O poder de uma marca pode ser difícil de traduzir somente por um balanço patrimonial. Em outras palavras, uma marca pode realmente se conectar com os consumidores e ao mesmo tempo gerar um enorme valor financeiro.
Isso conseguimos analisar a partir da influência das marcas sobre as pessoas e os mercados no estudo The Most Influential Brands realizado pela Ipsos. Neste estudo podemos analisar o panorama completo de quais os pontos de atenção marcas utilizam para aumentar ter uma maior influência.
Quais foram as marcas mais influentes de 2022? Como aumentar a influência da minha marca? Para esclarecer essa e outras dúvidas, continue lendo o artigo completo a seguir.
Marcas Mais Influentes do Brasil
As marcas de maior influência no Brasil são representadas por empresas de tecnologia como o Google que é a líder na nona edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos.
E, apesar de toda a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise de Covid-19.
A Natura foi a melhor de todas as analisadas na pesquisa com Responsabilidade Social. Assim como as Lojas Americanas que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line. Confira quais outras marcas brasileiras foram destaque a seguir:
As Dimensões da Influência
Ao longo dos primeiros anos, a Ipsos se concentrou nas cinco principais dimensões que impulsionam a influência de uma marca: Inovação, Confiança, Responsabilidade Social, Presença, Engajamento e COVID-19, para avaliar o desempenho das marcas durante a pandemia.
Inovação
Marcas influentes nadam contra a maré. Elas são ousadas, não convencionais e inovadoras, podendo, às vezes, tornarem-se ícones. Como formadoras de opinião, elas estabelecem exemplos a serem seguidos, moldam comportamentos e mudam cenários. Outras marcas aspiram segui-las por causa disso.
Confiança
A confiança é a base de qualquer relacionamento. Ela se constrói no decorrer do tempo, pautada em coerência e consistência ao transmitir seus valores e ao atender as expectativas das pessoas. Com as marcas não é diferente: pessoas usam, acreditam e confiam nelas e, quanto maior for essa confiança, mais ouvirão o que elas têm a dizer e amplificarão seu discurso.
Responsabilidade Social
As pessoas esperam que marcas façam alguma diferença na sociedade. Logo, algumas das marcas classificadas como influentes são aquelas que estão empenhadas em fazer a coisa certa. São marcas ambientalmente e socialmente responsáveis, ativas na sociedade, defensoras de causas, apoiadoras da diversidade, sendo capazes de até mesmo inspirar o “orgulho de ser brasileiro” – no caso de marcas locais.
Presença
Para ser influente, uma marca precisa ser vista, ouvida e conhecida. Isso significa estar presente e/ou inspirar um exército de defensores para fazer o trabalho de “advogado da marca”. É nesta dimensão que marcas devem investir os seus maiores e mais ousados esforços de marketing pago – promoção, posicionamento e pessoas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência.
Engajamento On-line
Pessoas se relacionam com marcas, e quanto maior seu engajamento, maior a chance de isto ter impacto em suas vidas. Atualmente, não basta apenas garantir a interação no ponto de venda, é importante criar pontes para um diálogo real entre consumidor e marca (olá, redes sociais!). Ou seja, as pessoas falam sobre (e com) as marcas que são influentes, as amam e querem saber mais sobre elas.
COVID-19
Da assistência durante a COVID-19 à melhoria do bem-estar, as marcas estão transformando as sociedades. Algumas delas usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Por meio de um propósito que enxerga a pessoa e a comunidade por trás do consumidor, estas marcas visionárias vão muito além da venda de um produto ou serviço, focando também na segurança e saúde das pessoas.
5 Tendências de Influência para 2022
Ao fazer uma análise mais detalhada sobre o movimento de influência das marcas, a Ipsos apontam cinco tipos de movimentações no ranking, que chamam bastante a atenção e ilustram algumas tendências para o futuro:
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1. Tecnologias que facilitam a rotina
O YouTube ganhou destaque na quarentena dos brasileiros, saltando duas posições no ranking, se reafirmando como uma das marcas mais influentes no país. Já a Microsoft, muito presente nos aparelhos eletrônicos dos lares e das empresas, especialmente para os que trabalham de casa, ganhou três posições no ranking.
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2. Produtos do cotidiano
A Nestlé avançou cinco posições no ranking de influência, apoiada na confiança de seus consumidores. Já a Colgate subiu quatro posições no ranking, se mantendo como uma das marcas mais influentes no país.
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3. Boom do e-commerce
A Amazon e a Magazine Luiza avançaram no ranking, enquanto o Mercado Livre e o iFood já estrearam muito bem posicionadas em seu primeiro ano fazendo parte do estudo.
4. Competitividade Acirrada
Marcas fortes de streaming e de meios de pagamentos perderam posições no ranking de influência, em relação ao ano anterior, muito possivelmente por conta da competividade bastante acirrada em ambos os setores, com novos serviços digitais que ganharam força e uma cesta cada vez mais ampla de opções.
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5. Maiores Saltos
As marcas que mais avançaram no ranking, também nos mostram algo sobre as tendências: os destaques ficam por conta das marcas de tecnologia, que ajudaram a facilitar e otimizar a rotina das pessoas no trabalho em casa, no entretenimento, nas compras e na interação online durante a pandemia.
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