Confira artigo de Luiz Meisler, Vice-Presidente Executivo da Oracle América Latina, sobre a importância do otimismo que é uma característica imprescindível para a inovação.
Na vida, muitas situações nos levam a pensar de maneira negativa, onde buscamos culpados, nos sentimos injustiçados, perseguidos e até mesmo mal tratados. Sem entrar no mérito dos acontecimentos, acredito que não podemos parar por aí. Minhas experiências pessoais e profissionais me ensinaram a importância de buscar novas perspectivas, procurando entender o que poderíamos ter feito melhor e parar de insistir em buscar culpados, que de nada adianta para resolver a situação. A maneira como você vai encarar as situações e desafios é o que chamo de comportamento otimista.
Esse mindset é o de estar sempre em busca da felicidade, de depender somente de nós mesmos para lidar com o contexto em que estamos e buscar a melhoria contínua e a excelência. Em minha experiência, esse pensamento traz saúde, jovialidade e renovação, que com certeza resultam em amor e construção do bem.
Ser otimista envolve lembrar que a realidade pode ser, além de impermanente, bem dura às vezes. Exige discernimento e responsabilidade para tomar os desafios a partir de uma perspectiva de futuro, com a mente aberta para criar ideias, analisar o entorno e estabelecer cenários e perspectivas dinâmicas que permitirão tomar decisões, arriscar e mudar.
“Otimistas pensam em termos de ‘às vezes’ ou ‘por enquanto’; enquanto pessimistas, em termos de ‘sempre’ ou ‘nunca’.” – Psiquiatra Cyro Masci, autor de A Hora da Virada
Este exemplo resume bem os paradoxos da visão limitadora do pessimista e dos radares ligados nas oportunidades, dialogando com a resiliência e a confiança dos otimistas. Positividade é uma característica humana importante para a saúde e êxito nas ações, conectando intenção e motivação para encarar as adversidades.
Para mim, essas são as características imprescindíveis para a inovação. E essa postura se configura numa filosofia que ultrapassa a fronteira do fazer para integrar a do ser. E inspira lideranças. Uma escolha racional, buscando engajar todos nossos times na crença de que sempre há uma saída. Basta (e isso não é pouco!) ter persistência, vitalidade, senso de coletividade e vontade de progredir.
O mundo corporativo está cada vez mais diverso e plural, ainda bem. E requer alta capacidade de adaptação e de aprendizado, dos mais novos, que estão iniciando sua jornada no mercado, e dos mais experientes, que precisam continuar evoluindo. Me sinto um privilegiado de ter a oportunidade de conviver com várias gerações e diferentes perfis, que me permitem aprender tanto ou mais do que ensino. Essa troca é o oxigênio que me mantém um otimista inveterado.
Psicologia Positiva: o que é e porque vem impactando tanto as organizações?
Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?