A revista TIME nomeia anualmente as principais inovações pelo mundo. Dessa vez, a lista com as 100 melhores invenções de 2021 conta com as vacinas contra a COVID-19 e robô que cuida do emocional de crianças hospitalizadas. Também fazem parte da seleção o foguete New Shepard, da empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, e muito mais.
De acordo com a publicação, a curadoria é feita por editores e correspondentes da TIME em todo o mundo. Os fatores-chave avaliados são: originalidade, criatividade, eficácia, ambição e impacto.
Veja a seguir os detalhes das principais invenções de 2021 na categoria de Inteligência Artificial:
1. Realidade Virtual se torna real
Os mundos virtuais são mais do que apenas jogos – eles são úteis para o planejamento de infraestrutura, como estradas e edifícios, e também podem ser usados para testar veículos autônomos. O projeto Omniverse da NVIDIA está facilitando a criação de espaços virtuais ultra-realistas para fins do mundo real.
A plataforma combina a tecnologia de rastreamento de raio em tempo real das unidades de processamento gráfico mais recentes da marca com uma variedade de ferramentas de código aberto para colaboração ao vivo em mundos 3D fotorrealistas.
2. Correção para dublagem de filmes
O processo de dublagem de um filme em uma língua estrangeira não mudou muito no século passado. Quando um filme é dublado, o diálogo geralmente é alterado para se ajustar aos movimentos da boca do ator, o que leva a dois grandes problemas: primeiro, o novo diálogo nunca realmente se encaixa; e, segundo, até mesmo alterar um roteiro com habilidade pode acabar sacrificando o significado e as nuances de um filme.
Para resolver esses problemas, a Flawless AI, fundada pelo ex-diretor de cinema Scott Mann, criou um software chamado TrueSync, que analisa toda a atuação de um ator e, em seguida, altera sutilmente a filmagem original do rosto e dos movimentos da boca do ator para caber em qualquer vocalização. Então, quando você vê A Few Good Men em, digamos, francês, a boca de Jack Nicholson realmente parece estar falando a língua. O resultado final, de acordo com Mann: “Vamos aproveitar e experimentar o conteúdo do exterior de uma maneira que nunca pudemos antes.”
3. Inspeções Automatizadas
O incêndio de acampamento de 2018 no norte da Califórnia, o mais mortal na história do estado, foi causado por um gancho gasto em uma torre de transmissão – uma peça defeituosa que poderia ter sido pega se houvesse inspeções mais frequentes. Para evitar ocorrências semelhantes, o fabricante de robótica Percepto desenvolveu o AIM, um programa de software que usa drones e robôs para inspecionar e monitorar infraestrutura como linhas de transmissão, instalações industriais, usinas de energia, refinarias e minas com mais eficiência e segurança – e, mais importante, com mais frequência.
O software automatiza uma frota de drones e robôs em uma rotina, então pega os dados e dá sentido a eles. “Com uma melhor visão, poderemos evitar essas tragédias ambientais que parecem estar acontecendo mensalmente”, disse o CEO da Percepto, Dor Abuhasira.
4. Fotos com melhores resoluções
A maior parte das fotos que tiramos hoje em dia ficam ótimas na telinha de um telefone. Mas explodi-los e as falhas serão inconfundíveis. Então, como você limpa suas fotos para torná-las dignas de pôster? O novo recurso de Super Resolution da Adobe, parte de seu software Lightroom e Photoshop, usa aprendizado de máquina para aumentar a resolução de uma imagem em até quatro vezes sua contagem original de pixels.
Ele funciona observando seu banco de dados de fotos semelhante ao que está aumentando, analisando milhões de pares de fotos de alta e baixa resolução (incluindo seus dados de imagem brutos) para preencher os dados ausentes. O resultado? Fotos de smartphones impressas em massa, dignas de um destaque especial na parede da sua sala.
5. Sonogramas simplificados
As ultrassonografias do coração podem ajudar a diagnosticar doenças como doenças reumáticas do coração – que mata 1,4 milhão de pessoas anualmente – mas muitos países pobres não possuem aparelhos de ultrassom e técnicos treinados para usá-los. O software de aprendizado de máquina do Caption AI pode ajudar.
O software, concebido para funcionar com uma nova geração de dispositivos portáteis de ultra-som, orienta os técnicos através dos pequenos ajustes necessários para capturar uma visão do coração que um médico pode então examinar em busca de problemas em potencial. “Você não pode enviar todas as pessoas a um cardiologista todos os anos”, disse Kilian Koepsell, cofundador e CTO da Caption Health. “Mas você pode ir a um check-up regular com seu médico de cuidados primários e, com essas tecnologias, eles podem rastreá-lo muito melhor do que era possível antes.”
Para conferir a lista na íntegra, acesse o site oficial da revista.
Já pensou ver com seus próprios olhos essas invenções? Participe da imersão Expo Dubai!
Garanta já seu ingresso para a Expo Dubai, clicando aqui!