A ruptura digital está forçando transformação dos negócios. Hoje, os clientes procuram por experiência que abordam seus necessidades imediatas e fundamentais. Com isso, os negócios precisam encontrar uma maneira para se tornar mais relevante para seus clientes. Ao mesmo tempo, que equilibrem o digital para otimizar o crescimento dos negócios.
Diante desses desafios, embora empresas parecem prontas para abraçar digital como uma solução potencial para manter e ter uma boa receitas e relevância, entenda a seguir o que é preciso para fazer isso na prática.
Como trazer o Digital para os Negócios?
Para complementar as perspectivas do trabalho é preciso ter um olhar externo sobre as melhores práticas digitais para seu cliente. Para isso, analise a transformação digital de o ponto de vista de um cliente potencial ou investidor.
Como ilustra a figura abaixo, se permite medir o progresso e identificar quatro áreas principais do espectro de negócios: estratégia, produção e entrega, experiência do cliente, cultura e operações. Ou, de forma mais simples: planejar, fazer, vender e gerenciar.
Isto exige uma combinação estratégica de opções digitais e não digitais que permite aos clientes para se envolver com várias formas altamente satisfatórias. E também, experiências, muitas vezes como parte de grandes ofertas construídas em torno do gosto do consumidor e estilo de vida.
.
1. Estratégia Digital
Cada organização deve mapear seu próprio curso de transformação digital. As abordagens pré-fabricadas não irão facilitar diferenciação, crucial para a viabilidade a longo prazo, e sim uma boa estratégia digital:
- Olhe: veja o digital como uma chave de tendência do consumidor e de tecnologia para seus negócios;
- Planeje: suas estratégias em torno digitalização e orçamento dedicado a isso;
- Faça: promova a digitalização interna e externamente com equipes digitais, cooperação, startups e outros.
2. Produção Digital
Com uma produção digital, empresas fazem um bom planejamento digital, que é totalmente integrado com as produções diárias, começando em três áreas-chave:
- Desenhe: produto inovador via digital tecnologias ou abordagens (inovação aberta);
- Construa: produtos e serviços com a ajuda do digital tecnologia;
- Simplifique: atividades simplificadas por usando soluções digitais como nuvem, mobilidade, análises.
.
3. Negócios & Operações
O aumento das pressões sobre o custo e o fuga de investimento em direção à inovação os concorrentes não vão parar, então as organizações tem que descobrir como fazer mais com menos, por isso:
- Avalie: infraestrutura digital / TI e status de capacidades, ou seja, cibersegurança;
- Melhore: eficiência operacional e eficácia através de implantação digital;
- Renove: recursos via digital como crowdsourcing de força de trabalho e contrato com novos talentos.
4. Experiência
As empresas precisam encontrar uma maneira de estar na linha de frente da experiência, em vez de uma etapa adicional. Melhorar a experiência do cliente ajuda a manter a relevância no digital de empresas que buscam ir mais longe.
- Engaje: movimento seus clientes no meio digital com redes sociais e ofertas personalizadas;
- Venda: produtos e serviços através de múltiplos canais on /off-line;
- Distribua: clientes por habilitando digital autoatendimento seguro.
Moldando um Design de Negócios
Customer Centricity virou uma pauta obrigatória nas reuniões de empresas por todo o globo. E nunca se falou tanto no assunto, quanto nos dias de hoje. Mas, será que o conceito é mesmo inédito?
Afinal, o termo serve praticamente como releitura para uma das máximas mais populares do cenário corporativo: cliente em primeiro lugar.
Aposto que você já ouviu a afirmativa acima. Assim como também está familiarizado com “o cliente sempre tem razão” e “seu maior chefe é o consumidor”. Acontece que por muitos anos as organizações pregaram dizeres como estes, sem efetivamente estruturarem seus planejamentos nessa direção.
Entretanto, com o crescimento da tendência já é possível traçar planos concretos e definir objetivos mensuráveis em torno de uma filosofia que coloca o cliente no centro das atenções de um negócio. Quer saber como fazer isso? Entenda mais, vendo a aula completa na Plataforma do AAA Inovação.