Ao pensar em empresas inovadoras é provável que a Apple esteja entre as melhores posicionadas. Foi com o iPhone que tivemos a possibilidade de ter ainda mais acesso fácil e ágil à informações, oferecendo também aos usuários uma câmera, dispositivo GPS, tocador de música, comunicador, planejador de viagem e ferramenta de pagamento, tudo em um único dispositivo. E também de definir a maneira como as pessoas usam eletrônicos pessoais: também configurou um ecossistema inteiramente novo de cadeias de suprimentos em todo o mundo. Além de atualmente fabricar peças para drones, investir em novas tecnologias, eletrônicos domésticos inteligentes e muito mais. Mas como a Apple é inovadora e faz tudo isso? Qual é a estratégia por trás desses impulso para inovação? Continue a leitura e saiba mais! 8 regras de inovação da Apple Durante uma entrevista para a Fast Company em 2018, o CEO da Apple, Tim Cook compartilhou detalhes da empresa sobre como impulsionam a inovação para melhorar seus produtos e serviços de forma constante no mercado. Para isso, há uma forte cultura de inovação e criatividade que ajuda o crescimento do desempenho e principalmente algumas normas seguidas pela empresa: 1. People First A abordagem das pessoas estarem em primeiro lugar está no centro da cultura de inovação da Apple. Em vez das pessoas estarem presas somente aos números de receita e avaliação de mercado por exemplo. A Apple se concentra em tornar a vida das pessoas melhor com produtos inteligentes e intuitivos. Esse foco constante em tornar as coisas mais fáceis e convenientes para as pessoas é o que impulsiona a abordagem da Apple à inovação e é por isso que seus produtos são tão intuitivos e fáceis de usar. “Somos um grupo de pessoas tentando mudar o mundo para melhor. Para nós, a tecnologia é uma coisa de fundo. Desenvolvemos produtos de tal forma que infundimos humanidade neles. Levamos nossos valores muito a sério e queremos garantir que todos os nossos produtos reflitam esses valores” – Tim Cook, CEO Apple. 2. Alinhar cultura com estratégia A cultura da empresa e o pensamento inovador são fatores importantes que determinam a competitividade das empresas e o que diferencia uma empresa como a Apple de seus concorrentes. Como diz Tim Cook : “A inovação está profundamente enraizada na cultura da Apple. Abordamos os problemas com ousadia e ambição, e acreditamos que não há limites. A inovação está no DNA da empresa.” Desde os dias de Steve Jobs, a Apple tem trabalhado para estabelecer uma cultura corporativa de inovação, que emprega recursos humanos para apoiar os objetivos estratégicos da empresa. Se você está tentando aumentar a capacidade de inovação de sua empresa, considere o grau de alinhamento entre sua cultura corporativa e sua estratégia de inovação. 3. Capacitar pessoas Em muitas empresas para inovar é preciso ter as pessoas certas, mas isso não significa ter um processo seletivo super rigoroso para combinar as habilidades, experiências e talentos com conjuntos de tarefas. No entanto, muitas empresas não conseguem utilizar todo o potencial de suas contratações mais talentosas. Para isso, há um conselho de Steve Jobs que pode ser útil: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Contratamos pessoas inteligentes para que possam nos dizer o que fazer.” 4. Equilíbrio de estrutura e qualidade Produzir grandes inovações é uma questão de equilíbrio entre a estrutura e flexibilidade. Quando uma empresa lança novos produtos pode ser um processo rígido e implacável. Por isso, é importante criar alguma flexibilidade em seus processos. “Até o último minuto, você deseja continuar usando o produto e descobrir mais coisas que deseja fazer. Tem que haver um equilíbrio”, diz Tim Cook. 5. Timing Para inovar de forma constante a cada novo lançamento, a Apple tem um processo de desenvolvimento constante que ajuda a reduzir o risco de falha dos seus produtos e limita a possibilidade de erros. Como diz Cook : “Iniciamos projetos anos antes de serem lançados. Você poderia pegar todos os nossos produtos, eles não foram os primeiros, mas foram os primeiros modernos . Em cada caso, começamos muito antes de outras pessoas, mas levamos nosso tempo para acertar. Isso porque não acreditamos em usar nossos clientes como laboratório. O que prezamos é a paciência. Temos a paciência de esperar até que algo esteja ótimo antes de enviá-lo.” 6. Clientes são ouro Mesmo para um gigante da inovação como a Apple, é importante prestar atenção ao que os clientes desejam e ao que estão dizendo sobre os produtos e serviços que estão usando no dia-a-dia. “Os clientes são joias. Todos os dias eu leio um bom número de comentários de clientes. É como verificar a pressão arterial. Eu me importo profundamente com o que nossos usuários pensam”, relata Tim Cook. 7. Desligue do barulho No início, os produtos da Apple foram recebidos com muitas críticas, mas desafiaram as expectativas e tiveram um desempenho incrivelmente bom. Por exemplo, no lançamento do iPhone, muita gente disse que o produto nunca decolaria porque não tinha um teclado físico. Os clientes estavam acostumados a digitar em teclas reais, e os pessimistas até alegaram que o iPhone seria uma negócio ruim para a Apple. Depois do grande sucesso de vendas, quem será que estava certo no final? Mas qual a chave para produzir ótimos produtos, ano após ano? Ouvir o feedback do cliente, ao mesmo tempo em que desliga o ruído inútil. 8. É preciso dizer não as grandes ideias as vezes É difícil, mas até a Apple precisa dizer não às grandes ideias de vez em quando. Embora isso possa parecer contra-intuitivo, reflete a realidade da inovação moderna. Para a maioria das empresas, o principal desafio da inovação não é a falta de ideias. Em vez disso, é mais comum que as empresas tenham muitas ideias para avaliar e priorizar de forma eficaz. Para empresas em crescimento, ter a coragem de dizer não a algumas ideias promissoras pode fazer toda a diferença para sua sobrevivência ao longo do tempo. Aprenda mais no Festival de Inovação do Brasil no metaverso! Será um evento totalmente diferente de todos os demais festivais já ocorridos no Brasil. O foco será em gerar negócios, experiências e inspirar pessoas/empresas a performarem cada vez mais na Nova Economia, sem deixarem de ser socialmente e ambientalmente responsáveis. Esteja junto conosco no AAA Summit, que abordará as principais visões de futuro para o planeta, através das mentes mais brilhantes do Brasil para você construir uma mentalidade inovadora. Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (0) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website 2 semanas ago