A China tem passado por um grande boom de inovação tecnológica e hoje é considerada um dos maiores centros de inovação do mundo, especialmente no quesito de softwares e hardwares. No ramo de telecomunicações, sua presença também cresce gradualmente.
Para entender mais sobre essa evolução da China, confira a seguir 8 inovações que selecionamos com o objetivo de ajudá-lo a aproveitar novas oportunidades do mercado.
1. Transmissões ao vivo
Marca de viagens e rede de compartilhamento de vídeo unem forças
A marca chinesa de viagens Tongcheng-Elong fez parceria com a plataforma de mídia social Kuaishou para integrar produtos de viagem como estadias em hotéis e ingressos para atrações turísticas, por exemplo com vídeos curtos e conteúdo live-streaming.
A dupla também lançou um programa de incentivo ao viajante, incentivando os usuários de Kuaishou a produzir conteúdos inspiradores em troca de promoções e ofertas especiais.
- O que aprendemos com isso: Ao investir em canais de distribuição atuais e em novas mídias ampliará o alcance de sua marca e poderá trazer retornos lucrativos.
- Para refletir: Como você pode reutilizar produtos existentes para envolver um novo público?
2. Moeda Digital
A digitalização de dinheiro oferece novas oportunidades
Os prefeitos de Pequim e Xangai anunciaram 2.021 programas-piloto com o yuan digital. Nenhum detalhe foi dado até o momento, mas ambos os prefeitos sugeriram que os pilotos apoiariam planos maiores de recuperação econômica. Com mais cidades adotando rapidamente os novos meios de pagamento, a China está bem adiantada para o uso generalizado do dinheiro digital.
- O que aprendemos com isso: será mais possível ver mudanças como essa na maneira como as pessoas encaram o dinheiro. Se antecipar essas mudanças pode ser a chave para adquirir novos clientes.
- Para refletir: Como sua empresa pode lucrar com a digitalização de dinheiro?
4. Robôs para automação
O primeiro robô médico qualificado do mundo
Um robô movido a IA chamado Xiaoyi fez os exames de licenciamento médico notoriamente difíceis da China. O docbot foi desenvolvido pela empresa de reconhecimento de voz iFlytek e vem equipado com funções de voz inteligentes e habilidades de autoaprendizagem.
- O que aprendemos com isso: mesmo que sua organização não tenha priorizado a automação antes, você poderia pensar em como implantá-la para administrar sua empresa com mais segurança.
- Para refletir: onde mais poderá ser aplicado robôs para facilitar tarefas, automatizar operações ou coletar dados no futuro?
5. Moda é Tech
Marca de moda de luxo abre primeira loja de varejo social na China
A marca de moda de luxo Burberry abriu sua primeira loja de varejo social na China. Criada em parceria com a Tencent, a loja de 5.800 pés quadrados da Burberry combina uma experiência de loja física com o digital por meio do WeChat. Todas as mercadorias da loja contêm uma etiqueta com um QR Code; quanto mais códigos são lidos e quanto mais o cliente interage com a Burberry, mais ‘moeda social’ ele recebe.
O que aprendemos com isso: para fazer sua marca ficar na mente dos consumidores, torne-o personalizado. Toda a configuração da Burberry dá aos clientes a chance de se expressar e realmente moldar sua própria experiência na loja – até mesmo a iluminação do provador!
Para refletir: como você pode continuar para inovar, quando está passando por tempos difíceis?
6. Cidades Inteligentes
Cidade focada em um design “centrado no ser humano”
A Tencent está construindo Net City , um bairro sem carros em Shenzhen, que tem aproximadamente o tamanho de Midtown Manhattan. Net City pretende ter um design “focado no ser humano”, já que mais espaço estará disponível para atividades e amenidades (ao invés de carros), e contará com painéis solares para energia. A empresa-mãe por trás do WeChat planeja concluir a Net City nos próximos sete anos.
- O que aprendemos com isso: a forma como Net City atinge uma expectativa do consumidor é fundamental, para que marcas se intensifiquem e se tornem agentes de transformação local.
- Para refletir: Talvez sua marca não tenha meios para criar seu próprio mini Manhattan. Mas você poderia encontrar uma maneira (menos cara!) Como se tornar um pilar de sua comunidade?
7. Consumo consciente
Empresa cria menu baseado em vegetais
A Starbucks na China fez parceria com Omnipork, Oatly and Beyond Beef (todas as empresas produtoras de laticínios veganos e alternativas de carne) para criar um menu baseado em vegetais. Como acontecia antes do COVID, essa mudança ainda atende às preocupações ambientais dos consumidores.
- O que podemos aprender com isso: Assim como a Starbucks, veja se sua organização pondera sobre o futuro pós-pandemia e quais outras tendências pré-COVID se tornarão ainda mais fortes.
- Para refletir: Quais empresas novas e inovadoras estão na ponta do iceberg das tendências? Existem marcas emergentes com as quais você poderia fazer parceria para seguir uma tendência?
8. Experiência Virtual
Streaming foca em experiências para clientes
A Tencent Music Entertainment (TME) anunciou sua parceria com a Wave, uma startup que hospeda shows de realidade virtual (RV) com celebridades da vida real, para trabalhar com sua divisão de transmissão ao vivo. As empresas também estão criando personagens gerados por computador conhecidos como avatares virtuais, que estão encontrando seu caminho em colaborações de marca e eventos de transmissão ao vivo.
- O que podemos aprender com isso: com o surgimento de tecnologias de próxima geração, como 5G, e melhorias em hologramas e RV, procure os profissionais aumentar o investimento neste espaço inexplorado.
- Para refletir: como utilizar a tecnologia ao seu favor para inovar e criar experiências únicas para seus clientes?
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