A competição saudável incentiva cidades a buscarem melhorar seus serviços públicos e atrair empresas, colaboradores e estudantes para morar e se desenvolver ali. No setor público, um elemento competitivo pode ser inserido por meio da utilização de um sistema de ranking, que ajuda a promover incentivos positivos para o desenvolvimento do Brasil.
Isso é o que pretende fazer o Ranking de Competitividade Municipal realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que propõe um amplo mapeamento dos desafios e qual é a prioridade do papel das lideranças municipais no planejamento.
Para entender mais sobre o que é o Ranking dos Municípios e como ele apresenta os principais desafios a serem enfrentados no Brasil, continue lendo a seguir:
As cidades mais competitivas do Brasil
O ranking de competitividade dos municípios foi criado para analisar os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, pela estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, que correspondem a 59,75% da população brasileira.
Os municípios foram analisados a partir de 13 pilares e 65 indicadores no total, divididos em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Confira a seguir o ranking dos top 10 municípios mais competitivos do país:
Quem lidera o ranking é a cidade de Barueri, com 279,7 mil habitantes e localizada no estado de São Paulo. As outras quatro cidades que complementam o top 5 do ranking também são do Sul e do Sudeste: São Caetano do Sul (SP), Florianópolis, São Paulo e Vitória.
Em relação a 2020, os municípios que mais avançaram foram Macaé (RJ), atualmente na 133.ª posição (subiu 131 posições de um ano para outro); Ji-Paraná (RO), na 196.ª colocação (+86); Ourinhos (SP), hoje 84.° (+64); Araucária (PR), em 104.º lugar (+60) e Mairiporã (SP), no 210.° posto (+59). Segundo o CLP, essas cidades têm um ponto em comum no avanço: a melhoria no pilar “capital humano”, que é parte da dimensão econômica do levantamento.
Smart Cities: entenda o significado e quais são as cidades mais reconhecidas
Os principais desafios de 2021
O termo competitividade foi idealizado em 2011, e simplifica a capacidade de entregar bons resultados para a população usando os recursos disponíveis. Para os negócios, a competição no setor público é fundamental para a promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.
O ranking de competitividade de 2021 demonstra que o importante não apenas o resultado, mas também saber superar desafios como o tempo para abrir empresas e os cuidados com a alimentação. O CLP constatou que em pelo menos 85% das cidades são necessários mais de dois dias para conseguir a abertura de uma empresa.
No Nordeste, assim como no Rio de Janeiro, um dos principais desafios é melhorar a situação da segurança pública. Outro ponto em que essa região também precisa avançar, junto com o Norte e cidades do Sudeste, é na questão do saneamento. Segundo a CLP, grande parte dos municípios está em boas condições financeiras. E também, há resultados positivos como liderança na qualidade da educação e meio ambiente.
Clique aqui para acessar o documento completo com o ranking dos municípios