O estudo sobre as Melhores Empresas para Trabalhar, do Instituto Great Place to Work, é um dos mais respeitados do mercado sobre ambientes de trabalho, o qual reconhece organizações que se esforçam em criar bons ambientes de trabalho.
Dentre os princpais dados do estudo sobre as melhores empresas, o alto nível de inovação e confiança são os destaques e os pontos comuns vistos nessas empresas. Assim como, a oportunidade de crescimento, qualidade de vida, alinhamento de valores, remuneração e benefícios e estabilidade.
Enquanto as organizações não premiadas no ranking estão em um estágio mais inicial, de acordo com o Innovation Velocity Ratio (IVR), métrica desenvolvida para medir o ritmo de inovação de uma empresa.
Confira a seguir quais são as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. E também, como ser uma melhor empresa para se trabalhar.
Como se tornar uma empresa melhor para trabalhar?

Para observar os padrões de comportamento e aprender com as melhores empresas e o que elas fazem para serem consideradas “As melhores empresas para se trabalhar”. É necessário entender a fundo sobre o que essas empresas tendem a seguir e ter de retorno dessas ações, que garantem a sua permanência no topo dos rankings publicados. De acordo com a Great Place to Work, dentre as 10 dicas para ser uma empresa melhor para trabalhar estão:
- Alinhar o colaborador com os valores e propósitos da organização;
- Estimular a integração do funcionário ao quadro de colaboradores;
- Ser sincero com o funcionário, dar feedback e ter a comunicação aberta;
- Escutar a equipe para reformular estratégias;
- Agradecer e dar valor ao bom trabalho desempenhado pelo colaborador;
- Desenvolver pessoas para estarem atualizadas;
- Possuir alguma política de horário flexível
- Celebrar as conquistas e comemorar junto à sua equipe as metas;
- Engajar o funcionário e contribuir para uma causa na qual apoia;
- Inspirar as pessoas a fazer aquilo que elas sabem fazer de melhor.
Os melhores lugares para trabalhar no mundo em 2020
O resultado da pesquisa das Melhores Empresas para trabalhar no mundo realizado pela Great Place to Work, organização global considerada uma autoridade em cultura empresarial, em parceria com a revista americana Fortune.
O ranking reconheceu 25 organizações do mundo inteiro, em que a Natura, única empresa brasileira a estar no ranking, que ocupa a 24.ª posição, foi selecionada entre mais de 10 mil organizações globais que participaram da pesquisa, que envolveu 10,2 milhões de funcionários em 92 países.
A Cisco, DHL Express e Hilton, ocupam o pódio da edição deste ano das melhores empresas para trabalhar em 2020. A norte-americana Salesforce fica no quarto lugar e a Stryker, dedicada à área da saúde, fica no quinto lugar.
A Mars ocupa o sexto lugar, o grupo Adecco, Mercado Livre e o SAS, na área de tecnologia da informação, entre o sétimo, oitavo e nono lugar, respetivamente. No último lugar dentre as 10 principais surge a consultora britânica EY.
No Brasil
As melhores empresas do setor bancário para trabalhar
O GPTW relata que os valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia na liderança e maximização do capital humano são fatores essenciais para as empresas bancárias serem premiadas com o selo, que é prestigiado internacionalmente
Essas atitudes e estratégias quando colocadas em prática fazem com que organizações se destaquem no mercado como os Melhores Bancos Brasileiros de 2020 para trabalhar, que entre os três primeiros colocados ficaram: DLL, Itaú Unibanco e Losango.
As melhores empresas do setor de Varejo para trabalhar
De acordo com a análise da GPTW, o ano de 2020 foi desafiador para as empresas varejistas, que precisaram repensar operações de logística, focar nos canais digitais e ainda realocar seus colaboradores para o home office.
As atitudes e estratégias colocadas em prática nesse período fizeram com que algumas organizações se destacassem em gestão de pessoas. Com isso, o GPTW, em parceria com a Consumidor Moderno, anunciou as Melhores Empresas para Trabalhar no setor de Varejo em 2020. Dentre as top 3 empresas, foram nomeadas a Magazine Luiza, Gazin e Leroy Merlim.
Entre as empresas vencedoras, 68% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário do trabalho e 74% contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade, que aliás está muito presente no setor.
Assista uma aula exclusiva de Arthur Igreja sobre Complementariedade no Ambiente de Trabalho, clicando aqui!