A inovação é algo indispensável para manter a competitividade e sustentabilidade dos negócios, e é um dos assuntos de maior destaque no mundo corporativo atualmente. Mas não basta inovar para ter bons resultados. É preciso ir além disso! É necessário ter atitude e desenvolver uma gestão voltada para inovação que transforme o potencial inovativo da sua empresa em realidade concreta e lucrativa. A gestão voltada para inovação consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias. Ela é estruturada por meio de um processo com: Começo (entradas); Meio (processamento); Fim (saídas e geração de resultados). Os 3 tipos de Modelos de Gestão As três novas revoluções juntas alteraram completamente o padrão de interação entre nós. Durante praticamente todo o período da Revolução Industrial, os processos de gestão e de relacionamento com o mercado eram centralizados. Apenas na terceira e na quarta fase da Revolução Industrial, ocorreu um início de descentralização dos sistemas de gestão e das estratégias de Go to Market. Entretanto, com a chegada da Revolução Tecnológica, Social e da Informação, todas as interações mercadológicas passaram a ser em rede e de forma absolutamente integrada. Se um ponto da rede mercadológica for alterado atualmente, é muito provável que todos os demais pontos da rede também sejam alterados, sem, inclusive, termos capacidade de perceber. É em função desta nova dinâmica, que precisamos buscar formas, ferramentas, instrumentos e métodos para enxergarmos além dos “muros”. Reprodução AAA Inovação O novo contexto mercadológico traz à tona inúmeros novos “por quês”. Precisamos ter claramente entendido antes de qualquer passo, de que forma e com que métodos e ferramentas avaliamos todos os processos dos nossos negócios atualmente. Faça uma pequena reflexão: você tem de forma clara, hoje, o quê, exatamente, o seu cliente compra de você; por que ele compra de você,; quando ele compra de você; onde e quais são as ocasiões em que ele compra algo de você; e com qual a frequência ele compra e consome o que você vende para ele? As 8 dimensões da Inovação O contexto da inovação apresenta um conjunto de dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial inovador de uma empresa. Para isso, pode ser utilizado o Octógono da Inovação, um instrumento da Innoscience desenhado para a gestão de empresas inovadoras. Confira mais detalhes sobre as dimensões da inovação abaixo: Reprodução AAA Inovação Estratégia: Indica a direção dos resultados esperados e facilita o desdobramento do plano de inovação; Liderança: Investe tempo e esforço em busca dos objetivos de inovação traçados na estratégia; Estrutura: Distribui a responsabilidade da inovação em todos os níveis da liderança e operação; Relacionamento: Estabelece relacionamentos externos para alavancar os resultados da inovação; Pessoas: Estimula, reconhece e recompensa, as ações inovadoras feitas por colaboradores; Cultura: Implementa atividades inovadoras que gerem valor na jornada dos colaboradores; Processo: Aplica um Processo de Gestão Estratégica da Inovação aderente a sua cultura; Funding: Disponibiliza mais capital para inovação e cria uma estratégia de captação de recurso. Como estabelecer uma gestão voltada para inovação? A gestão voltada para inovação nas empresas é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, assim como quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados. Estabelece também a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados conforme a Mandala JPB para Gestão da Inovação desenvolvida pelo Innovation Center – IC. Imagem via Innovation Center Uma gestão da inovação é de suma importância para evitar a estagnação sistêmica das organizações e virar o foco para a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade, segundo a ONU, tem três pilares: econômico, social e ambiental. Normalmente, o foco da inovação fica centrado no viés econômico da sustentabilidade, mas pode se expandir também para as outras duas vertentes. Quanto mais a sua empresa demonstrar que inova com uma visão de 360 graus, valorizando os aspectos econômicos, sociais e ambientais na gestão do negócio como um todo, mais ela poderá se destacar no cenário mercadológico e maior visibilidade e prestígio alcançará perante os clientes, investidores e parceiros de negócios. Neste sentido, o papel da gestão voltada para inovação nas empresas é tornar o ambiente de negócio propício para a concepção de ideias inovadoras e desenvolver, bem como materializar soluções mercadológicas diversas conforme é demonstrado em 10 passos na Mandala JPB para Gestão da Inovação. O Guia Completo da Inovação para Iniciantes e Experts da Área de Inovação Os 10 passos da Gestão da Inovação Imagem via Brankospejs/iStock O papel desta Mandala para as empresas é de estruturar o desenvolvimento dos projetos de inovação através de um passo a passo prático. Os passos essenciais para fazer uma gestão voltada para inovação são muito práticos e extremamente fáceis de implementar. Veja, a seguir na descrição de cada etapa da Mandala JPB, em que consiste cada passo a partir do raciocínio da Inovação Frugal, por exemplo, que é a Inovação mais recomendada para momentos de incerteza que estamos vivendo. PASSO 1. Quanto à forma: pode ser interna ou aberta; PASSO 2. Grau de interdependência: pode ser autônoma ou sistêmica; PASSO 3. Quanto aos diagnósticos da inovação: pode ser de estratégia, de processos, de recursos e da organização; PASSO 4. Quanto aos alinhamentos do sistema de inovação: Em eficiência e eficácia, comunicação, gestão e aprendizado; PASSO 5. Quanto aos tipos de inovação: pode ser em produto/serviço, tecnológica, processo, marketing. logística e modelo de negócio; PASSO 6. Quanto às dimensões da inovação: Modelo de negócio: Como é gerado o resultado; Relacionamento: Como é feita a conexão com o ecossistema; Estrutura: Quais são as viabilidades para desenvolver a inovação; Processos: Metodologias para desenvolver a inovação; Brand: Ações para construção de valor; Oferta: Comunicação adequada e relevante por canal de venda; Performance: Funcionalidades do produto / serviço; Complementos: Sistema Produto / Serviço; Engajamento do usuário: Todas as diferentes interações possíveis; Plataforma: Gestão Orbital – Correlações de aplicações a partir do propósito; Pontos de Contato: Canais de venda e distribuição; Serviços: Suportes necessários para os usuários / clientes / consumidores. PASSO 7. Quanto à intensidade da inovação: Incremental: tecnologia e Modelo de Negócio Semelhante à já existente; Semi-Radical por Modelo de Negócio: Modelo de Negócio Novo e Tecnologia semelhante à existente; Semi-Radical por Tecnologia: Tecnologia Nova e Modelo de Negócio semelhante ao existente; Radical: Tecnologia e Modelo de Negócios Novos. PASSO 8. Quanto às patologias da inovação: Pode ser de Intensidade, de Dimensão e de Portfólio; PASSO 9. Métodos tradicionais para contextos de incertezas: PDCA; CLARIZEN; 5W2H; ASANA; SHIKAWA; Planejamento de marketing; Planejamento estratégico. PASSO 10. Métodos e frameworks ágeis para contextos de incertezas: SCRUM LEAN SPRINT KANBAN XP; ASD; DSDM; CRYSTAL; FDD; OODA; INCEPTION; DT; OKR; NPS. Juan Pablo Boeira Colunista A+ no AAA inovação, Graduado em Administração (PUCRS), Pós Graduado em Comunicação, Finanças, Branding e Marketing (ESPM). PhD e Mestre em Inovação (UNISINOS). Possui 25 anos de experiência em indústria e varejo, dirigindo as áreas de Inteligência de Marketing, Inovação e Transformação Digital em multinacionais e empresas de grande porte. Possui Certificação em Inovação (Harvard), em Business (MIT) e IA (INSEAD). Share This Comments (2) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website novembro 3, 2021