Em pleno mundo moderno e digital, uma das melhores formas de organizar a sua empresa para crescer exponencialmente é espelhando-se em empreendedores de sucesso que já trilharam esses caminhos. Por isso, o livro Scaling Up foi feito para você: o autor Verne Harnish compartilha mais de três décadas auxiliando CEOs e executivos a superar os obstáculos na jornada da expansão de seus negócios. Não é à toa ser fundador da Gazelles (Instituição Global de Educação Executiva, Coaching e Tecnologia), e do Programa de Treinamento Corporativo situado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Além disso, as estratégias apresentadas por Verne Harnish e sua equipe são úteis também para novas empresas, que desejam construir planos de ações escaláveis, que dominem seus respectivos setores de mercado mais rapidamente. Quer saber mais sobre o que é Scaling Up e o que fazer para sua organização escalar cada vez mais? Então continue a leitura deste artigo! O conceito de negócio escalável Imagem via Elena Lukyanova/iStock Scaling Up é um termo em inglês que quer dizer “ampliando”. Quem assiste aos bastidores empresariais frequentemente se depara com histórias de negócios escaláveis e firmas que ampliaram de tamanho, em pouquíssimo tempo. Esse cenário, facilitado pela transformação digital e mentalidade de inovação, só é possível graças à escalabilidade, ou seja, pela multiplicação do faturamento sem aumentar as despesas na mesma proporção. E a principal diferença com o ambiente de crescimento em constante mudança é que o ritmo é alcançado aumentando a receita sem cair em custos significativos. Um ótimo exemplo de empresas que descobriram o Scaling Up com resultados promissores são as operadoras de streaming, como Netflix ou Spotify. Desde que tenham uma estrutura de qualidade estável e uma boa comunicação do produto, não há limites para assinaturas recorrentes, sem necessidade de contratar mais colaboradores, o que melhora os lucros sem sobrecarregar os investimentos. Como algumas empresas conseguem … e por que as demais não? Imagem via 3DSculptor/iStock Scaling Up: Mastering the Rockefeller Habits 2.0 é o título original deste best-seller que foi desenvolvido focado na metodologia “Four Decisions”: os quatro princípios que toda empresa deve seguir para entrar em uma curva de crescimento exponencial. Pessoas: atrair e reter pessoas certas, nos lugares certos; Estratégia: fortalecer estratégias diferenciadas para se destacar da concorrência; Execução: dirigir a execução dos projetos e processos com perfeição; Dinheiro: ter reserva em dinheiro suficiente para resistir às tempestades. E de maneira muito didática, como um guia detalhado que o orienta por várias ferramentas e modelos práticos, Scaling Up revela as principais decisões a serem tomadas sobre cada um desses fundamentos. Escalando Pessoas De acordo com o livro Scaling Up, o primeiro ponto na jornada para a ampliação de suas transações trata-se das pessoas. Isso inclui todos os colaboradores envolvidos, desde líderes, gerentes e executivos seniores, até os funcionários da linha de frente e responsáveis pelas tarefas operacionais. Portanto, para criar uma empresa em que a equipe esteja engajada e alinhada em torno de uma visão compartilhada, se faz primordial colocar as pessoas nos lugares certos e especialmente em posições de liderança. Segundo o autor, um líder é escolhido por sua capacidade de implementar sistemas de responsabilidade, medição, feedback e recompensas. Verne Harnish também cita a importância de inspirar e remunerar bem seus funcionários, mesmo que isso signifique contratar menos pessoas. Aliás, para Scaling Up, ajudar na motivação, participação e retenção dos seus talentos, só irá diminuir os gastos com processos seletivos e treinamentos de novos colaboradores. Escalando Estratégia Conforme explicado na obra Scaling Up, ter os valores essenciais bem estabelecidos, tanto define a cultura e identidade da empresa, quanto oferece o ponto de partida para novos hábitos e medidas assertivas de todo time. E para favorecer na concepção do pensamento estratégico mais acertado para dominar o seu setor, confira os seguintes tópicos: Palavras-chave: posicione sua empresa com as palavras e/ou frases de impacto que a definirão no mercado; Promessa é dívida: conheça os seus clientes como ninguém e corresponda aos seus desejos, dores e experiências únicas que somente os seus produtos e serviços podem promover; Garantia da marca: informe que tudo que foi prometido será cumprido e entregue no prazo, e garanta reembolso total ou substituição gratuita; Vantagem competitiva: concentre-se em um único benefício principal entre as iniciativas que o seu público-alvo quer que você faça (preço, qualidade, conteúdo, comunicação, entre outras); Atividades diferenciadas: certifique que sua prestação de serviços prospere ao mesmo tempo que seja diferenciada e não fácil de copiar; Fator X: ache o seu fator X que faz com que você supere os seus concorrentes em no mínimo dez vezes; Objetivo-chave: escolha um “grande e audacioso objetivo” que conecte seu propósito à estratégia, e com base nisso, crie uma métrica de lucro crítica. Escalando Execução Como vimos até aqui em Scaling Up, quando se tem as pessoas certas e uma estratégia merecedora de uma boa execução, o próximo passo na escalada para o sucesso depende da qualidade das tarefas. Para isso acontecer, o autor Verne Harnish sugere os hábitos abaixo: Toda equipe estar ciente do objetivo principal de cada trimestre para fazer com que a empresa escale; A transparência e ritmo de comunicação são bem-sucedidos, e fazem com que o fluxo de informação dentro da organização seja rápido e preciso; Cada ambiente corporativo tem uma pessoa consciente de garantir que as metas serão alcançadas; O feedback dos colaboradores e clientes é constantemente recolhido e avaliado, visando identificar objeções e oportunidades de melhoria; Os valores essenciais e o propósito são vividos por todos dentro da empresa; Os planos e o desempenho dos negócios ficam visíveis para todos os colaboradores. Escalando Dinheiro No último aspecto do livro Scaling Up, o autor argumenta sobre a gestão financeira. Para ele, as melhores companhias mantêm de três a dez vezes mais reservas financeiras do que os seus concorrentes. Cabe aqui mencionar uma grande referência projetada do início da Microsoft: Bill Gates determinou sempre manter uma reserva financeira capaz de cobrir um ano dos seus custos operacionais, para casos emergenciais. Afinal, uma empresa pode sobreviver com pessoas certas, estratégias inovadoras e execuções brilhantes, mas não um dia sequer sem dinheiro. Com isso em mente e o Scaling Up já explorado, fica evidente ter certeza do monitoramento da contabilidade e fluxo de caixa à medida que a empresa cresce. Dicas de como impulsionar o crescimento da sua empresa Imagem via aklionka/iStock Em Scaling Up, mais dicas são abastecidas para que as suas aplicações funcionem concretamente: Mantenha sempre suas contas sob controle e forneça a devida atenção a qualquer problema financeiro; Enfatiza a relevância de realizar uma reunião curta diária para ganhar informações, agilizar processos e virar o jogo; A responsabilidade é prioridade para a escalada, logo todas as metas devem estar esclarecidas e direcionadas às pessoas certas; Liderar sem reconhecer o trabalho do seu grupo está fora de cogitação; Use e abuse das ferramentas de análise de dados para obter previsões e melhorias nas decisões; Foque em garantir que todos na empresa estão alinhados com os valores, missão e objetivos principais. Todas as etapas do exemplar Scaling Up são claras para você seguir e se preparar com propriedade para a sua fase de expansão. A partir daí, a dimensão do sucesso da sua empreitada é parte do planejamento, outra parte do esforço e muita disposição! Presleyson Lima Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® - Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor. Share This Comments (0) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website agosto 27, 2021