Além da tentativa frustrada de lançamento do foguete criado pela SpaceX, interrompido pelo clima, a sua marca irmã Tesla, também tem passado por alguns imprevistos.
A empresa automotiva cortou os preços de vários veículos no início desta semana: os Modelos S e X agora custam US$74,990 e US$79,990 – respectivamente – para o modelo básico, apresentando uma queda de US$5,000. As versões Performance de ambos os carros, que são mais caras, também caíram o mesmo valor.
O modelo mais barato, o Standard Range Plus Modelo 3, agora custa US$37,990, uma redução de 2 mil dólares. Todos os modelos 3 também estão US$2,000 mais baratos. O Modelo Y, lançado este ano, permanece inalterado. O mesmo aconteceu com o preço das ações de fechamento da Tesla no dia seguinte ao anúncio.
Semanas atrás, Elon Musk, CEO da Tesla, decidiu reabrir a fábrica de Fremont no fim de semana de 9 de maio, antes da data de 18 de maio, como combinado com autoridades de saúde locais. Isso deveria sugerir alta demanda. Os cortes de preços sugerem o oposto.
Queda no mercado automotivo gerou corte de preços da Tesla
Em geral, todas as vendas automóveis caíram nos últimos dois meses: em Março, as vendas despencaram e Abril não foi muito melhor. A Tesla não é a única montadora que tenta atrair compradores de volta, oferecendo financiamento de 0%, planos de pagamento parcelado e outros incentivos estão surgindo em todo o lugar.
Talvez seja porque a IHS Markit, responsável pela previsão de tendências, projetou uma queda de 22% no mercado mundial de automóveis este ano, já que o aumento do desemprego significa menos demanda por carros. As vendas de veículos elétricos deverão cair 18% em todo o mundo este ano, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance.
Teríamos uma melhor noção sobre o significado dos cortes de preços se soubéssemos quantos carros a Tesla vendeu em Março e Abril, mas, como muitas montadoras, a Tesla compartilha seus números trimestralmente.
As explicações sobre os cortes de preços variam, sendo principais as seguintes:
- Tesla não é imune à pressão da concorrência com outras montadores;
- Os cortes de preços visam veículos mais antigos e sugerem que eles atingiram a demanda;
- Tesla contava com incentivos fiscais federais para veículos elétricos e uma economia forte para impulsionar as vendas – com a crise, ambos se foram;
- Outras montadoras estão oferecendo negócios, então a Tesla precisa oferecer negócios para permanecer competitiva;
- A Tesla quer cumprir suas metas de entrega.
Redução de custos faz parte das metas de entrega da Tesla?
Tesla $TSLA Q1 2020 results: Beats on revenue, Model Y sets historic profit on launch https://t.co/0Z5Ym5t4eh
— TESLARATI (@Teslarati) April 29, 2020
Vamos falar um pouco sobre a quinta opção, referente a “Metas de Entrega”. A empresa automotiva teve um primeiro trimestre surpreendentemente bom!
Apesar das paralisações em suas fábricas chinesas e americanas, a Tesla disse para seus investidores que ainda pode cumprir sua meta de entregar 500.000 veículos em todo o mundo este ano. Os cortes de preços parecem uma maneira de garantir que isso aconteça.
O primeiro trimestre de 2020 foi “marcado para ser o trimestre mais forte de entregas até a interrupção de nossas operações em março”, afirmou a empresa em seus resultados trimestrais. Reduções de preço reduzirão a margem de lucro da Tesla, mas se a estratégia demonstrar que a empresa pode atingir suas metas de entregas, isso pode não ter importância.
Historicamente, os investidores da Tesla parecem não se importar muito com os lucros – o lucro do primeiro trimestre de 2020 foi apenas o quinto maior dos últimos três anos. Também é possível que as vendas do Modelo Y sejam fortes o suficiente para compensar o dinheiro perdido nos carros mais antigos.
Até o momento, a empresa entregou um recorde de 367.656 veículos, um crescimento de 50% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Tesla teve uma ótima semana no final de Maio de 2020
Aparentemente, os diretores da Tesla sabem exatamente o que estão fazendo. Só durante a última semana de Maio, Jay Leno, famoso comediante norte-americano, lançou um episódio de seu The Tonight Show dirigindo o Cybertruck da Tesla, ao lado de Elon Musk. Além disso, os veículos da empresa foram utilizados para transportar os astronautas da NASA antes da primeira tentativa de lançamento e por fim, um influencer divulgou um vídeo testando a durabilidade do Modelo Y.
O objetivo desse corte de preço pode ser mais focado em tranquilizar acionistas de que a Tesla pode atingir seus objetivos, mesmo diante de paralisações nas fábricas. Isso não torna as outras explicações possíveis erradas – todas elas podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Mas manter os acionistas felizes pode ser a parte mais importante.
Eu confio no modelo desruptivo da tesla.
Há muito tempo tenho lutado e defendido o conceito. A prova maior que estamos correto foi a eminente tomada de decisão das gigantes do petróleo. Baixou para intervir no fluxo natural que o modelo desruptivo criado e defendido pelo mundo tesla. Perseverar e ser resiliente por 90 dias e verão os resultados. TESLA É O AGORA!