A startup brasileira Creditas acaba de levantar 231 milhões de dólares em um aporte liderado pelo SoftBank.
A empresa, fundada em 2012 pelo espanhol Sergio Furio, oferece crédito a taxas de juro bem menores que o padrão do mercado brasileiro.
Segundo a própria empresa, já foram mais de 2 milhões de solicitações de empréstimo, mais de R$ 60 bilhões em créditos solicitados e mais de R$ 450 milhões economizados pelos clientes.
Com o investimento, a Creditas é agora avaliada em 750 milhões de dólares, um valor 3 vezes maior do que era antes do aporte. Com o dinheiro, é esperado que a Creditas faça aquisições, aumente seu portfólio de produtos e comece uma expansão internacional. O México deve ser um dos primeiros destinos, já que possui um mercado grande e com muitos problemas financeiros.
O movimento faz parte da estratégia de investimento do SoftBank em negócios na América Latina, com um fundo de 5 bilhões de dólares, chamado Innovation Fund, para startups da região.
Rappi (1 bilhão de dólares), Gympass (300 milhões de dólares) e Loggi (150 milhões de dólares) estão entre outras empresas que receberam aportes recentes do SoftBank.
Segundo Marcelo Claure, gestor do fundo para a América Latina:
“Nós somos uma empresa tradicional japonesa. Começamos investindo na China, com o Alibaba, e no Vale do Silício. Depois, investimos na Índia – e lá percebemos o potencial de países emergentes. Como sou latino, passei muito tempo tentando convencer Masayoshi Son a investir aqui. Vejo prosperidade econômica chegando ao continente, com reformas e uma série de empreendedores excepcionais. Temos visto cada vez mais latinos nos nossos escritórios em Londres e no Vale do Silício. Era hora de prestar atenção no mercado”.
Quem está por trás do SoftBank é o bilionário sul-coreano Masayoshi Son, considerado um dos maiores visionários sobre o futuro. Quer conhecer a história do investidor, as empresas investidas por ele e por que ele aposta tanto em negócios inovadores e Inteligência Artificial? Clique na imagem abaixo!