Conheça mais sobre o Projeto Rota Sul, parceria da Nissan, Movida, Rede SIM e Zletric para novas soluções de recarga para carros elétricos.
Rodar com um carro elétrico pelas estradas da Região Sul do país ficou mais fácil e seguro com a certeza de contar com postos de recarga. Percorremos com o Nissan Leaf 2023 trechos da BR/116 e rodovias gaúchas para conferir os novos eletropostos de carregamento de veículos elétricos. Resultado da parceria da Zletric, Nissan, Movida e a rede de postos SIM, o Projeto Rota Sul, inaugurado nesta terça-feira dia 8 de novembro de 2022, é uma rede privada de pontos de recarga de baterias que interliga os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os eletropostos do Rota Sul operam há dois meses. Conferimos o resultado com um Nissan Leaf 2023, que tem autonomia de 272 quilômetros. A experiência de conduzir o elétrico na inauguração do posto de São Sebastião do Caí (RS) foi uma experiência repleta de inovação e tecnologia. Agora, com a segurança de ir e voltar com segurança e praticidade.
O projeto conta com dez pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em locais estratégicos. Todos estão em postos da Rede SIM, e sempre com uma distância de até 200 quilômetros entre eles. Ou seja, ideal para viajar até a Serra Gaúcha, por exemplo.
Na primeira fase entraram em funcionamento quatro carregadores rápidos, com 60Kw e conectores Chademo e CCS, nas cidades de São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras, no Estado. Em Laguna (SC), há outro posto semirrápido, com 22Kw do Tipo 2.
Para localizar os pontos e efetuar a recarga, o motorista pode baixar o aplicativo da Zletric. Além de indicar os locais de carga, também habilita um carregador pelo QR code e permite ver o histórico de cargas do usuário. Testamos o Leaf, mas qualquer modelo de carro elétrico pode recarregar a bateria nos eletropostos.
Na segunda fase do projeto, prevista para ser concluída até o fim deste mês (novembro de 2022), entrarão em operação mais cinco locais de recarga. Um rápido em Gramado, e quatro semirrápidos em Bento Gonçalves e Camaquã (RS) e Itajaí e Araquari (SC).
O investimento do Rota Sul é 100% privado. Como o custo de um carregador rápido é elevado, a parceria das quatro empresas viabilizou o projeto com investimento de R$ 2,4 milhões.
A inauguração do Rota Sul foi mais um importante passo do plano de eletrificação da marca que tem compromisso do ciclo completo do veículo elétrico no país, destacou o presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan Brasil, Airton Cousseau. A Nissan conta com mais de 180 concessionárias e está ampliando a rede que vende o elétrico LEAF no país, que hoje conta com 57 unidades em todas as regiões.
Zletric 500 pontos de recarga pelo Brasil
Com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos, a startup Zletric foi criada em 2019. A fusão com a Ecovagas e parceria entre Estapar e a EnelX criou infraestrutura de carregamento de veículos elétricos com cerca de 500 pontos de recarga em vários estados brasileiros.
Pontos de recarga em postos da Rede SIM
A Movida foi a primeira locadora de veículos a avançar na eletrificação de sua frota e disponibilizar carros elétrico como também busca promover soluções com alternativas inovadoras e sustentáveis para seus clientes. Há a possibilidade de aluguel por diárias que custam em torno de R$250.
Aluguel de carro elétrico por diária
A rede SIM, fundada em Flores da Cunha, atua há 37 anos e conta com 157 postos de combustíveis, lojas de conveniências e serviços automotivos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.