À medida que a competitividade aumenta, a inovação é fundamental para a geração de soluções, criação de valor para os consumidores e até redução de custos. No entanto, empresas ainda conseguem aplicar procedimentos inovadores na prática. Por diversos motivos isso pode acontecer, desde a falta de uma cultura voltada para a mudança até o não saber como proceder. Para continuar inovando confira como incluir a inovação em sua instituição.
Como implementar inovação na prática?
Inovação não significa apenas ter ideias ou criar coisas novas, mas sim uma atitude constante de solucionar problemas e necessidades, tanto interna ou externa para vantagem competitiva. Para construir a gestão de novos produtos e soluções em seu negócio, veja 5 exemplos práticos para inovar.
1. Cultura inovadora
Como estabelecer o hábito de colocar a inovação em prática? Toda inovação precisa começar com uma cultura organizacional que priorize soluções. Essa postura garantirá que as oportunidades de inovação sejam rapidamente identificadas antes da concorrência. Um exemplo disso, é quando a inovação aberta, que considera os pilares comuns de um planejamento estratégico, se torna inclusa de um ecossistema como um pilar estratégico dentro de uma cultura de inovação em constante desenvolvimento.
Para evoluir um ecossistema de produtos e serviço com abordagem de inovação aberta mais descentralizada e colaborativa, é preciso focar na cultura interna da empresa e nos movimentos do mercado para estabelecer novos processos e responsabilidade. E também, demandar uma necessidade de integração estratégica com foco na inovação aberta para esclarecer os objetivos corporativos, por meio do relacionamento com o ecossistema de startups e outros players.
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2. Gestão da inovação
Uma vez estabelecida uma cultura de inovação na empresa, se pode começar a identificar gestores ou funcionários de diferentes departamentos que pareçam ser capazes de lidar com coisas novas, formando uma equipe interdisciplinar responsável pela gestão da inovação.
A equipe pode ter um líder-chave e trabalhar com um departamento, mas não está vinculada a apenas uma área da empresa. Neste caso, esses líderes podem coletar gradualmente informações da equipe sobre possíveis melhorias para inovar.
3. Análise e busca pela inovação
A partir disso, se pode analisar os pontos de melhoria e ideias de como inovar. Ao encontrar um problema, é importante que a equipe entenda qual sua causa, assim você resolve vários.
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4. Métricas de Inovação
Agora, é hora de implementar efetivamente a solução, seja ela qual for. Dentre as principais métricas para mensurar o processo de inovação, auxiliar nas tomadas de decisões e validar resultados ou iniciativas estão:
5. Avaliação de resultados
Após um tempo usando as novas ferramentas implementadas ou testando outras soluções encontradas, o gerente de inovação já pode analisar os resultados. Seja o tempo de redução, o uso da solução ou ampliação dos benefícios de toda a organização.
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