Inovação é questão de sobrevivência e demanda no mercado. Isso faz com que empresas cada vez mais buscassem centros de inovação e apostassem em modelos de Inovação Aberta. Esse processo é representado pelo desenvolvimento de soluções, que não está concentrado na empresa, mas com diferentes ambientes de inovação e parceiros que buscam melhores resultados.
Entenda a seguir mais como empresas tem inovado com Centros de Inovação e quais são as principais empresas que investem em Inovação Aberta no Brasil.
O que são Centros de Inovação?
O centro de inovação é um ambiente que reúne condições ideais para inspirar, informar e orientar os membros a compartilhar, liderar e criar juntos. Nesse ambiente, empresas e startups colaboram e criam soluções inovadoras, por meio de uma base de cultura de inovação.
Quando começamos a pensar sobre como os ecossistemas de inovação crescem, comparamos isso a uma maturidade de inovação corporativa, que é muito semelhante. O desenvolvimento desse ecossistema em divido em:
Nível 1: Organizações desempenham um papel ativo neste ecossistema se esforçam para ter negócios inovadores.
Nível 2: Diferentes organizações no espaço de inovação colaboram juntas para apoiar o crescimento mútuo
Nível 3: As comunidades são formadas para alcançar uma alta capacidade inovadora de compartilhamento, conhecimento e desenvolvimento do ecossistema.
Top 10 empresas que mais investem em Inovação Aberta
Hoje cada vez mais empresas estão procurando Centros de Inovação para fornecer novas ideias, parcerias e colaborações para resolver os desafios mais urgentes do setor. Entre as principais que investem em Inovação Aberta no Brasil estão:
Para definir os melhores centros do Brasil em 2021, o 100 Open Startup considerou empresas com faturamento superior a R$ 100 milhões ou mais de 100 funcionários. Para compor a pontuação foram avaliados os seguintes fatores:
1. Posicionamento
O posicionamento de uma marca faz toda a diferença nos resultados obtidos por uma empresa. Os Centros de Inovação que tem um bom posicionamento tem a característica de oferecer capacitação e mentoria para sua comunidade, ter um ótimo relacionamento e conexão com parceiros e ter espaços de coworking e hubs de inovação.
2. Plataforma e Parcerias
Uma plataforma permite que empresas coloquem seus produtos e serviços a disposição em contato direto com seus clientes e vendedores, além de uma comunicação automatizada para lembra-los de usar a plataforma. Para isso, centros de inovação precisam ter uma forte base de colaboradores, clientes, parceiros e canais de vendas.
3. Desenvolvimento de fornecedores
O fornecedor é fundamental para alcançar bons resultados na produção e para a melhoria da satisfação dos clientes. O desenvolvimento de fornecedores auxilia na no grau de inovação de um produto ou serviço, assim como recursos ara P&D e prototipagem.
4. Investimento
As empresas que investem em Centros de Inovação tem a característica de investir em programas de aceleração para o desenvolvimento de startups focado em temas e tecnologias compatíveis com sua atuação da empresa. Assim como a aquisição e incorporação de empresas.
Inovação Aberta e Fechada: o que é e quais são suas principais diferenças?
Cenário do aporte de startups em 2022
Seguindo a tendência apresentada no 1º semestre, os investimentos em startups registrou mais um degrau para baixo no 3º trimestre, segundo análise do veículo Startups. No Brasil, foram US$ 517 milhões em 69 transações, um recuo de 72% em termos de valores, na comparação com o mesmo período do ano passado, e de 48% em relação ao 2º trimestre de 2022. Globalmente, foram US$ 87 bilhões em 7.817 operações, menos da metade dos US$ 190,1 bilhões do ano passado, pouco mais de um terço a menos que os US$ 136 bilhões do 2º trimestre.
“No 3º trimestre, o investimento em venture capital caiu para a uma mínima não vista desde o 2º trimestre de 2020 apesar de todas as regiões terem registrado pelo menos um mega aporte superior a US$ 1 bilhão. As empresas com altos valuations terão que se esforçar para mantê-los. Pelo lado positivo, ainda tem muito dry powder no mercado. As companhias fortes e resilientes continuarão a atrair recursos e vão prosperar”, disse Jonathan Lavender, head global da KPMG Private Enterprise.
Investimento em Startups Brasileiras cresceu mais de 180% em 2021
Bom ver que as listinhas estilo revistas da capricho estão ficando mais constantes no meio corporativo. Itens completamente abertos a interpretação, se mostrar pontuação nem um estudo coerente de avaliação; E tem gente que ainda replica isso;