A Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, é a única brasileira presente na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time, publicado nesta quarta-feira (15).
Ela foi uma das responsáveis em transformar a Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares. Durante sua trajetória, já ajudou diversas empresas se adaptarem ao comércio digital, é defensora vocal da igualdade e promove a inclusão dentro do Magazine Luiza com programas de oportunidades para os afro-brasileiros.
Além disso, foi uma das pioneiras ao implementar com sucesso um processo de Transformação Digital para a reestruturação de processos utilizando dados e recursos tecnológicos na Magazine Luiza. Para se aprofundar no tema, confira o estudo caso da Magazine Luiza a seguir:
Quando tudo começou?
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Em 1957, o casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, tinham o sonho de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo, sendo assim nasceu a rede de varejo Magazine Luiza S.A.
O nome, de fato, foi definido através de uma campanha na rádio local de Franca (SP), que convidou clientes a enviarem sugestões para a nova loja de uma das vendedoras mais populares na cidade. Assim, A Cristaleira tornou-se Magazine Luiza, uma das marcas mais conhecidas do Brasil. Desde sua fundação, a comunicação da empresa com seu cliente é exemplo.
Com a expansão para outros estados na década de 90, sobrinha da fundadora, Luiza Helena Trajano, assume a liderança da organização. Neste período, as primeiras lojas online da marca foram criadas, assim como seu e-commerce.
Crescimento exponencial da empresa
Desde sua chegada na bolsa de valores brasileira, em 2011, essa é a primeira vez que a Magazine Luiza alcança a marca de R$100 bilhões em valor de mercado. Após registrar um crescimento de 73% no comércio eletrônico, em comparação ao índice de seus principais concorrentes (B2W e Via Varejo), a empresa surpreendeu investidores e seguidores.
Mesmo com apenas 420 lojas abertas (40% do total) e um aumento de 33% nas despesas, Frederico Trajano, CEO do Magalu, aposta em um crescimento constante e justo do setor digital, buscando “ser líderes do mercado formal de comércio eletrônico sem ‘gol de mão’, sem incluir lojistas que vendem e não emitem nota”, como afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Quando assumiu como CEO da Magazine Luiza, Frederico Trajano tinha um grande desafio: adaptar a empresa para a Era Digital.
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Magalu é a empresa que mais investe em startups na América Latina
A brasileira Magazine Luiza é a empresa que mais comprou startups na América Latina, de acordo com um relatório da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados em inovação.
O estudo reúne dados de 24.409 startups e 656 investidores em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Os dados apontam para um recorde neste ano na região. Até agosto, 195 startups latinas entraram em processos de fusão e aquisição. No ano passado, ocorreram 200 acordos desse tipo, e 83% das startups adquiridas foram brasileiras.
A Magazine Luiza, ou Magalu, investiu bastante em empresas e startups no último ano e meio, ao se tornar dona de 5 delas. Entre outros motivos para isso, a rede de lojas nutre o plano de criar um “superapp”, isto é, um aplicativo que concentra serviços de diversos setores, como ocorre no Facebook ou em gigantes chinesas do comércio digital como Baidu e WeChat.
Magalu aparece entre as gigantes globais do varejo
A Magazine Luiza, a gigante varejista brasileira, está entre as 25 maiores varejistas do mundo! O crescimento de 60,2% em valor de mercado da Magalu foi fundamental para a arrancada no hall das gigantes globais.
O incrível desempenho da empresa foi reforçado depois que a varejista omnichannel decidiu aumentar ainda mais suas ofertas online e investir fortemente em Transformação Digital.
A implementação dessas estratégias digitais inovadoras, ajudaram a proporcionar aos clientes mais conveniência e um relacionamento maior com a marca. Dentre várias consequências positivas, destacamos o fato de a Magalu ter conseguido dobrar o seu lucro. Confira a seguir como a empresa conseguiu fazer isso:
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Ciclo de Transformação Digital
Em 2015, a Magazine Luiza começa a investir fortemente em Transformação Digital. Com isso, conseguiu diversas conquistas e ter um posicionamento digital que é exemplo para muitas empresas. Confira a seguir na linha do tempo:
- 2015 – Lançamento da nova versão do aplicativo Magazine Luiza para mobile. Implantação do Mobile Vendas em 180 lojas.
- 2016 – O Magazine Luiza é a empresa de capital abertoque mais se valorizou no mundo. Lançamento da plataforma de Marketplace, cerca de 50 parceiros passam a vender seus produtos dentro do site do Magazine Luiza.
- 2017 – Magazine Luiza lidera o ranking da Bovespa por mais um ano. Empresa faz oferta de ações e arrecada R$ 1,8 bilhão. Magazine Luiza adquire a IntegraCommerce e o laboratório de inovação do Magazine Luiza.
- 2018 – Magazine Luiza vira Magalu. Empresa adquire a startup de logística Logbee. O app do Magalu é um dos mais bem-sucedidos apps de compras do Brasil, com 26 milhões de downloads e uma participação de cerca de 40% dos pedidos online da companhia.
- 2019 – Magalu adquire a Netshoes, maior e-commerce esportivo do Brasil, e, no mundo físico, inaugura sua milésima loja. Empresa faz oferta de ações. Na Black Friday, protagoniza um show ao vivo na tevê, a “Black das Blacks”.
- 2020 – Magalu iniciou o ano com a aquisição do marketplace de livros Estante Virtual. MagaluPay foi lançado como nova funcionalidade do superaplicativo da companhia.
A fórmula secreta da Transformação Digital do Magalu
Todas as ações da Magalu estão voltadas para liderar tendências do mundo digital. Por conta disso, a empresa investe em projetos estratégicos, que fazem parte da aplicar transformação digital, e que deverão melhorar o seu modelo de negócios e aumentar a rentabilidade. Dentre as 5 principais estratégias adotadas foram:
1. Inclusão digital
A Magazine Luiza, investiu em inclusão digital para trazer mais acesso, por meio de produtos conectados ao convidar e ensinar o consumidor a se digitalizar. Os vendedores atuam como agentes desta mudança e ofereceram orientações para os clientes utilizarem melhor seus produtos de tecnologia inteligente. A baixa penetração desses produtos de tecnologia no mercado oferece uma oportunidade para se tornar referência nessas categorias.
2. Digitalização das lojas físicas
Revolucionar a experiência de compra nas lojas é a melhor maneira de perpetuar a importância do contato físico, portanto reduzir a fricção no processo de venda é mandatório. Com isso, a Magazine Luiza implementou dos projetos do Mobile Vendas, Mobile Montador e Mobile Estoquista. Com isso, espera aumentar a produtividade e quantidade de vendas, enquanto o cliente ganha tempo e uma experiência mais agradável no processo de compra.
3. Multicanais
Em 2015, o Magazine Luiza aumentou o sortimento e a malha de distribuição multicanal. Isso significa colocar à disposição das lojas físicas todo o sortimento disponível no seu e-commerce. Durante o ano de 2015 as malhas de distribuição fortaleceram desta forma a estratégia de entrega multicanal, onde os veículos responsáveis pelo transporte são compartilhados para entrega de produtos comprados em nossas lojas físicas e/ou para compras realizadas em nosso site de e-commerce.
4. Plataforma Digital
Esta transformação consiste em passar a vender produtos de outros varejistas, distribuidores ou até mesmo de canais de venda direta de indústrias no modelo marketplace. Esta estratégia tem o potencial de aumentar o mix de produtos vendidos em até 10x ao longo dos próximos anos. Com isso, em 2016 o Magalu optou em estender os produtos de suas lojas para o marketplace.
5. Cultura Digital
A cultura do Magalu é baseada na velocidade, inovação e pessoas em primeiro lugar. Ela incentiva seus colaboradores a se digitalizarem e usarem as redes sociais e os aplicativos para se comunicarem com os nossos clientes e com as nossas lojas. O Luizalabs, centro de inovação da Magazine Luiza é um exemplo disso. Criado em 2014, o Luizalabs tem como objetivo trazer inovação para os canais de vendas no modelo de startup.
Para se aprofundar no assunto, assista a aula completa sobre o modelo de negócios da Magalu e de suas estratégias de crescimento, clicando aqui!