Essa é uma pergunta perfeita não apenas para aqueles que desejam conquistar o selo Great Place to Work, mas também para organizações aspirantes que reconhecem uma mudança crescente no setor da cultura corporativa.
Assim, ao procurar uma empresa para trabalhar, não se trata unicamente de justos salários e férias: as pessoas buscam oportunidades para atingir seu maior potencial.
Ao mesmo tempo, com uma demanda cada vez mais notável pela satisfação dos funcionários no local de trabalho, toda gestão de Recursos Humanos deve investir no desenvolvimento de uma cultura de trabalho saudável, priorizando essa questão.
Veja por este prisma: quando uma empresa é o melhor lugar para trabalhar, ela por si só atrai e gera funcionários determinados a impulsionar seus negócios, criando imensos benefícios para ambos.
Neste artigo, vamos entender o que é Great Place to Work e dar dicas de como praticar os comportamentos e qualidades essenciais para tornar sua empresa um ótimo lugar para trabalhar.
Boa inspiração!
O que é Great Place to Work?
É comum conhecer o Great Place to Work pelo selo exibido pelas companhias eleitas como as melhores para se trabalhar.
Todavia, a marca vai à frente desse título: Great Place to Work, ou GPTW, começou na década de 80 com Robert Levering, um jornalista americano especializado em conflitos trabalhistas.
Ao percorrer mais de 30 estados e entrevistar diversos colaboradores pelos Estados Unidos, o jornalista se surpreendeu com o que encontrou: empresas com refeitórios gratuitos, lugares para recreação e até mesmo creches em suas sedes.
Então, ele chegou a conclusão de que sim, existiam bons lugares para se trabalhar e seu livro “A Great Place to Work” se transformou em bestseller.
Após escrever o livro, Robert fundou o Instituto Great Place to Work, sediado nos EUA, e se dedicou a prestar consultoria de pesquisa e gestão para auxiliar empresas que queriam melhorar sua organização e alcançar excelentes resultados.
Hoje, Great Place to Work é um programa de certificação presente em mais de 97 países ao redor do mundo, e todos com o mesmo objetivo: medir a percepção dos funcionários em relação à empresa e certificar os melhores ambientes de trabalho.
Diferenciais do Great Place to Work
Bom, o Great Place to Work acredita que é impossível conhecer bem uma empresa e suas práticas sem ouvir seus colaboradores, já que são eles os responsáveis pelo desenvolvimento da mesma.
Por isso, sua abordagem é baseada na principal característica definidora dos melhores locais de trabalho: a confiança entre gerentes e funcionários.
Mais especificamente no centro da definição de “Um ótimo lugar para trabalhar” está a ideia de uma atmosfera onde os funcionários confiam nas pessoas para quem trabalham, têm orgulho do que fazem e da missão da empresa, e gostam das pessoas com quem trabalham.
Em consequência dessas relações interligadas, há, de fato, uma melhor qualidade de vida no trabalho para os profissionais, e um melhor desempenho financeiro e de valor para a organização.
Mas afinal, quais são os diferenciais que tornam uma empresa digna do selo GPTW?
Para obtermos a resposta, o programa Great Place to Work conta com a avaliação e pesquisa de clima organizacional chamada Trust Index (Índice de Confiança), uma metodologia calcada em cinco dimensões, e que visa saber a visão de cada colaborador por meio da relação deste com o questionário proposto. São elas:
- Credibilidade: integridade que a equipe de gestão traz para o negócio, envolvendo coordenar pessoas e recursos de forma eficaz para que os funcionários saibam como seu trabalho se relaciona com os objetivos da empresa;
- Respeito: promoção de um espírito de colaboração entre os departamentos e valorização profissional, o que significa dar meios de crescimento aos colaboradores, além de fortalecer suas habilidades atuais;
- Imparcialidade: partilha de forma equitativa e transparente por meio de programas de remuneração e benefícios, e o ambiente de trabalho busca se libertar da discriminação;
- Orgulho: dimensão que trata sobre os sentimentos dos colaboradores em relação à sua função, equipe e espaço;
- Camaradagem: companheirismo dentro da organização medido pela proximidade, hospitalidade e comunidade durante a convivência entre os profissionais.
Todas essas práticas são avaliadas para compor a nota da empresa e o quanto ela pode ser considerada um bom lugar para trabalhar, ou seja, Great Place to Work.
Por que é tão importante ser uma empresa Great Place to Work?
Nos últimos tempos vem acontecendo uma mudança da mentalidade na relação entre empresas e funcionários: muitas empresas agora já fortalecem seu ambiente e cultura organizacional, tanto para reter seus talentos, quanto para alcançar os novos.
Pois é só observar que antes o empregado corria atrás da empresa, mas atualmente isso se inverteu, e é a própria empresa que procura o colaborador ideal, aquele que irá contribuir com seu crescimento e destaque no mercado.
E o que isso tem a ver com a importância do selo Great Place To Work?
Digamos que tem tudo a ver!
Além da evidente vantagem de merecer se intitular com o certificado de Great Place to Work, outro fator de renome é a facilidade que o time de Recursos Humanos encontra na atração e retenção desses talentos motivados acima do nível.
Logo, longe de identificar esse selo apenas como símbolo de prestígio, seu merecimento representa uma saudável cultura organizacional, ambiente de trabalho e evolução das competências.
Como conquistar o selo Great Place to Work?
Na verdade, o selo Great Place to Work é concedido pelo próprio time da empresa.
Como vimos, o título um exato reflexo da organização e cultura corporativa presentes na rotina das empresas e que são percebidas pelos colaboradores.
Desse jeito, as impressões são colhidas através da pesquisa realizada com os colaboradores, onde as empresas que atingem boas notas com índice médio de satisfação acima de 70% recebem o selo de Great Place to Work.
Chegou a hora de conferir algumas dicas de como tornar sua empresa um ótimo lugar para trabalhar!
Oferecer uma cultura corporativa de bem-estar
A cultura corporativa para o Great Place to Work funciona como norteadora do propósito da empresa e como ele deve estar alinhado com o comportamento do time.
Como empregador, se as organizações pensarem proativamente no bem-estar dos funcionários, seus negócios irão estimular uma nova era de crescimento e inovação.
Dar flexibilidade aos funcionários
Outra maneira mais útil de melhorar a satisfação e a produtividade dos funcionários para gerar um Great Place to Work é dar flexibilidade nos horários e turnos de trabalho, independente do local, construir confiança, e melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Investir em treinamento do seu time
Um Great Place to Work é reconhecido pela disposição dos líderes em investir no treinamento de sua força de trabalho, incentivando o time a participar de vários programas de desenvolvimento de carreira e habilidades.
Pedir feedbacks
O caminho da transparência deve ser bilateral, concorda?
E com Great Place to Work não é diferente: veja como o exemplo de extrair ao máximo os feedbacks que seu time tem sobre a empresa é uma excelente maneira de fazer os ajustes necessários para mantê-los sempre alinhados às expectativas dos colaboradores.
Focar na inovação
Para toda empresa de sucesso como o Great Place to Work, focar na inovação está no âmago de seus interesses, além, é claro, de inspirar colaboradores a darem o melhor de si todos os dias.
Ter uma liderança inspiradora
Todas as empresas Great Place to Work têm um segredo em comum: são lideradas por líderes excepcionais e inspiradores, que dão o exemplo e se preocupam com seus funcionários, valorizam suas contribuições, e criam oportunidades de crescimento e relacionamentos positivos.
Chegamos ao fim desta leitura com uma noção maior de o quanto é benéfico para sua empresa ser Great Place to Work, e sinceramente esperamos que brotem boas ideias para você colocar em prática!