Para uma empresa ter sucesso como as Big Techs, foi necessário ao longo dos anos se reinventarem, falharem e aprenderem repetidamente para crescer os negócios. Essas empresas tiveram que abraçar as incertezas e fazer pivots (mudar a estrutura do modelo de negócios), os quais foram a chave para trilhar uma jornada de sucesso e se tornar umas das organizações mais influentes e valiosas do mundo. Vamos dar uma olhada mais de perto a seguir em alguns dos inícios intrigantes e lucrativos pivots de empresas de tecnologia. A evolução da Samsung A Samsung passou grande parte das décadas de 1950 e 1960 testando as águas do mercado. Desde a sua fundação, a empresa sul-coreana tentou de tudo, de seguros a têxteis até comercializar peixe desidratado. Hoje, a Samsung vale mais de US $ 275 bilhões e tem a segunda maior fatia de mercado de vendas de smartphones na América do Norte, atrás da Apple. Mas como foi sua mudança para o mercado de produtos eletrônicos? Confira mais sobre sua evolução a seguir: A evolução da Nokia Nas décadas de 1970 e 1980, a Nokia fabricava um tipo de produto muito diferente – botas de borracha. A linha de produtos foi bem-sucedida, mas no início da década de 1990, a empresa focou em conectividade móvel e hardware. Hoje, mesmo que o Android e o iPhone tenham ultrapassado a Nokia como fabricantes de smartphones, a Nokia ainda vale cerca de US $ 24 bilhões. Confira a seguir como foi esse incrível pivô. A evolução da Nintendo Quando se trata de jogos, a Nintendo tem mais de 130 anos de experiência. Começando com os cartões pintados à mão em 1899, a Nintendo vendeu cartões para vários jogos, incluindo jogos de azar. Como outras empresas de tecnologia, a Nintendo se aventurou em alguns mercados incomuns até se tornar um dos videogames mais popular do mundo com milhões de cópias em todo o mundo. Veja mais detalhes sobre sua evolução a seguir: Lorena Pickert É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB. Share This Comments (1) Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *Your CommentName * Email * Website julho 1, 2021