O que um dos maiores eventos de música de todos os tempos pode te ensinar sobre negócios? Acredite, muito.
Lançado pela primeira vez em 1985, a partir do sonho de seu idealizador e fundador, Roberto Medina, ao longo das décadas o Rock in Rio se tornou uma das marcas e empresas mais emblemáticas da América Latina, uma plataforma gigantesca de experiências e um grande case de sucesso para qualquer gestor.
Mas o que está por trás de tudo isso? O que há por trás, em termos de gestão, do evento que atrai mais de 700.000 pessoas para a Cidade do Rock? Como criar experiências que atraem pessoas de todas idades?
Rock in Rio: Evento de música e experiências
Antes de tudo, é necessário encarar o festival não apenas como um evento de música. É preciso encará-lo como um ecossistema inteiro de experiências. Você já parou para enxergar o seu negócio dessa maneira? Não apenas um provedor de produtos ou serviços, mas sim, um ambiente que proporciona experiências para seus clientes?
Desde as primeiras edições do evento, a música e o grandes artistas sempre foram um meio para que uma experiência inesquecível fosse entregue. A música é uma espécie de idioma universal e, por isso, serviu como parte da estratégia de toda a entrega de experiência do festival.
O Rock in Rio é, sobretudo, uma plataforma de experiências. O ponto central de uma equação que engloba também outros personagens, como pessoas em busca de experiências inesquecíveis e marcas que querem estar presente nesses momentos.
Estratégias do evento: Patrocínios e parcerias
Quando o Rock in Rio surgiu, era extremamente incomum que eventos apostassem no modelo de negócios baseado em patrocínios, preferindo escolher como foco a bilheteria. Dessa forma, desde o início, a empresa conseguiu criar um ecossistema de negócio onde tanto usuários quanto marcas tirem valor.
O modelo mais comum de parcerias e patrocínios em eventos acontece quando empresas ganham espaço para expor sua marca, através de placas e banners, por exemplo. A grande diferença do evento de música, em termos de experiência, é que as marcas são parte do show.
As marcas não são meras patrocinadoras. Elas são vistas, sobretudo, como parceiras. Existe uma simbiose entre Rock in Rio e marcas, onde o evento deve servir como espaço e vitrine para que elas possam prover grandes experiências para os consumidores.
Em um mundo cheio de informações, anúncios e propagandas por todos os lugares, os consumidores não se importam em interagir ou em ver uma marca no evento, desde que aquilo adicione valor à experiência.
A missão do Rock in Rio prioriza a satisfação do consumidor
O evento tem a missão de prover grandes experiências para as pessoas. E as marcas devem estar de acordo com essa missão. No final, é tudo sobre as pessoas que vão à Cidade do Rock.
É um erro enxergar o Rock in Rio como “apenas” um festival de música por que o evento é, afinal, uma plataforma de experiências. A música é um meio para que essa experiência seja ainda mais inesquecível.
Para permanecer inovador, a organização do evento está sempre buscando novas formas de prover grandes experiências para seus usuários. Foi assim que surgiram iniciativas como a Amazonia Live, a Nave e a Gameplay Arena.
Uma dessas iniciativas tem a ver com uma das indústrias com maior potencial de mudança para os próximos anos: a educação.
A grande questão era: Como utilizar a expertise do maior evento de música do mundo, em entregar experiências memoráveis, transferindo-as para o ramo da educação? Foi assim que surgiu o Rock in Rio Academy.
Rock in Rio Academy oferece imersão em estratégias de negócios
A iniciativa é uma parceria entre Rock in Rio e HSM e em sua edição para 2019, mostrará como liderar o presente a partir do futuro, algo que o evento, influenciado principalmente pela figura de seu fundador Roberto Medina, busca desde o seu início.
- Você sabe como visualizar o futuro do seu negócio?
- Você sabe como gerenciar equipes de alta performance?
- Você sabe como prover experiências memoráveis para seus clientes?
O Rock in Rio vem fazendo tudo isso, há 34 anos. E agora você pode aprender os segredos, métodos e estratégias.
Para o Academy de 2019, os principais executivos do Rock in Rio trarão palestras expondo os conceitos e práticas que transformaram o evento na maior plataforma de experiências do mundo.
O Academy 2019 trará o formato de Live Case, uma imersão ao vivo onde os participantes poderão não apenas ouvir e aprender dos principais executivos da organização, mas ter uma imersão por dentro do evento, acompanhados pelo próprio Roberto Medina. O Live Case é ao vivo, interativo e, sobretudo, real.
O evento marcará também o lançamento do livro Rock in Rio: A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer, escrito por Allan Costa e Arthur Igreja, dois dos A’s do AAA Inovação. Os dois conduzirão um bate-papo com o próprio fundador do Rock in Rio, Roberto Medina.
Se você quer aprender com um dos maiores cases de negócios da história do Brasil e dominar as estratégias que fizeram o evento de música se tornar um sucesso, aplicando-as ao seu negócio, o Rock in Rio Academy 2019 é a oportunidade perfeita.
Perfeita não apenas para aprender novos conceitos e métodos, mas para viver uma experiência de aprendizagem como nunca antes.
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