O ano de 2019, mesmo com toda a instabilidade econômica e política o Brasil conseguiu reunir condições essenciais para criar um enorme movimento de inovação. Segundo o economista e apresentador Ricardo Amorim, do AAA Inovação, são 3 fatores fundamentais para fazer a inovação acontecer:
- Geração de Ideias
- Dinheiro
- Tecnologias de Base
Quando temos conectividade e acesso à informação através da internet, juros baixos, grande quantidade de capital disponível para investimento e tecnologias de baixo custo com alta disponibilidade atingimos o momento ideal para que a inovação aconteça de forma mais natural.
Um momento que direciona todas as empresas para o mesmo caminho
Este cenário cria dois tipos de empresas: as que já estão inseridas neste processo de inovação e aquelas que até querem, mas ainda não conseguiram se adaptar ao novo momento socioeconômico.
Muitas empresas como Nubank, Uber e Ifood já nasceram praticamente inseridas e prontas para inovar. Outras, nascidas anos antes de imaginarmos todos estes acontecimentos, conseguiram se movimentar rapidamente. A IBM é um exemplo, vendeu sua operação de hardware para focar no segmento de IA com o IBM Watson. Agora elas estão criando novas formas de relacionar com seus clientes e empregar toda esta tecnologia disponível, impondo novos conceitos e parâmetros de atuação.
Existe ainda um outro cenário: Empresas de vários tamanhos e segmentos que entenderam o quanto é necessário se movimentar em direção a este novo mundo, mas ainda não conseguiram se mexer. Elas já compreenderam que remodelar conceitos e modelos de gestão se adequando aos novos parâmetros de mercado passou a ser uma questão de sobrevivência, mas se sentem perdidas na hora de colocar em prática.
É um processo realmente doloroso, mas que precisa acontecer rápido! Como arrancar aquele band-aid com um puxão só!
Fazer isto requer que a empresa esteja preparada, seja com um time interno de inovação ou acompanhada por um parceiro especialista, capaz de entender a situação e fazer a conexão entre o momento atual da empresa e novo momento exigido pelo mercado.
O amadurecimento de gestores e colaboradores é extremamente importante
Para a startup SBX | SpaceBornX , aplicar estas mudanças dentro de muitas empresas representa mudar não somente processos e estratégias, mas o mindset do board das empresas bem como das pessoas direta ou indiretamente envolvidas na operação. Fazer a inovação acontecer é buscar amadurecer todas as pontas de uma só empresa, seja ela pequena, média ou grande:
“As vezes é preciso abrir mão de tradições carregadas por anos, abrir mão de processos e até de produtos que há anos funcionavam muito bem, mas que não atendem aos novos padrões de mercado, em função da escalabilidade e até mesmo da sobrevivência do negócio.”
É fato que o mundo mudou, o cliente mudou, nosso dia a dia mudou.
O padrão de consumo mudou e agora o seu mindset precisa mudar.
Entender de forma profunda o que acontece com o mercado e seus nichos, ter uma “cabeça aberta” a mudanças e estar bem assessorado são as chaves para um 2020 com grandes resultados.