A pandemia causou um aumento do nosso tempo no mundo digital. De acordo com a App Annie, os consumidores em todo o mundo gastam em média 4,2 horas usando aplicativos em seus smartphones por dia. Isso representa um aumento de 30% em relação a dois anos atrás.
Em alguns mercados, a média é ainda maior com mais de cinco horas. O relatório afirma que, no primeiro trimestre de 2021, os Estados Unidos, Turquia, México e Índia gastaram mais de quatro horas por dia em aplicativos pela primeira vez.
Para conhecer mais sobre esses novos padrões de consumo no Brasil e no mundo, continue lendo a seguir:
4 padrões de comportamento e consumo para 2022
A tecnologia será cada vez mais usada para atender os desejos dos clientes em todos os momentos de suas vidas. Este é um tema compartilhado por David Martin, fundador do New World Same Humans, no segundo dia do Conarec, que apontou quatro grandes tendências de comportamento e consumo em 2022.
1 – Design adaptativo
Os consumidores buscam exclusividade e personalização. A tendência é que a experiência seja alterada de acordo com o comportamento e o gosto expressados pelos dados.
Exemplo: BAZE, serviço de assinatura para vitaminas que funciona a partir de um dispositivo, que recebe o suplemento de acordo com os dados.
2 – Sustentabilidade como serviço
Uma melhor forma de consumir já vem sendo pensada e entender como consumir minimizando o impacto no planeta é uma megatendência para o próximo ano.
Exemplo: Loop, serviço de entrega de alimentos, que busca reduzir os resíduos do consumismo, criado por gigantes do ramo alimentício.
3 – Companheiro virtuais
Com o aumento da demanda de conexões mais humandas, as assistentes virtuais passam a ser grandes conselheiros e até amigos de pessoas que se relacionam com a inteligência artificial.
Exemplo: Replika, chatbot que responde perguntas sobre hábitos e constrói uma imagem da personalidade da pessoa com quem está interagindo.
4 – Trabalho público
Com a revolução de transparência, as paredes das organizações se tornaram de vidro. A cultura interna reflete nos sentimentos emocionais que as pessoas têm das organizações.
Exemplo: Tortoise, empresa de conteúdo jornalístico que convida o leitor para ver a agenda de publicações do dia. Essa é uma forma de transformar a cultura fechada em aberta.
Top 5 tendências aceleradas na pandemia
Todos eles deverão resultar na mesma consequência: Um desgaste claro das pessoas com relação com o ambiente virtual. Nosso economista Ricardo Amorim compartilhou previsões para o pós-pandemia, explicando quais padrões de consumo deverão surgir, decorrente do período de Isolamento Social.
De acordo com ele, com a disponibilização da vacina, devemos nos deparar com um movimento em massa em busca de grande consumo em ambientes físicos e experiências em espaços abertos, voltados para a natureza.
Entenda quais comportamentos do consumidor deverão beneficiar o seu negócio, assistindo mais uma aula de nosso fundador, clicando aqui!
Tempo de horas gastas por usuários mundialmente
Para tomar decisões estratégicas de gastos com publicidade, priorização corporativa e alocação de recursos é fundamental analisar e entender o comportamento de usuários em smartphones.
No novo relatório da App Annie, as estimativas do mercado móvel destaca entre os três maiores mercados – Brasil, Coreia do Sul e Indonésia, que viram o tempo médio diário gasto em aplicativos saltar para mais de cinco horas no último trimestre.
Para determinar quais aplicativos estão gerando essas mudanças, a App Annie analisou quais são os aplicativos mais baixados, que tendem a crescer trimestre após trimestre. Confira mais detalhes a seguir:
Os aplicativos que fazem mais sucesso
Os aplicativos são os principais aliados para as pessoas se adaptarem para trabalhar, estudar e fazer coisas do dia a dia, por causa do fechamento de comércios e medidas de distanciamento social para conter a COVID-19.
Diante desse contexto, podemos analisar como as pessoas passaram nesses últimos meses ao ver os aplicativos mais usados no Brasil, veja mais a seguir quais foram as paradas de sucesso: