Quando o Facebook mudou seu nome para Meta, a conversa em larga escala em torno do metaverso disparou. Para muitas pessoas, pode haver um equívoco de que Meta possui “o Metaverso”, quando na realidade, a Meta possui “um metaverso” que eles lançaram chamado Horizon Worlds. Vale ressaltar que existem diversos metaversos que vieram anos antes da palavra metaverso virar uma buzzword.
Quais são as gerações que mais visitaram o metaverso?
Para entender melhor sobre o assunto, a Hubspot fez uma pesquisa para analisar o conhecimento as pessoas sobre o metaverso e descobriu que 40% dos respondentes disseram que entenderam o conceito.
Porém, 51% dos entrevistados disseram que não entenderam a ideia de Web 3.0 – ou a terceira geração da internet, que é uma visão de um web que coloca o poder nas mãos dos usuários em vez de grandes empresas de tecnologia.
Para adicionar ao contexto da pesquisa, considere quantos dos entrevistados que visitaram um metaverso, que é 8% em média. A Geração Z foi a que mais visitou, 16%, e os Baby Boomers visitaram o pelo menos apenas 1%. Mas em quais metaversos eles gastaram mais tempo?
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Os metaversos mais visitados
O mais popular é The Sandbox, que se refere para si mesmo como “uma plataforma orientada para a comunidade onde os criadores podem monetizar ativos e jogos experiências no blockchain.”
Ao aprofundar como todos os entrevistados veem o metaverso, conclui-se que 34% dizem é o futuro da tecnologia. Já 30% também concordam que as marcas devem ter lojas virtuais no metaverso. Em última análise, quando se trata de como os consumidores veem o metaverso, 28% dizem que o metaverso é uma extensão da realidade.
O que aprendemos com isso?
Um dos insights mais significativos que podemos aprender com os entrevistados sobre o metaverso é que provavelmente não é uma moda passageira. Quando perguntaram aos participantes sobre suas atividades relacionadas ao metaverso, muitos deles tiveram experiências recentes dos últimos três meses.
Por exemplo, dos entrevistados que jogaram um jogo multiplayer online, 81% o fizeram no últimos três meses. O mesmo vale para quem já visitou um metaverso (56%), utilizou um fone de ouvido de realidade (VR) (56%) ou participou de um evento de VR (47%).
Qual o propósito de estar no metaverso?
As razões pelas quais as pessoas entram no metaverso variam, mas as razões mais comuns estão relacionadas a se divertir. O principal motivo é jogar (54%), sair com amigos online (46%), ou sair com amigos que conheceram pessoalmente (43%). Os consumidores estão vendo outros benefícios em passar tempo no metaverso.
Um dos maiores é que 51% daqueles que visitaram um metaverso dizem que podem mais facilmente ser autênticos em mundos virtuais do que pessoalmente. Outra é a segurança de dados. 53% disseram que confiam em como os dados sobre suas atividades no metaverso será armazenado e usado – o que é mais confiável do que o que eles colocam em muitas mídias sociais plataformas.
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