Os bloqueios provocados pela pandemia do COVID-19 criaram um perspectiva altamente incerta para o mercado de trabalho, e acelerou de uma vez por todas a chegada do Futuro do Trabalho. A adoção tecnológica pelas empresas irá transformar as tarefas, os empregos e as habilidades até 2025.
No futuro acredita-se que o tempo gasto em tarefas atuais no trabalho por humanos e as máquinas serão iguais. E também, uma parte significativa das empresas garante que isso irá trazer grandes mudanças em sua cadeia de valor e no tamanho da força de trabalho.
Muito dessa discussão se concentrou na Inteligência Artificial e se os robôs assumirão nossos empregos ou não, mas as tecnologias cognitivas são apenas um aspecto da grande mudança que está sob maneira. Para entender o que está acontecendo e o que podemos fazer sobre isso, é importante considerar várias tendências e como elas já estão mudando os aspectos de trabalho.
As habilidades profissionais mais buscadas no Brasil

As habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar para os próximos anos. A afirmação parte de relatório sobre o Futuro do Trabalho produzido pelo Fórum Econômico Mundial publicado recentemente. Nos próximos quatro anos, estes fatores socioeconômicos, geopolíticos e demográficos terão impacto direto no mundo do trabalho, seja no surgimento ou desaparecimento de profissões.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, 43% das empresas pesquisadas indicam que eles estão reduzindo sua força de trabalho devido para a integração tecnológica, 41% planejam expandir seu uso de tarefas especializadas trabalho, e 34% planejam expandir sua força de trabalho devido à integração tecnológica.
O foco do relatório está nos aspectos que ainda nos fazem superar os robôs. Profissionais dos setores de mídia e entretenimento, consumo, saúde e energia, segundo o relatório, têm sido mais afetados desde já pelas novas exigências de suas atividades. Por outro lado, as áreas de finanças, infraestrutura e mobilidade deverão ter transformações nos próximos anos. Com o mundo cada vez mais acelerado, a flexibilidade e a adaptabilidade são essenciais e ganham força no contexto profissional.
O cenário empresarial mudou de vez e não é mais novidade que a fase de pandemia impactou a vida profissional. A necessidade da Transformação Digital para muitas empresas tornou-se algo essencial. Independente do seu cenário, o fato é: o mercado de trabalho jamais será o mesmo. O digital é regra e se adaptar a ele é uma necessidade fundamental. Entrou em destaque o modelo remoto, com ele a necessidade de criar novas rotinas e boas práticas para os modelos de gestão.
Caso você trabalhe hoje no mercado digital, com certeza sofreu algum impacto como uma demissão, reestruturação da empresa ou conquista de novas oportunidades para seu negócio.
Quais as principais competências buscadas por startups?

Os processos de recrutamento e seleção foram direcionados ao ambiente online, o que levou para uma adaptação de recrutadores e candidatos, mas que trouxe vantagens, como menor tempo de seleções e processos menos custosos, por exemplo. O trabalho remoto veio para ficar.
Dentre as principais habilidades apontadas pelo Tech Jobs Report realizado pela Gama Academy em agosto de 2020, mais da metade das empresas esperam continuar de forma 100% remota nos próximos três meses. O formato home office vai demandar adaptações, mas os benefícios prometem ser maiores, como ganho em qualidade de vida e menos tempo em trânsito.
Segundo a Gama Academy, o mercado digital atual, mais de 90% das vagas são focadas em marketing, vendas, design e programação, pois permitem resolver problemas com facilidade, lidar com pessoas e criar conexões, trabalhar bem em equipe. Outro dado interessante, é que essas são áreas que após a pandemia, continuam em crescimento progressivo, e que tem muita abertura para novos profissionais, especialmente aqueles que estão começando no digital migrando de outras áreas que anteriormente eram mais focadas em offline.
Quais as principais soft skills do futuro necessárias?
A aceleração da transformação digital motivada pela pandemia impulsionou novas contratações, mesmo ainda em um cenário de incertezas no futuro do trabalho. Sai na frente o profissional que tem melhores skills, não somente as técnicas, mas principalmente, as habilidades comportamentais – soft skills tão essenciais em um mundo em constante transformação. São as skills do futuro, ou seja, as competências que mais serão procuradas por grandes empresas. Entre elas estão: capacidade de liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, disponibilidade em ajudar o outro, gestão, criatividade, pensamento crítico e comunicação.
“As empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. É como se as os funcionários fossem contratados graças às hard skills e demitidos em função da deficiência de soft skills.” – Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy.
As principais profissões mais procuradas no mundo
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Algumas profissões voltadas para a tecnologia e qualificações específicas se tornaram ainda mais valiosas, de acordo com levantamento feito pelo LinkedIn em 2020. A rede social de negócios afirmou que as 10 funções específicas tiveram o maior número de vagas abertas, totalizando 32,5 milhões de oportunidades em todo o mundo. As 10 vagas de emprego também apresentaram crescimento constante nos últimos 4 anos, pagando um salário digno e exigindo habilidades específicas.
“Eu acho que a beleza dos empregos voltados a tecnologia é que você não precisa necessariamente de educação formal, pode desenvolver as habilidades necessárias de forma totalmente online” – Josh Graff, Gerente Nacional do LinkedIn no Reino Unido.
E você, quais dessas qualificações você possui e que dica daria para profissionais que desejam desenvolver essas novas habilidades?