Samsung e Apple sempre se enfrentaram mesmo que indiretamente, visando conquistar consumidores da concorrência. Ambas fornecem smartphones de ponta, mas sabemos que nenhuma das duas é uma operadora de telefonia móvel. Por isso, desenvolver uma estratégia de inovação foi fundamental para ambas empresas garantirem uma competitividade e posição de destaque no mercado.
As maiores e mais inovadoras organizações no mundo operam através da inovação estratégica, pois esta possibilita diferentes resultados com perspectiva de curto, médio e longo prazo.
Conheça a seguir empresas como Samsung e Apple usam estratégias de inovações na prática.
Arquétipo da Samsung
A estratégia de inovação da Samsung tradicionalmente teve foco em inovação incremental, trazendo melhorias a um determinado produto já existente, buscando satisfazer os clientes que a empresa já possui. Contudo, nos últimos anos, a estratégia da organização tem sido diversificar seu portfólio.
Seu braço em P&D está explorando inteligência artificial (IA), saúde digital, a Internet das coisas (IoT), mobilidade autônoma, infraestrutura de datacenter, segurança, privacidade e muito mais. E também, tem investido estrategicamente em uma série de iniciativas de Inovação Aberta para co-criar negócios.
Com isso, a missão da Samsung está centralizada em dedicar-se em recursos humanos e tecnologia, para criar produtos e serviços superiores, assim contribuindo para uma sociedade global melhor.
4 Métodos de Inovação Estratégica da Samsung
1. Aceleradora interna
Com foco no consumidor, a Samsung concebe novos produtos para o mercado incluindo um aplicativo de enorme sucesso para ajudar os clientes a importar dados de outros dispositivos, incentivando a permanência na adoção de smartphones da marca.
2. Incubadora interna
Programa de incubação de startups corporativas chamada C.LAB Outside compreende toda a Samsung. Ajudam startups a crescer e criar um novo valor com a empresa.
3. Fundos de risco
O fundo de risco Samsung NEXT investe em startups de software e serviços que definirão o futuro do hardware e
integração de software. Enquanto isso, a Samsung Venture Investment Corporation investe em startups inovadoras e a Samsung Uventure recompensa estudantes promissores com prêmios em dinheiro e estágio na gigante de tecnologia.
4. Incubadora externa
Samsung criou Not a School, uma instituição de ensino com sede em Londres para o próxima geração de inovadores e para solucionar problemas que beneficiam a Samsung.
Os 4 Tipos de Inovação (+ cases Apple, Netflix, Tesla e Globo)
Arquétipo da Apple
A Apple costumava terceirizar iniciativas de P&D, preferindo em vez de foco no desenvolvimento de produtos, desenvolver competências internamente, por meio de aceleradoras que adquirem startups.
Com isso, a Apple tem a missão de trazer a melhor experiência do usuário para seus clientes por meio de seu hardware, software e serviços inovadores.
4 Métodos de Inovação Estratégica da Apple
1. Aceleradora externa
Apple Entrepreneur Camp é um evento externo para organizações lideradas por mulheres, que visa capacitar mulheres empresárias e da tecnologia. A empresa dá orientação prática e completa sobre a criação de aplicativos.
2. Fundo de risco
A Apple teria investido US$ 1 bilhão no fundo de capital de risco da SoftBank. Parte de um esforço conjunto entre o banco e investimento público da Arábia Saudita Fundo (PIF), supostamente com o objetivo de financiar tecnologia emergente, incluindo IoT e IA.
3. Co-desenvolvimento
Um exemplo de co-desenvolvimento, foi a parceria da Apple com a Volkswagen para produzir carros autônomos. A organização já tem mais de 66 carros sem motorista registrados nas estradas e em operação.
4. Aceleradora & Incubadora interna
A Apple é conhecida por adquirir startups, como por exemplo a Xnor.ai, um fornecedor de baixo consumo de energia e ferramentas de inteligência artificial que está desenvolvendo ônibus autônomos. E também, busca constantemente desenvolver projetos internos como a pesquisa de carro elétrico
Saiba pivotar e expandir os negócios como Samsung, Nokia e Nintendo
E se a Samsung ou Apple te oferecerem uma proposta de emprego?
Será que você está preparado(a) para aceitar uma proposta desse calibre? Se você sente alguma insegurança quanto a isso, aproveite a oportunidade do The Innovation Strategy para quebrar essas barreiras e conquistar uma carreira de ainda mais sucesso.
Através de 8 aulas ao vivo, com materiais complementares, entenda quais são as principais estratégias de inovação que o mercado busca e entre para o grupo seleto de profissionais preparados para fazer a diferença em grandes empresas.
Clique na imagem abaixo e faça parte do futuro: