Guia do CEO: Como se tornar um(a) líder ainda mais relevante

O trabalho de um CEO é considerado a peça chave para uma organização e apresenta um grau elevado de responsabilidade. Ele é quem controla os maiores movimentos da empresa e busca constantemente um melhor desempenho para uma empresa.

Apesar do brilho da função, servir como CEO pode consumir muita energia e pode ser bastante solitário e estressante. Os altos padrões e as expectativas amplas de diretores, acionistas, clientes e funcionários criam um ambiente único, no qual um movimento pode atrapalhar uma carreira bem sucedida.

Com isso, elaboramos um guia prático com os melhores insights para entender como CEOs pensam e agem. Além de mostrar quais mentalidades e práticas tornam os CEOs mais eficazes. Boa Leitura!

 

Top CEOs de startups no Brasil

Entre os principais desafios que os líderes contemporâneos enfrentam está em guiar o rumo da inovação em um cenário repleto de mudanças cada vez mais velozes e constantes. Muitos CEOs de empresas emergentes, como as startups, são responsáveis pela visão estratégica do negócio, por captar novos recursos e implementar uma cultura de alta performance

A partir da análise do report 100 Super CEOs da Distrito, podemos destacar os principais CEOs de startups unicórnio no Brasil que são:

Ao olharmos para a nacionalidade de cada CEO presente nesse material, vemos que a maioria tem origem brasileira, mas que há presença considerável de estrangeiros.

Outro dado importante de se analisar é sobre as lideranças femininas. Apenas uma em cada dez mulheres ocupa a posição de CEO no País, segundo estudo realizado pela Page Executive, unidade de negócio do PageGroup, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Apesar de serem a maioria da população, segundo dados do IBGE, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, revela pesquisa da Grant Thornton.

Dentre os CEOs das startups selecionadas, apenas cinco são mulheres. São elas: Anna Saicali (Ame Digital), Mariana Ramos Dias (Gupy), Mônica Hauck (Sólides), Talita Lacerda (Petlove&Co) e Priscila Siqueira (Gympass) representando a única startup unicórnio atualmente.

Já quando analisamos a trajetória acadêmica dos CEOs, vemos que quase metade deles cursaram uma faculdade pública no Brasil. Em seguida, temos 40% formados em faculdades privadas, enquanto 13% cursaram faculdades fora do Brasil.

 

Principais prioridades e investimentos de CEOs em 2022-2023

A crise do COVID-19 apresentou talvez o maior desafio para muitos CEOs. Os líderes tiveram que proteger tanto o financeiro, interesses dos acionistas e a saúde de seus colaboradores devido a pandemia. Com isso, as prioridades de trabalho mudaram e permitiram as organizações atingirem seus objetivos.

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner,  a força de trabalho ganhou mais impulso, com 24% dos CEOs a nomeando entre suas três principais prioridades. Esse rápido aumento é um sinal de que os CEOs reconhecem o tributo que o ano de 2020 cobrou das pessoas.

Entre os maiores perdedores da atenção do CEO está a gestão de custos, que caiu para o sétimo lugar como resultado de uma queda de 17% ano a ano na participação de CEOs que a sinalizaram como uma prioridade, de 14% para 11%.

Reprodução AAA Inovação

Já as intenções de investimento apontam crescimento para habilidades digitais, Mesmo áreas que normalmente obtêm forte apoio, como tecnologia da informação, pessoas e cultura e aprimoramentos de produtos, obtiveram compromissos de uma parcela menor de CEOs.

Mesmo áreas que normalmente obtêm forte apoio, como tecnologia da informação, pessoas e cultura e aprimoramentos de produtos, obtiveram compromissos de uma parcela menor de CEOs.

Um modelo de excelência de CEO

As mentalidades e práticas de excelentes CEOs, começam com os seis principais elementos do trabalho do CEO, que são elementos focado nas seguintes funções: definir a estratégia, alinhar a organização, liderar a equipe de ponta, trabalhando com o conselho, stakeholders externos e administrando o próprio tempo e energia.

Em seguida, essas responsabilidades são divididas em responsabilidades específicas que cabem exclusivamente ao CEO para determinar as seguintes mentalidades e práticas. Confira esses elementos a seguir:

Reprodução AAA Inovação

1. Estratégia corporativa

É a responsabilidade do líder definir a direção da empresa. As chances de saltar de uma média empresa para uma excelente podem ser longas, mas os CEOs podem aumentar as formas de vencer ao se concentrar nas probabilidades aderindo a estas práticas:

  1. Visão: Reformule o que significa vencer.
  2. Estratégia: Faça movimentos ousados desde o início.
  3. Lição: Permaneça ativo.

2. Alinhamento organizacional

Os melhores CEOs colocam igual rigor e disciplina para alcançar a grandeza tanto na estratégia e talento. Eles pensam sistematicamente nas funções que eles desempenham e o que podem alcançar. Dentre os pilares para conquistar bons resultados disso estão:

  1. Talento: Combine talento com valor.
  2. Cultura: vá além do engajamento dos funcionários
  3. Gestão: combine velocidade com estabilidade.

 

3. Equipe e processos

A dinâmica de equipes de ponta podem influenciar no sucesso de uma empresa. Porém, os preconceitos individuais e dinâmicas de grupo desajeitadas podem diminuir a eficácia da equipe e de processos. Os excelentes CEOs reconhecem essa realidade e podem neutralizar isso por meio de:

  1. Trabalho em equipe: Mostre determinação
  2. Tomada de decisão: Defenda-se contra preconceitos
  3. Processos de gestão: Garanta a coerência

 

4. Envolvimento da diretoria

A missão do conselho em nome dos acionistas é de orientar nos esforços da administração para criar valor a longo prazo. O presidente que lidera o conselho e, mesmo quando essa função é exercida pelo CEO, a independência do conselho é essencial. No entanto, CEOs excelentes podem tomar medidas úteis, como de:

  1. Eficácia: Promova uma agenda voltada para o futuro.
  2. Relacionamentos: Pense além da reunião e fortaleça os laços
  3. Capacidade: Buscar equilíbrio e desenvolvimento.

 

5. Concentração no longo prazo e no porque

Todo CEO deve conhecer a missão e os valores de sua empresa. Bons CEOs sabem que essas declarações precisam influenciar na tomada de decisões e os comportamentos do dia a dia. Excelentes CEOs vão além: eles reforçam e agem de acordo com um propósito corporativo para beneficiar a sociedade. Por isso, tenha em mente os pilares a seguir:

  1. Objetivo: observe o lado social
  2. Interações: Priorize e dê forma.
  3. Realidade: crie resiliência antes de uma crise.

 

6. Normas pessoais de trabalho

Os CEOs são responsáveis por todo o trabalho de suas organizações. A vida deles consiste em reuniões intermináveis e uma enxurrada de e-mails. Embora nenhum CEO possa escapar completamente dessas emoções, CEOs excelentes sabem que servirão melhor a empresa assumindo da seguinte maneira:

  1. Escritório: Gerencie seu tempo e energia
  2. Modelo de liderança: escolha a autenticidade.
  3. Perspectiva: Proteja-se contra a arrogância.

 

Top 10 melhores CEOs do mundo

Os Top CEOs de 2021 incluem pessoas dos mais diversos setores que foram atingidos pela pandemia como varejo, restaurantes e hospitalidade.

Isso representa mais da metade dos CEOs que nunca tinham estado nessa lista antes, e o motivo é que a pandemia pressionou todos os CEOs e criou uma oportunidade para as pessoas que assumiram o ponto de vista dos funcionários para se destacar.

Segundo Andrew Chamberlain, Economista Chefe da Glassdoord, a confiança é um tema comum nas classificações de Top CEOs deste ano, e as pessoas que colocaram os funcionários em primeiro lugar são aquelas que conquistaram o topo da lista.Confira a seguir os 10 melhores CEOs de 2021, de acordo com Glassdoor:

Reprodução AAA Inovação

.

Perfil dos melhores CEOs do mundo

De acordo com o estudo publicado recentemente pelo Brand Finance, com base nas informações de profissionais com cargo de CEO ao redor do mundo. Os resultados podem indicar um perfil de pessoas que chegam ao posto mais desejado de uma corporação.

As formações mais comuns entre os CEOs são de Ciência da computação, Economia, Engenharia e Administração. Dentre o trabalho mais comum dos diretores executivos foi destaque o cargo de consultor e analisado que a maioria deles antes de serem CEOs pela primeira vez, foram diretores antes e/ou promovidos internamente na empresa.

De modo geral, a média de idade de um CEO é entre 50 – 60 anos e os com mais idade apresentam uma faixa de mais de 80 anos. E para os mais novos, abaixo de 40 anos, representado no gráfico a seguir:

Imagem via BrandFinance

Esses dados representam um padrão de perfil de CEOs. Porém, tenha em mente que essas características não excluem outras trajetórias, já que esse é um universo plural e está em constante evolução.

Clique aqui e confira o report completo Global 500 2021 da Brad Finance

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile