Ao fazer um pitch você tem a a oportunidade perfeita para mostrar ao mercado suas ideias e porque elas merecem receber patrocínio ou capital de investimento. A ideia do pitch veio do basebol e tem o significado original de um lançamento ou arremesso. No mundo do empreendedorismo, o pitch foi adaptado para nomear uma apresentação rápida, que tem o objetivo de convencer alguém a financiar um projeto ou ideia. Confira a seguir dicas chave para melhorar o seu Pitch, aprimorar seu argumento de venda e como estruturar ele de uma forma (quase) perfeita. Como fazer um pitch perfeito? A estrutura de um bom pitch precisa ser de forma rápida e impactante, prender a atenção da audiência e conseguir contar a história – storytelling do negócio. Para montar um pitch que atraia o coração e a mente do seu comprador, incorpore o seguinte 12 elementos diferentes ao seu pitch: Construa algo único. Escreva sua declaração de missão. Estabeleça o problema. Planeje sua solução proposta. Apresente uma demonstração. Calcule o tamanho do mercado. Elabore seu plano de negócios. Identifique sua concorrência. Elabore seu plano de marketing. Seja um jogador de equipe. Planejar, implementar e executar projetos. Indique claramente suas informações de contato. Para um Pitch de até 3 minutos é recomendado definir da seguinte forma: Primeira Parte – Duração 1 min, com três slides no máximo; Segunda Parte – Duração 1:30 min ; com sete slides no máximo; Terceira Parte – Duração 2:30 min ; com dez slides no máximo. Quando é feito uma boa estruturação de um pitch é possível se aprofundar no seu negócio e contextualizar melhor sua narrativa ao fazer uma melhor venda, conquistar um novo cliente e aprimorar a apresentação do seu negócio. Dentre os principais pilares para estruturar um Pitch Perfeito estão: Introdução – 20 segundos Desenvolvimento – 30 segundos Climax e Conclusão – 10 segundos Como contextualizar melhor a sua narrativa? Imagem via emaze Após gerar um impacto na sua audiência, para fazer elas quererem acompanhar ainda mais sua história. Agora é o momento de construir um contexto, para que as pessoas tenham mais interesse e consigam se aprofundar na sua mensagem. Para isso, existe uma metodologia para aprender melhor se apresentar melhor, que foi criada pelo Edson Mackeenzy, colunista do AAA Inovação, chamada P.I.R.E (Planejamento, Interação, Reação e Engajamento), que é dividida da seguinte forma: Planejamento O planejamento consiste na compreensão do passo a passo da anatomia do pitch, a qual é definida pelo o propósito que você está fazendo isso. Para isso, seu pitch precisa apresentar os seguintes pontos: Por que – qual o seu propósito e a sua motivação entrega? Quem – quem é seu público, o que eles esperam de você? Onde – qual seu formato, meio de comunicação e narrativa? Custo – o que o negócio está propondo? qual é o retorno esperado? Dica: preste atenção ao tempo! Para fazer um planejamento do tempo do seu pitch, faça uma lista com as 10 principais mensagens chave do seu negócio, contextualize a audiência e experimente sua narrativa. Interação A interação é o momento que provocamos a audiência e persuadimos a olhar na direção que queremos. Um exemplo de maneira de convencer a audiência a realizar uma ação, é por meio da estratégia copywriting. Esta técnica utiliza a comunicação para persuadir o público alvo, utilizando gatilhos mentais para despertar interesse e atingir objetivos pré-determinados tais como investimento, conversões e vendas. Reação Esta é a hora de priorizar o que será dito em sua narrativa, escolhendo quais gatilhos mentais serão usados, e assim construir o seu deck de apresentação para construir seus slides. Para isso, use a ferramente MuScoW para trazer mais produtividade e agilidade no desenvolvimento do seu pitch. Confira a seguir como caracterizar o que precisa ser feito em uma ordem de importância: MustHave – Tudo o que tem que ter, o essencial, o que não pode faltar Won’t Have – Não deve ter: O que não é agora. ShouldHave – Tudo que deve ter assim que possível. Could Have – Poderia ter, algo desejável, mas não necessário. Engajamento Para gerar engajamento é preciso ter momentos de climax ou de finalização, onde você conduz a audiência a executar a ação que você deseja. Com isso, tenha em mente os seguintes aspectos para garantir o engajamento durante seu pitch: Audiência – O que ela busca? Qual é a expectativa de quem te assiste? Como funciona – Como isso pode importar para quem você fala? O que você entrega – Está alinhado com o que esperam de você? Propósito – Entender o que te move é o mais importante a se comunicar. 5 dicas para melhorar seu Pitch Imagem via Jasn Beever #1 – Seja confiante – Não importa o que todo mundo esteja pensando, compartilhe sua energia. Só você sabe do que está falando. #2 – Conheça seu objetivo – Combine suas ideias com o tempo que você tem. Ensine as pessoas a priorizar e seguir sua linha de pensamento. #3 – Impacto e ensaio – crie um discurso empático, sentindo quais palavras serão conectadas ao seu público e praticando até que faça sentido. #4 – Reação e engajamento – Tudo ao seu redor pode envolver seu público. Use mais do que palavras para contar sua história e experimente vários recursos para obter feedback. #5 – Conduza sua mensagem – Conduza a compreensão do seu público sobre sua história. Use gatilhos para despertar a sede de conhecimento. Corte seus pensamentos, desejos e sonhos. Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer? Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (0) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website fevereiro 16, 2022