A inovação é algo indispensável para manter a competitividade e sustentabilidade dos negócios, e é um dos assuntos de maior destaque no mundo corporativo atualmente. Mas não basta inovar para ter bons resultados. É preciso ir além disso!
É necessário ter atitude e desenvolver uma gestão voltada para inovação que transforme o potencial inovativo da sua empresa em realidade concreta e lucrativa.
A gestão voltada para inovação consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias. Ela é estruturada por meio de um processo com:
- Começo (entradas);
- Meio (processamento);
- Fim (saídas e geração de resultados).
Os 3 tipos de Modelos de Gestão
As três novas revoluções juntas alteraram completamente o padrão de interação entre nós. Durante praticamente todo o período da Revolução Industrial, os processos de gestão e de relacionamento com o mercado eram centralizados. Apenas na terceira e na quarta fase da Revolução Industrial, ocorreu um início de descentralização dos sistemas de gestão e das estratégias de Go to Market.
Entretanto, com a chegada da Revolução Tecnológica, Social e da Informação, todas as interações mercadológicas passaram a ser em rede e de forma absolutamente integrada. Se um ponto da rede mercadológica for alterado atualmente, é muito provável que todos os demais pontos da rede também sejam alterados, sem, inclusive, termos capacidade de perceber. É em função desta nova dinâmica, que precisamos buscar formas, ferramentas, instrumentos e métodos para enxergarmos além dos “muros”.
O novo contexto mercadológico traz à tona inúmeros novos “por quês”. Precisamos ter claramente entendido antes de qualquer passo, de que forma e com que métodos e ferramentas avaliamos todos os processos dos nossos negócios atualmente. Faça uma pequena reflexão: você tem de forma clara, hoje, o quê, exatamente, o seu cliente compra de você; por que ele compra de você,; quando ele compra de você; onde e quais são as ocasiões em que ele compra algo de você; e com qual a frequência ele compra e consome o que você vende para ele?
As 8 dimensões da Inovação
O contexto da inovação apresenta um conjunto de dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial inovador de uma empresa.
Para isso, pode ser utilizado o Octógono da Inovação, um instrumento da Innoscience desenhado para a gestão de empresas inovadoras. Confira mais detalhes sobre as dimensões da inovação abaixo:
- Estratégia: Indica a direção dos resultados esperados e facilita o desdobramento do plano de inovação;
- Liderança: Investe tempo e esforço em busca dos objetivos de inovação traçados na estratégia;
- Estrutura: Distribui a responsabilidade da inovação em todos os níveis da liderança e operação;
- Relacionamento: Estabelece relacionamentos externos para alavancar os resultados da inovação;
- Pessoas: Estimula, reconhece e recompensa, as ações inovadoras feitas por colaboradores;
- Cultura: Implementa atividades inovadoras que gerem valor na jornada dos colaboradores;
- Processo: Aplica um Processo de Gestão Estratégica da Inovação aderente a sua cultura;
- Funding: Disponibiliza mais capital para inovação e cria uma estratégia de captação de recurso.
Como estabelecer uma gestão voltada para inovação?
A gestão voltada para inovação nas empresas é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, assim como quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados.
Estabelece também a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados conforme a Mandala JPB para Gestão da Inovação desenvolvida pelo Innovation Center – IC.
Uma gestão da inovação é de suma importância para evitar a estagnação sistêmica das organizações e virar o foco para a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade, segundo a ONU, tem três pilares: econômico, social e ambiental. Normalmente, o foco da inovação fica centrado no viés econômico da sustentabilidade, mas pode se expandir também para as outras duas vertentes.
Quanto mais a sua empresa demonstrar que inova com uma visão de 360 graus, valorizando os aspectos econômicos, sociais e ambientais na gestão do negócio como um todo, mais ela poderá se destacar no cenário mercadológico e maior visibilidade e prestígio alcançará perante os clientes, investidores e parceiros de negócios.
Neste sentido, o papel da gestão voltada para inovação nas empresas é tornar o ambiente de negócio propício para a concepção de ideias inovadoras e desenvolver, bem como materializar soluções mercadológicas diversas conforme é demonstrado em 10 passos na Mandala JPB para Gestão da Inovação.
O Guia Completo da Inovação para Iniciantes e Experts da Área de Inovação
Os 10 passos da Gestão da Inovação
O papel desta Mandala para as empresas é de estruturar o desenvolvimento dos projetos de inovação através de um passo a passo prático. Os passos essenciais para fazer uma gestão voltada para inovação são muito práticos e extremamente fáceis de implementar.
Veja, a seguir na descrição de cada etapa da Mandala JPB, em que consiste cada passo a partir do raciocínio da Inovação Frugal, por exemplo, que é a Inovação mais recomendada para momentos de incerteza que estamos vivendo.
PASSO 1. Quanto à forma: pode ser interna ou aberta;
PASSO 2. Grau de interdependência: pode ser autônoma ou sistêmica;
PASSO 3. Quanto aos diagnósticos da inovação: pode ser de estratégia, de processos, de recursos e da organização;
PASSO 4. Quanto aos alinhamentos do sistema de inovação: Em eficiência e eficácia, comunicação, gestão e aprendizado;
PASSO 5. Quanto aos tipos de inovação: pode ser em produto/serviço, tecnológica, processo, marketing. logística e modelo de negócio;
PASSO 6. Quanto às dimensões da inovação:
- Modelo de negócio: Como é gerado o resultado;
- Relacionamento: Como é feita a conexão com o ecossistema;
- Estrutura: Quais são as viabilidades para desenvolver a inovação;
- Processos: Metodologias para desenvolver a inovação;
- Brand: Ações para construção de valor;
- Oferta: Comunicação adequada e relevante por canal de venda;
- Performance: Funcionalidades do produto / serviço;
- Complementos: Sistema Produto / Serviço;
- Engajamento do usuário: Todas as diferentes interações possíveis;
- Plataforma: Gestão Orbital – Correlações de aplicações a partir do propósito;
- Pontos de Contato: Canais de venda e distribuição;
- Serviços: Suportes necessários para os usuários / clientes / consumidores.
PASSO 7. Quanto à intensidade da inovação:
- Incremental: tecnologia e Modelo de Negócio Semelhante à já existente;
- Semi-Radical por Modelo de Negócio: Modelo de Negócio Novo e Tecnologia semelhante à existente;
- Semi-Radical por Tecnologia: Tecnologia Nova e Modelo de Negócio semelhante ao existente;
- Radical: Tecnologia e Modelo de Negócios Novos.
PASSO 8. Quanto às patologias da inovação: Pode ser de Intensidade, de Dimensão e de Portfólio;
PASSO 9. Métodos tradicionais para contextos de incertezas:
- PDCA;
- CLARIZEN;
- 5W2H;
- ASANA;
- SHIKAWA;
- Planejamento de marketing;
- Planejamento estratégico.
PASSO 10. Métodos e frameworks ágeis para contextos de incertezas:
- SCRUM
- LEAN
- SPRINT
- KANBAN
- XP;
- ASD;
- DSDM;
- CRYSTAL;
- FDD;
- OODA;
- INCEPTION;
- DT;
- OKR;
- NPS.