Airbnb é uma empresa de aluguel de temporada online, que oferece hospedagem e atividades em todo o mundo com anfitriões locais. A empresa tem sede em San Francisco, Califórnia e opera em 100.000 cidades e em 220 países. Sendo assim, é uma das empresas com ações mais procuradas pelos investidores. Em março de 2020, planejava iniciar o processo de oferta pública do Airbnb, mas a pandemia de coronavírus teve um grande efeito na indústria de viagens ao levantar US$ 2 bilhões em dívidas por as pessoas não conseguirem viajar.
Desde sua melhora gradual desde agosto com o aumento nas viagens domésticas e na capacidade das pessoas de trabalhar remotamente em qualquer lugar do mundo. O Airbnb busca oferecer ações para sua oferta pública inicial (IPO), no dia 10 dezembro de 2020, em uma faixa entre US$ 56 e US$ 60 por ação, levantando cerca de US$ 3,5 bilhões. Com o IPO, a empresa é avaliada em US$ 47,3 bilhões, marcando assim um espetáculo de retorno depois de sofrer com diversos problemas, custos e demissões em massa durante a pandemia do novo coronavírus. Em relação com os outros IPOs, como se posiciona a oferta pública do Airbnb?
Oferta Pública do Airbnb em comparação com grandes IPOs
As ofertas públicas iniciais (IPOs) de bilhões de dólares são sempre eventos que marcam a história de grandes empresas e muitas foram manchetes em 2020. Grandes nomes de empresas ainda estão no radar como a DoorDash, a qual acaba de concluir um IPO levantando US$ 3,37 bilhões, e o IPO do Airbnb, que conquistou US$ 3,5 bilhões antes das ações abrirem mais de 100% acima do preço do IPO.
É uma grande recuperação para um mercado de IPO que em 2019 presenciou grandes IPOs como da Uber e Lyft abaixo das estimativas. Porém o cancelamento de última hora da IPO do Ant Group em novembro de 2020, que teria sido a maior oferta pública de todos os tempos cotado por US$ 34 bilhões.
O que podemos aprender com o Airbnb?
Desde o começo da empresa os fundadores Brian Chesky e Joe Gebbia usaram a criatividade para conhecer o mercado e o público no segmento que balançou a indústria hoteleira e como este fenômeno vem mudando toda uma cultura consumidora exigente em hospedagem em todo o mundo em menos de 10 anos. Criar um novo mercado não é tarefa fácil, mas se você conseguir, o sucesso e o retorno financeiro podem ser impressionantes.
Com isso, grandes lições de negócios podem ser extraídas das escolhas dos fundadores nos seus momentos mais críticos, confira a seguir as três principais lições que podemos aprender com a oferta pública do Airbnb e com a história da empresa:
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Customer Centricity
Os fundadores começaram por definir objetivos super específicos ao iniciar um mercado, usando soluções criativas para fazê-lo crescer. Assim, focaram no mercado de Nova York e encontraram com todos os anfitriões pessoalmente e fotografaram os apartamentos para os anúncios que apareceriam no site. Assim, entenderam profundamente o que queriam tanto os anfitriões, como os clientes que se hospedavam com eles.
A grande lição aqui é que antes de querer fazer qualquer negócio crescer muito – escalar, no jargão das startups você precisa entender profundamente o seu cliente. A partir deste conhecimento, você irá fazer inúmeras adaptações ao seu produto e serviço originais que o tornarão muito melhores. Só aí será hora de realmente crescer.
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Pensar de forma global e colaborativa
Para o Airbnb, o próximo passo foi replicar o resultado positivo alcançado em Nova York em outros mercados. Com o potencial de cada mercado em mente, os empreendedores do Aribnb focaram em seguida Londres. Conversaram com anfitriões e possíveis visitantes, realizaram campanhas online e financiaram a viagem de funcionários para locais que ainda não tinham sido avaliados. O mercado para o Airbnb era global desde o primeiro dia, mas os fundadores enxergaram as vantagens de segmentá-lo inicialmente para descobrir o que havia em comum e o que havia de diferente em diferentes cidades.
A estratégia foi primeiro descobrir o que realmente funcionava, para só depois tentar descobrir como tornar o negócio mais sofisticado e escalável. Com disposição para assumir grandes riscos em favor da sua comunidade de usuários a empresa se tornou um grande sucesso.
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Se arriscar e expandir novos mercados
O Airbnb só é hoje uma empresa que vale mais de R$100 bilhões, porque muito antes que isso fosse realidade, os fundadores optaram por assumir riscos extremos em favor de seus usuários quando foi necessário e foram recompensados. Toda startup que se tornou uma mega empresa passou por momentos decisivos como este. A concorrência também sempre esteve no radar do Airbnb, e o que a empresa fez foi mudar o mais rápido possível assim que a competição se tornou importante.
Em algum ou muitos momentos, ela teve de acelerar desesperadamente, conseguindo finalizar produtos, serviços ou plataformas chaves só aos 45 minutos do 2o tempo.