A pandemia afetou todos os setores da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. Portanto, diferentes tipos de habilidades são necessários para se adaptar a nova realidade, exigindo que profissionais forneçam competências específicas ao trabalhar de forma remota. Com a grande mudança no mundo profissional, surgiram novos padrões para trabalhar em casa, as soft skills (habilidades sociais) são características-chave, que ajudam funcionários a prosperar no local de trabalho, independentemente do nível de experiência, função ou setor. Isso reflete na necessidade dos profissionais compreenderem como equilibrar as diferentes emoções em circunstâncias imprevistas, mesmo quando de frente com dificuldades no ambiente de trabalho. Confira a seguir as competências mais valorizadas pelo mercado, principalmente no trabalho remoto em 2021, listadas pela Workable: As 10 principais Soft Skills para 2021 Imagem via Jeremy Galliani, Phototalker 1. Responsabilidade Seja responsável pelos resultados, através do uso adequado de recursos, integridade pessoal e automonitoramento. A responsabilidade é especialmente importante no campo da telemedicina/saúde. 2. Assertividade A assertividade é representada pela forma de expressar e interagir com ousadia, entusiasmo e confiança. Essa habilidade é essencial para os colaboradores de vendas, atendimento ao cliente e marketing. 3. Colaboração A habilidade de colaboração combina esforços e recursos com outros parceiros, buscando um objetivo comum. Os candidatos a cargos remotos na área de gerenciamento de projetos tem essa habilidade como fundamental. 4. Gestão de conflitos A gestão de conflitos é uma capacidade de negociar e resolver diferenças de forma eficaz. Esta é uma prática importante em todos os campos, especialmente em vendas, contabilidade e atendimento ao cliente. 5. Liderança Ter a capacidade de liderar é representado por elevar, dar vida, energizar e capacitar as pessoas. Em particular, os profissionais de marketing devem desenvolver essa habilidade em seus relacionamentos de trabalho remoto. 6. Cooperatividade prática A moderação da razão e do sentimento leva ao pensamento calmo e de bom senso. Nas áreas de educação, treinamento a distância e desenvolvimento de negócios, essa característica é necessária. 7. Criatividade Desejo de pensar, fazer e expressar de forma diferente da usual. Isso inclui explicações pessoais ou mudanças em tecnologias conhecidas ou existentes. Os profissionais das áreas de tecnologia da informação e educação/ treinamento em casa devem apresentar essa característica. 8. Pensamento crítico Coleta e avaliação objetiva de informações são a chave para a ação. Na área de TI, contabilidade, finanças e desenvolvimento de negócios, essa habilidade é particularmente necessária. 9. Gestão de relacionamento Na era do trabalho remoto, a habilidade interpessoal é imprescindível no campo de gerenciamento de projetos. A motivação para se aproximar e permanecer leal a outra pessoa ou equipe é característica essencial de profissionais no setor de recursos humanos. 10. Resolução de problemas Descobrir, analisar e resolver uma série de problemas desconhecidos de formas convencionais e criativas. Os profissionais de informática e TI que trabalham remotamente devem demonstrar grande aptidão nesse aspecto. Como aplicar as soft skills na prática? Imagem via Hatchakorn Srisook 1. Identifique as habilidades Para começar, faça uma avaliação positiva sobre suas habilidades que irão encorajar seu crescimento e motivar o desenvolvimento de mais habilidades sociais (soft skills). 2. Gestão de tempo Após fazer uma avaliação sobre suas habilidades, identifique qual delas é fundamental desenvolver e qual pode esperar. Assim, é possível fazer uma boa gestão do tempo para alcançá-las, tornando-se um profissional melhor. 3. Feedback constante Por fim, ao mapear suas habilidades e criar um plano para desenvolvê-las, é hora de por em prática e solicitar feedbacks sobre seus resultados, pedindo para amigos, colegas, professores, gestores e/ou familiares. Para se aprofundar no assunto, veja a entrevista completa com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, clicando aqui! Principais insights da entrevista com Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (4) Dayse disse: março 7, 2021 às 11:14 am Sugiro que revisem a ortografia antes de publicar Responder Daniel Porcides disse: março 24, 2021 às 5:03 pm Agradecemos seu aviso, Dayse! Reavaliamos o material e fizemos as correções necessárias. Responder Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website março 1, 2021