Pontos-chave: A pandemia causada pela COVID-19 trouxe muitos prejuízos para a sociedade. Um deles foi a quantidade de pequenas e médias empresas que fecharam suas portas nos últimos meses; Pessoas, organizações ágeis, flexibilidade de custos, processos claros e reação positiva aos imprevistos são essenciais para os negócios. Listamos abaixo cinco passos para você retomar seus negócios na nova realidade. Num período prolongado de incertezas, é fundamental saber reinventar os negócios constantemente. Isso exigirá uma reestruturação e inovar as operações para responder continuamente ao imprevisível, ou seja, estar pronto para disrupções. Isso representa uma oportunidade e necessidade para muitas empresas desenvolverem agora as competências em que gostariam de ter investido antes. Como por exemplo, serem mais digitais, orientadas a dados e na nuvem, terem mais estruturas de custos variáveis, operações ágeis e automação para criação de recursos mais robustos. Com isso, é gerado novas oportunidades para as organizações com coragem e visão para mudar além das necessidades imediatas. Para entender mais como reinventar os negócios, continue lendo o artigo completo a seguir: 5 passos para reinventar seu negócio Reprodução AAA Inovação Os negócios que conseguirem inovar através de processos, experiência do cliente nos serviços e satisfação de colaboradores no ambiente de trabalho, conseguirão promover seu objetivo e consequentemente irão se sobressair. De acordo com a Accenture, a reabertura será mais que um recomeço. Uma nova era de negócios está por vir e, para isso, é necessário definir as prioridades de sua empresa para se reinventar. Veja a seguir os cinco passos principais: 1. Coloque as pessoas em primeiro lugar Saber o que está realmente acontecendo na vida dos funcionários é essencial para criar a próxima geração de sucesso no negócio. Tecnologia, processos e colaboradores precisarão se tornar ainda mais sensíveis e empáticos na maneira como interagem com as pessoas.Tudo começa com uma liderança responsável, que inspire aqueles que estão ao redor a serem ainda melhores. As empresas precisam: Adquirir a confiança do seu pessoal por meio do propósito; Ter bem alinhado o propósito e cultura da empresa; Atender às necessidades dos trabalhadores; Comunicar-se com compaixão e confiança. Customer Centricity: o que é e como aplicar essa estratégia no seu negócio? 2. Garanta um trabalho seguro e inclusivo Os colaboradores tendem cada vez mais a se preocupar com a perspectiva de interação, causada pela COVID-19. Pensando nisso, as empresas precisam de uma vez por todas garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, comunicando-se com seu time de forma transparente e objetiva constantemente. As empresas precisam: Manter novos trabalhadores digitais; Repensar o espaço físico e reestruturar as necessidades; Ajudar a proteger o local de trabalho dos parceiros; Colocar a segurança e inclusão em primeiro plano. 3. Resolver tarefas de forma ágil Para se reinventar, empresas devem se planejar para um retorno em etapas, respondendo a eventos imprevistos, deslizes e reversões. As empresas precisam ver isso como uma grande oportunidade de repensar e melhorar as operações futuras. As empresas precisam: Começar com uma estratégia de negócios; Adotar um modelo de local de trabalho ágil; Tornar processos transacionais mais digitais; Priorizar atividades que alimentem um crescimento contínuo. Metodologia Ágil: como aplicar para obter melhores processos e resultados? 4. Criar o combustível para o crescimento Tendo garantido a liquidez necessária de curto prazo, as empresas terão que se concentrar na saúde financeira a longo prazo e na viabilidade do negócio. Isso significa mudar de “corte de custos simples” para um mentalidade de gestão de custos sustentável, e de uma proteção de balanço patrimonial para investimentos duradouros. As empresas precisam: Evitar reduções de custo em curto prazo; Estabelecer uma cultura de transformação; Analisar o ecossistema constantemente; Gerenciar programas governamentais. 5. Se preparar para o futuro As empresas não devem reabrir voltando aos velhos hábitos. Colaboradores adaptaram-se a novas formas de trabalho, e alguns deles preferem continuar assim. Novos processos e recursos são um trampolim para a transformação de negócios a longo prazo. A reabertura é uma oportunidade de criar um futuro melhor para funcionários e clientes. As empresas precisam: Garantir escalabilidade com a tecnologia; Desenvolver uma autonomia ágil; Assegurar operações ágeis; Ouvir seus clientes. Para se aprofundar no tema, confira aula exclusiva “Reinvenção dos Modelos Educacionais “ na plataforma do AAA Inovação, clicando aqui! Plataforma AAA Inovação Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (1) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website setembro 27, 2021