A Uber está testando uma nova modalidade de assinatura para os usuários, integrando seus serviços de corrida, delivery de comida e aluguel de bicicletas e patinetes.
Ainda em fase de testes em São Francisco e Chicago, a ideia do chamado Uber Pass é que os usuários paguem um valor fixo de 24,99 dólares e recebam:
👉 Proteção de preços em todas as corridas de Uber;
👉 Entregas grátis no Uber Eats;
👉 Corridas gratuitas em bicicletas e patinetes da JUMP (empresa adquirida pela Uber em 2018).
Segundo a própria empresa, o Uber Pass foi criado para “tornar a vida cotidiana ainda mais fácil”.
A criação do Uber Pass parece seguir duas grandes tendências de negócio bastante em alta nos últimos anos:
👉 Subscription Economy
A chamada “Economia da Recorrência” tem ganhado cada vez mais adeptos e revolucionado indústrias inteiras.
Hoje, já existem serviços de assinatura em praticamente todos os ramos, como comida, entretenimento, cuidados pessoais, vestuário, fitness e pets.
Um exemplo bastante conhecido é o da Adobe. A empresa tradicionalmente comercializava seus renomados produtos (dentre eles, Photoshop, Illustrator e Premiere) por meio de licenças, que custavam entre 1.300 e 2.600 dólares. A partir de 2013, a empresa decidiu adotar um modelo de assinatura, no qual os usuários pagam um valor mensal para ter acesso aos produtos da empresa com a chamada Adobe Creative Cloud.
Desde que adotou o modelo de assinatura, a Adobe viu suas ações crescerem 370%.
Segundo Tien Zuo, “Tudo o que você compra – desde transporte, passando por entretenimento e até mesmo mantimentos – em breve virá com um plano mensal”.
👉 Integração de Serviços
Outra tendência ligada ao Uber Pass é a Integração de Serviços. Nos últimos anos os chamados “super aplicativos” tem feito bastante sucesso e crescido exponencialmente.
Os super aplicativos agregam dentro de si diversas funções diferentes. Os mais conhecidos são os chineses WeChat, Grab e Meituan Dianping.
Utilizando o WeChat, os usuários podem utilizar serviços que cobrem categorias como vida social, transferências de dinheiro, serviços de mobilidade e transporte, pagamentos de cartão de crédito, agendar vôos e hospedagens, serviços financeiros, se conectar com amigos, enviar mensagens, fazer compras, participar de serviços de filantropia e acessar serviços de saúde.
Com mais serviços integrados dentro de apenas um aplicativo, a Uber consegue que os usuários utilizem mais seus serviços, passem mais tempo no aplicativo e forneçam mais dados para a companhia, para que ela otimize a experiência como um todo.
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Ricardo Amorim gravou um vídeo especial para a nossa plataforma exclusiva falando sobre modelos de subscription que inovam para além de produtos digitais. Clique abaixo para conferir! 👇