O termo Hyper Growth (Hipercrescimento) significa a parte íngreme da curva em “S” que a maioria dos mercados e indústrias jovens experimentam em algum momento, onde os vencedores se separam dos perdedores. Você pode visualizar essa curva como uma onda enorme na qual possui uma parede de água insanamente alta.
As empresas que alcançam o Hyper Growth são capazes de subir e superar essa onda. Pode ser uma jornada acidentada, mas elas são capazes de se adaptar e se mover com rapidez e inteligência suficiente para continuar em frente e disparar na frente dos concorrentes.
A maioria das empresas, entretanto, é eliminada – ou elas enxergam a onda ao longe e decidem que seria melhor mudar o curso. É assim que “os vencedores são separados dos perdedores”, para citar a definição de um ex-professor meu da Harvard Business School.
O que é Hyper Growth?
O Fórum Econômico Mundial, por sua vez, tem sua própria definição para Hyper Growth, que aborda um contexto em torno das condições que tornam o Hyper Growth possível. O Fórum aponta que durante a última década, à medida que a convergência tecnológica avançou progressivamente, as empresas em rápido crescimento surpreenderam o público global com sua capacidade de se expandir e conseguiram escalar em um ritmo até então desconhecido.
A partir desse fenômeno, o termo “Hyper Growth” foi cunhado. Então, que taxa de crescimento uma empresa precisa atingir para se qualificar como uma empresa com hipercrescimento?
8 métricas para avaliar o crescimento
Entender sobre as principais métricas de hipercrescimento é uma tarefa imprescindível para qualquer profissional. Para um negócio de alto crescimento, conheça as principais 8 métricas a seguir:
5 prioridades para alcançar um alto crescimento para seu negócio
O Fórum Econômico Mundial pesquisou 200 empresas de alto crescimento para entender as prioridades exclusivas das empresas que estão passando por Hyper Growth em comparação com aquelas que não estão, e concluiu que as prioridades estão centradas em Mercados e Clientes, Escalabilidade, Talentos e Tecnologia.
Algumas dessas prioridades são uma resposta à demanda e algumas são impulsionadas pela própria empresa. Veja como as principais empresas em hipercrescimento trataram dessas prioridades.
#1 Estratégia: Inovação de Produto ou Serviço
O hipercrescimento é impulsionado pela demanda do mercado. Um produto ou serviço inovador pode impulsionar um crescimento, geralmente criando um mercado totalmente novo.
#2 Estratégia: Dados para centralizar no cliente
Steward Butterfield, fundador do Slack, estabeleceu como objetivo ouvir ativamente e incorporar o feedback do cliente ao desenvolvimento de seu produto. Embora a ideia inicial fosse inovadora, foram essas lições e comentários dos primeiros usuários que, quando incorporados, possibilitaram o hipercrescimento. Portanto, não importa onde sua empresa esteja na curva de crescimento, o mais importante é tirar proveito das métricas e dados disponíveis de seus usuários para crescer.
#3 Estratégia: Foco na construção de sistemas de negócios escaláveis
O desenvolvimento de sistemas de negócios eficazes que tenham sucesso em escala é uma peça crítica para sobreviver ao hipercrescimento.
#4 Estratégia: Foco na Cultura e na Missão
Trabalhar em uma startup é estressante. A taxa de rotatividade média da indústria de tecnologia é de 13,2% (a mais alta de todas as indústrias), de acordo com um estudo do LinkedIn. No entanto, é realmente difícil alcançar e também sobreviver ao hipercrescimento se você estiver constantemente substituindo membros da equipe.
É por isso que cultura e missão são algumas das ferramentas mais importantes que os empreendedores têm em seu arsenal quando estão em hipercrescimento. Mesmo diante da adversidade, a pesquisa mostra que ter uma missão na qual sua equipe acredita mantém as pessoas engajadas e produtivas.
Concluímos então, que os ciclos de crescimento são sistemas fechados onde os insumos geram mais de um produto que pode ser reinvestido no insumo. Pense neles como bolas de neve: quando você as faz rolar, elas ganham velocidade e tamanho por conta própria.
Contudo, existem muitos tipos diferentes de loops de crescimento que atendem a diferentes criações de valor, incluindo aquisição de novos usuários, retenção de usuários e muito mais.