A Loft, Nubank e Magalu são alguns exemplos de empresas brasileiras que aproveitaram o ano de 2020 para expandir seus horizontes e colocar em prática a estratégia de aquisição e fusões de empresas. Mesmo em um ano de crise, o mercado de aquisições e fusões tem sido um dos mais movimentados dos últimos tempos.
A pandemia provocou ainda mais as empresas a se diversificar, buscar novos horizontes e até mesmo buscar fusões por meio de ofertas públicas iniciais (IPOs) e empresas de aumento de arrecadação de fundos.
Continue lendo este artigo e entenda como o Brasil está posicionado e como isso ocorre na prática.
As 10 Maiores Transações com Valores Divulgados em 2020
No ano de 2020 foram anunciadas 1038 transações, um volume 48% com aumento de 14% em relação ao ano de 2019 (912 transações). Confira a seguir quais empresas fizeram as maiores transações em 2020:
No Brasil tivemos o recorde da série histórica, reforçando uma tendência de recuperação acelerada do mercado de M&A. Dentre os 5 principais setores que realizaram transações foram:
- TI
- Serviços de Saúde
- Financeiro
- Serviços Auxiliares
- Serviços Públicos
O Cenário de Fusões e Aquisições Estratégicas no Brasil
Muitas companhias estão em busca de negócios que podem gerar 300 bilhões US$ em fusões e aquisições (M&A) durante os próximos dois anos, de acordo com o banco Goldman Sachs. No segundo semestre de 2020, o movimento de aquisições de empresas se intensificou em todo o mundo e inclusive no Brasil, como podemos analisar no gráfico abaixo:
As fusões e aquisições são estratégias que ultimamente estão ganhando bastante força no mercado brasileiro. O mercado de fusões e aquisições no Brasil bateu o recorde no acumulado de janeiro a setembro de 2019, com 614 transações, 31% superior ao mesmo período de 2018 e o maior volume acumulado dos últimos cinco anos, de acordo com o levantamento da PWC Brasil.
.
Número de Transações por Região
A Região Sudeste tem 65% do interesse dos investidores nos negócios anunciados. Com 679 transações no ano de 2020, apresentou aumento de 19% em comparação ao ano anterior (2019 – 569 transações). Já as transações fora do Brasil representam 4% do volume anunciado em 2020, com 43 negócios (2019 – 53 transações).
Sintomas que o Coronavírus está gerando no mercado de Fusões e Aquisições
As Principais Aquisições de Empresas Brasileiras em 2020
A crise da COVID-19 fez muitas empresas brasileiras reinventarem sua forma de trabalho e investirem mais em Transformação Digital. Com essa mudança, mais empresas tiveram que buscar nas startups um jeito de transitar pela nova realidade. Esse processo foi bastante forte durante o ano de 2020 no Brasil.
Confira abaixo as principais aquisições feitas no Brasil nesse período:
No segundo semestre de 2020, o movimento de aquisições se intensificou em todo o mundo, inclusive no Brasil. Pode -se notar isso, com o Grupo Notredame Intermédica, que fez 12 aquisições, a Magazine Luiza que adquiriu 9 empresas e a Locaweb que fundiu outras 5 empresas no mesmo ano do IPO, por exemplo.
Já um dos novos unicórnios brasileiros startup Loft, expandiu sua atuação este ano com três aquisições. A fintech Nubank, anunciou as primeiras aquisições da história do banco com a Plataformatec e a Cognitect.
.