais colaboradores, o que melhora os lucros sem sobrecarregar os investimentos.
Como algumas empresas conseguem … e por que as demais não?
Scaling Up: Mastering the Rockefeller Habits 2.0 é o título original deste best-seller que foi desenvolvido focado na metodologia “Four Decisions”: os quatro princípios que toda empresa deve seguir para entrar em uma curva de crescimento exponencial.
- Pessoas: atrair e reter pessoas certas, nos lugares certos;
- Estratégia: fortalecer estratégias diferenciadas para se destacar da concorrência;
- Execução: dirigir a execução dos projetos e processos com perfeição;
- Dinheiro: ter reserva em dinheiro suficiente para resistir às tempestades.
E de maneira muito didática, como um guia detalhado que o orienta por várias ferramentas e modelos práticos, Scaling Up revela as principais decisões a serem tomadas sobre cada um desses fundamentos.
Escalando Pessoas
De acordo com o livro Scaling Up, o primeiro ponto na jornada para a ampliação de suas transações trata-se das pessoas. Isso inclui todos os colaboradores envolvidos, desde líderes, gerentes e executivos seniores, até os funcionários da linha de frente e responsáveis pelas tarefas operacionais.
Portanto, para criar uma empresa em que a equipe esteja engajada e alinhada em torno de uma visão compartilhada, se faz primordial colocar as pessoas nos lugares certos e especialmente em posições de liderança. Segundo o autor, um líder é escolhido por sua capacidade de implementar sistemas de responsabilidade, medição, feedback e recompensas.
Verne Harnish também cita a importância de inspirar e remunerar bem seus funcionários, mesmo que isso signifique contratar menos pessoas. Aliás, para Scaling Up, ajudar na motivação, participação e retenção dos seus talentos, só irá diminuir os gastos com processos seletivos e treinamentos de novos colaboradores.
Escalando Estratégia
Conforme explicado na obra Scaling Up, ter os valores essenciais bem estabelecidos, tanto define a cultura e identidade da empresa, quanto oferece o ponto de partida para novos hábitos e medidas assertivas de todo time.
E para favorecer na concepção do pensamento estratégico mais acertado para dominar o seu setor, confira os seguintes tópicos:
- Palavras-chave: posicione sua empresa com as palavras e/ou frases de impacto que a definirão no mercado;
- Promessa é dívida: conheça os seus clientes como ninguém e corresponda aos seus desejos, dores e experiências únicas que somente os seus produtos e serviços podem promover;
- Garantia da marca: informe que tudo que foi prometido será cumprido e entregue no prazo, e garanta reembolso total ou substituição gratuita;
- Vantagem competitiva: concentre-se em um único benefício principal entre as iniciativas que o seu público-alvo quer que você faça (preço, qualidade, conteúdo, comunicação, entre outras);
- Atividades diferenciadas: certifique que sua prestação de serviços prospere ao mesmo tempo que seja diferenciada e não fácil de copiar;
- Fator X: ache o seu fator X que faz com que você supere os seus concorrentes em no mínimo dez vezes;
- Objetivo-chave: escolha um “grande e audacioso objetivo” que conecte seu propósito à estratégia, e com base nisso, crie uma métrica de lucro crítica.
Escalando Execução
Como vimos até aqui em Scaling Up, quando se tem as pessoas certas e uma estratégia merecedora de uma boa execução, o próximo passo na escalada para o sucesso depende da qualidade das tarefas.
Para isso acontecer, o autor Verne Harnish sugere os hábitos abaixo:
- Toda equipe estar ciente do objetivo principal de cada trimestre para fazer com que a empresa escale;
- A transparência e ritmo de comunicação são bem-sucedidos, e fazem com que o fluxo de informação dentro da organização seja rápido e preciso;
- Cada ambiente corporativo tem uma pessoa consciente de garantir que as metas serão alcançadas;
- O feedback dos colaboradores e clientes é constantemente recolhido e avaliado, visando identificar objeções e oportunidades de melhoria;
- Os valores essenciais e o propósito são vividos por todos dentro da empresa;
- Os planos e o desempenho dos negócios ficam visíveis para todos os colaboradores.
Escalando Dinheiro
No último aspecto do livro Scaling Up, o autor argumenta sobre a gestão financeira. Para ele, as melhores companhias mantêm de três a dez vezes mais reservas financeiras do que os seus concorrentes.
Cabe aqui mencionar uma grande referência projetada do início da Microsoft: Bill Gates determinou sempre manter uma reserva financeira capaz de cobrir um ano dos seus custos operacionais, para casos emergenciais. Afinal, uma empresa pode sobreviver com pessoas certas, estratégias inovadoras e execuções brilhantes, mas não um dia sequer sem dinheiro.
Com isso em mente e o Scaling Up já explorado, fica evidente ter certeza do monitoramento da contabilidade e fluxo de caixa à medida que a empresa cresce.
Dicas de como impulsionar o crescimento da sua empresa
Em Scaling Up, mais dicas são abastecidas para que as suas aplicações funcionem concretamente:
- Mantenha sempre suas contas sob controle e forneça a devida atenção a qualquer problema financeiro;
- Enfatiza a relevância de realizar uma reunião curta diária para ganhar informações, agilizar processos e virar o jogo;
- A responsabilidade é prioridade para a escalada, logo todas as metas devem estar esclarecidas e direcionadas às pessoas certas;
- Liderar sem reconhecer o trabalho do seu grupo está fora de cogitação;
- Use e abuse das ferramentas de análise de dados para obter previsões e melhorias nas decisões;
- Foque em garantir que todos na empresa estão alinhados com os valores, missão e objetivos principais.
Todas as etapas do exemplar Scaling Up são claras para você seguir e se preparar com propriedade para a sua fase de expansão. A partir daí, a dimensão do sucesso da sua empreitada é parte do planejamento, outra parte do esforço e muita disposição!