Na quarta-feira, a Tesla divulgou ganhos significativos no segundo trimestre que excederam as expectativas de Wall Street. Eles também mostraram o quarto lucro trimestral consecutivo da montadora, o último marco necessário para ser considerado apto para inclusão no popular índice S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas na bolsa de valores dos EUA.
Alguns acham que a adição de Tesla ao índice é uma conclusão precipitada, incluindo o analista do Wedbush Daniel Ives, que escreveu em uma nota de quinta-feira que é “provavelmente um acordo fechado”. Mas, simplesmente cumprir os critérios de inclusão no índice não significa que a empresa será adicionada.
Critérios de Avaliação para o índice S&P500
Para serem incluídas no S&P 500, as empresas devem ter sede nos EUA, negociar na Bolsa de Valores de Nova York, Nasdaq ou Cboe, ter uma capitalização de mercado de pelo menos US$ 8,2 bilhões e reportar quatro trimestres consecutivos de lucro, de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos nos EUA (GAAP).
Uma oportunidade se consolidaria se uma empresa atual do S&P 500 deixar de atender aos critérios de elegibilidade devido a uma fusão, aquisição ou reestruturação significativa. As empresas também podem ser excluídas do índice se violarem substancialmente um ou mais dos critérios de elegibilidade, de acordo com a S&P.
Se isso ocorrer, um grupo chamado Comitê do Índice levará em consideração vários fatores ao selecionar um novo membro para ingressar no índice, incluindo o equilíbrio do setor e a representação do tamanho, informou a empresa.
O Comitê de Índice é formado por membros profissionais em tempo integral da equipe dos índices da S&P Dow Jones. O comitê se reúne mensalmente e o índice é reequilibrado trimestralmente.
Independentemente desse cronograma, no entanto, o comitê pode adicionar ou remover empresas a qualquer momento, de acordo com o porta-voz da S&P. Quando o comitê adiciona ou remove uma empresa, ele faz um anúncio público descrevendo as alterações.
Adicionar a Tesla ao índice pode apresentar alguns desafios únicos devido ao seu tamanho. A Tesla seria a maior empresa já adicionada ao S&P 500, com base em sua capitalização de mercado de aproximadamente US $ 281 bilhões no fechamento do mercado na quinta-feira.
As ações da Tesla ganharam mais de 260% no acumulado do ano.