Nicolas Carmo, fundador da CryptoNitro, compartilha sobre o modelo play to earn, que representa quando o jogo e os desenvolvedores recompensam os jogadores por colocar tempo e esforço em seu jogo.
O que é Play to Earn?
Play-To-Earn significa “jogue-para-ganhar” é um conceito que nasceu em meados de 2021, consiste em jogos conectados com a blockchain e com economia aberta, proporcionando benefícios financeiros aos jogadores que contribuírem para o ecossistema do jogo. O público de jogos Play-To-Earn, são majoritariamente investidores buscando rentabilidade ao invés de diversão, muito diferente dos jogadores tradicionais da indústria gamer.
Jogos como Splinterlands, Axie Infinity, CryptoBlades, Thetan Arena, Pegaxy, Cryptozoon, Bombcrypto são exemplos que utilizam o modelo Play-To-Earn como o núcleo central de seu ecossistema. Praticamente tudo nesses jogos tem valor, esse valor vem da raridade e da especulação dos jogadores, por isso a blockchain é uma tecnologia fundamental para a existência desses jogos, pois através delas, é possível negociar ativos digitais com pessoas no mundo todo, de forma segura.
Como isso funciona na prática?
Diferente dos jogos tradicionais, os itens têm um valor monetário lastreado em um token, cada jogo tem seu próprio. Os jogadores são recompensados por jogar, não importa se há vitória ou derrota, fazendo um paralelo com os cripto-ativos, é um processo parecido com a mineração, que ao invés de utilizar processamento
Com o computadorizado, algumas horas de gameplay bastam para conseguir seus retornos financeiros. Normalmente para jogar, é necessário fazer um investimento inicial, comprando itens que podem variar de acordo com a temática do jogo e que vão permitir que o jogador obtenha ganhos financeiros, simplesmente passando algumas horas jogando ou concluindo determinadas tarefas.
Os tokens obtidos jogando, podem ser convertidos em itens novos ou em moedas do “mundo real”. Para isso é necessário fazer um processo chamado swap, que consiste em trocar esses tokens por criptomoedas lastreadas em dólar, por exemplo.
A questão é que há um limite nessa operação, e esse é um fator catalisador que resulta em uma crise inflacionária em todas as economias desses jogos, uma vez que o token perde brutalmente seu valor em um curto espaço de tempo.
O que siginifica LP ou Pool de Liquidez?
Para compreender essa perda de valor é necessário dominar o conceito de o LP, ou Pool de Liquidez, em resumo, uma quantidade de tokens é bloqueada por um contrato inteligente para fornecer a liquidez necessária para uma DEX funcionar (Exchange descentralizada). Seu funcionamento se dá através de um outro contrato inteligente chamado AMM (Automated Market Maker), que nada mais é do que um protocolo que permite a negociação de ativos digitais (tokens) de forma independente sem um livro de ordens (Order Book).
Ou seja, para trocar um ativo digital por outro, é necessário haver liquidez dentro da Pool. Essa liquidez, majoritariamente, é provida pelos próprios jogadores que ao comprar tokens do jogo, estão na verdade inserindo “dinheiro” dentro do LP e retirando tokens. Quando a saída de “dinheiro” deste LP é muito maior do que a saída de tokens, temos um efeito inflacionário em seu valor, com o passar do tempo, vemos uma queda muito grande no preço, o que causa um colapso no ecossistema dos jogos e que acaba resultando em um grande prejuízo financeiro para a maioria dos jogadores.
O modelo de negócios Play-To-Earn
O modelo Play-To-Earn sempre acaba resultando neste cenário catastrófico, por recompensar os jogadores apenas por jogar, em um determinado momento, temos uma saída muito grande de “dinheiro” do LP e a saída de tokens acaba não sendo o suficiente para manter o preço estável, é neste momento em que temos quedas abruptas no preço dos ativos relacionados ao jogo, e ao mesmo tempo uma evasão grande de jogadores furiosos com prejuízos financeiros. Infelizmente esse é um ciclo que se repete por todos os jogos Play-To-Earn. O mercado precisa de algo novo, existem muitos modelos econômicos baseados em Play-To-Earn que tentam a todo custo vencer esse problema recorrente, mas todos tem falhado nos últimos meses. Algo novo é necessário para manter essa classe de jogos viva e estabelecer suas raízes de uma vez por todas no mundo gamer.