Pontos-chave:
- A pandemia causada pela COVID-19 trouxe muitos prejuízos para a sociedade. Um deles foi a quantidade de pequenas e médias empresas que fecharam suas portas nos últimos meses;
- Pessoas, organizações ágeis, flexibilidade de custos, processos claros e reação positiva aos imprevistos são essenciais para os negócios. Listamos abaixo cinco passos para você retomar seus negócios na nova realidade.
Num período prolongado de incertezas, é fundamental saber reinventar os negócios constantemente. Isso exigirá uma reestruturação e inovar as operações para responder continuamente ao imprevisível, ou seja, estar pronto para disrupções.
Isso representa uma oportunidade e necessidade para muitas empresas desenvolverem agora as competências em que gostariam de ter investido antes. Como por exemplo, serem mais digitais, orientadas a dados e na nuvem, terem mais estruturas de custos variáveis, operações ágeis e automação para criação de recursos mais robustos.
Com isso, é gerado novas oportunidades para as organizações com coragem e visão para mudar além das necessidades imediatas. Para entender mais como reinventar os negócios, continue lendo o artigo completo a seguir:
5 passos para reinventar seu negócio
Os negócios que conseguirem inovar através de processos, experiência do cliente nos serviços e satisfação de colaboradores no ambiente de trabalho, conseguirão promover seu objetivo e consequentemente irão se sobressair.
De acordo com a Accenture, a reabertura será mais que um recomeço. Uma nova era de negócios está por vir e, para isso, é necessário definir as prioridades de sua empresa para se reinventar. Veja a seguir os cinco passos principais:
1. Coloque as pessoas em primeiro lugar
Saber o que está realmente acontecendo na vida dos funcionários é essencial para criar a próxima geração de sucesso no negócio. Tecnologia, processos e colaboradores precisarão se tornar ainda mais sensíveis e empáticos na maneira como interagem com as pessoas.Tudo começa com uma liderança responsável, que inspire aqueles que estão ao redor a serem ainda melhores.
As empresas precisam:
- Adquirir a confiança do seu pessoal por meio do propósito;
- Ter bem alinhado o propósito e cultura da empresa;
- Atender às necessidades dos trabalhadores;
- Comunicar-se com compaixão e confiança.
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2. Garanta um trabalho seguro e inclusivo
Os colaboradores tendem cada vez mais a se preocupar com a perspectiva de interação, causada pela COVID-19. Pensando nisso, as empresas precisam de uma vez por todas garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, comunicando-se com seu time de forma transparente e objetiva constantemente.
As empresas precisam:
- Manter novos trabalhadores digitais;
- Repensar o espaço físico e reestruturar as necessidades;
- Ajudar a proteger o local de trabalho dos parceiros;
- Colocar a segurança e inclusão em primeiro plano.
3. Resolver tarefas de forma ágil
Para se reinventar, empresas devem se planejar para um retorno em etapas, respondendo a eventos imprevistos, deslizes e reversões. As empresas precisam ver isso como uma grande oportunidade de repensar e melhorar as operações futuras.
As empresas precisam:
- Começar com uma estratégia de negócios;
- Adotar um modelo de local de trabalho ágil;
- Tornar processos transacionais mais digitais;
- Priorizar atividades que alimentem um crescimento contínuo.
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4. Criar o combustível para o crescimento
Tendo garantido a liquidez necessária de curto prazo, as empresas terão que se concentrar na saúde financeira a longo prazo e na viabilidade do negócio. Isso significa mudar de “corte de custos simples” para um mentalidade de gestão de custos sustentável, e de uma proteção de balanço patrimonial para investimentos duradouros.
As empresas precisam:
- Evitar reduções de custo em curto prazo;
- Estabelecer uma cultura de transformação;
- Analisar o ecossistema constantemente;
- Gerenciar programas governamentais.
5. Se preparar para o futuro
As empresas não devem reabrir voltando aos velhos hábitos. Colaboradores adaptaram-se a novas formas de trabalho, e alguns deles preferem continuar assim. Novos processos e recursos são um trampolim para a transformação de negócios a longo prazo. A reabertura é uma oportunidade de criar um futuro melhor para funcionários e clientes.
As empresas precisam:
- Garantir escalabilidade com a tecnologia;
- Desenvolver uma autonomia ágil;
- Assegurar operações ágeis;
- Ouvir seus clientes.
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