A maior rede social de todos os tempos. Um império avaliado em mais de 500 bilhões de dólares. Uma das empresas sinônimas da inovação disruptiva do início do século XXI.
Muitas definições podem ser dadas ao Facebook. Mesmo com seus recentes escândalos de vazamentos de dados e as acusações de a empresa contribuir para polarizações, através de um ambiente tóxico, é inegável que o Facebook é um dos negócios mais impressionantes das últimas décadas.
Pensando nisso, separamos seis livros que irão ajudar você a entender mais sobre a maior rede social do mundo, para o bem ou para o mal.
The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius, and Betrayal – Ben Mezrich (2009)
Talvez o livro mais conhecido sobre o Facebook, The Accidental Billionaires foi lançado em 2009 e deu origem ao filme A Rede Social, lançado em 2010 e aclamado pela crítica.
O livro possui uma visão mais crítica sobre Zuckerberg, mostrando como o atual multibilionário enganou os gêmeos Winklevoss e tentou passar por cima de seu antigo sócio, o brasileiro Eduardo Saverin. #polêmico
“O que nem ele nem Mark sabiam quando começaram a coisa era como o Facebook era viciante. Você não visitava o site apenas uma vez. Você visitava todos os dias. Você voltava de novo e de novo, adicionando ao seu perfil, alterando suas fotos, seus interesses e, acima de tudo, atualizando seus amigos. Realmente transferiu uma grande parte da vida universitária para a Internet. E isso realmente mudou a cena social de Harvard.”
The Accidental Billionaires – Ben Mezrich
The Facebook Effect – David Kirkpatrick (2010)
Lançado um ano após The Accidental Billionaires, a ideia de The Facebook Effect é trazer uma contrapartida ao que foi mostrado no livro de Ben Mezrich.
Ao invés de focar na relação de Mark Zuckerberg com os gêmeos Winklevoss ou Saverin, Kirkpatrick prefere focar na genialidade do fundador do Facebook.
O autor traz relatos de executivos da companhia e exalta o foco de Zuckerberg em recusar ofertas de compra vindas de gigantes e sua obsessão em crescer a rede social. #markbonzinho
“Mark tem a perspectiva mais de longo prazo que já vi. Esse cara é muito acima da média na visão de longo prazo.”
The Facebook Effect – David Kirkpatrick
Grouped: How small groups of friends are the key to influence on the social web – Paul Adams (2011)
Embora não seja um livro exatamente sobre o Facebook, Grouped ajuda a entender algumas das decisões mais importantes da empresa e como as “bolhas” se formaram dentro da rede social.
Paul Adams trabalhou em iniciativas do YouTube e Gmail e hoje é pesquisador no Facebook. Em Grouped, Adams investiga como pessoas se conectam e influenciam umas às outras no ambiente online. #bestfriends
“Quando o Facebook Photos foi lançado em 2005, havia muitos outros produtos fotográficos no mercado. O Facebook Photos era inferior em quase todas as áreas. Suportava um número menor de tipos de arquivo, suportava fotos com resolução mais baixa e não tinha muitos recursos de edição, como girar, cortar ou remover olho vermelho. Mas o Facebook Photos tinha um recurso que os outros não – a capacidade de marcar seus amigos. O Facebook Photos não foi construído em torno do conteúdo, foi construído em torno das pessoas, e as pessoas se importavam muito mais em ver seus amigos do que ver fotos de alta resolução ou belas paisagens.”
Grouped – Paul Adams
O Clique de 1 Bilhão de Dólares – Filipe Vilicic (2015)
Mais um livro que não é exatamente sobre o Facebook, mas ajuda a entender algumas coisas sobre a empresa e possui vários pontos muito interessantes.
Escrito pelo jornalista brasileiro Filipe Vilicic, O Clique de 1 Bilhão de Dólares narra a criação do Instagram, pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro (yeah!) Mike Krieger.
Além de fornecer informações importantes sobre como se deu a compra do Instagram pelo Facebook, é uma ótima imersão no ambiente altamente inovador e competitivo do Vale do Silício. #brazilrocks
“Nas revistas especializadas, tornou-se recorrente uma análise que certamente incomodava Mark Zuckerberg: o Instagram estava roubando jovens usuários do Facebook e, assim, poderia até mesmo substituí-lo em um futuro próximo. Na batalha entre os reis do Vale do Silício, o maior medo é a perda de súditos — os usuários —, o que indica o início do caminho para a irrelevância.”
O Clique de 1 Bilhão de Dólares – Filipe Vilicic
Becoming Facebook: The 10 Challenges That Defined the Company That’s Disrupting the World – Mike Hoefflinger (2017)
Assim como Grouped, Becoming Facebook foi escrito por alguém de dentro da empresa. Aqui, Mike Hoefflinger, que trabalhou seis anos como Diretor Global de Marketing para Negócios no Facebook, expõe 10 momentos que definiram a história da empresa para que ela se tornasse a gigante que é hoje.
Mais do que uma história da empresa, tem algumas lições de negócios bem valiosas. Hoefflinger defende sobretudo que o sucesso do Facebook não foi nada acidental. #notaccidentalbillionaires
“Sempre foi intenso e nunca foi fácil, mas a história de como Zuckerberg, Sandberg e as equipes do Facebook construíram um negócio de real importância, é uma das maiores histórias do Vale do Silício de todos os tempos.”
Becoming Facebook – Mike Hoefflinger
Zucked: Waking Up to the Facebook Catastrophe – Roger McNamee (2019)
O último grande livro sobre o Facebook lançado é Zucked, de Roger McNamee. Assim como Hoefflinger e Adams, McNamee também foi um insider da empresa. O autor foi por anos mentor de Zuckerberg e um dos primeiros investidores da empresa. Segundo o próprio McNamee:
“Eu me envolvi com a empresa há mais de uma década e tenho tido muito orgulho e alegria no sucesso da empresa … até os últimos meses. Agora estou desapontado. Estou com vergonha. Estou envergonhado. Com mais de 1,7 bilhão de membros, o Facebook está entre os negócios mais influentes do mundo. Quer gostem ou não – seja o Facebook uma empresa de tecnologia ou uma empresa de mídia – a empresa tem um enorme impacto na política e no bem-estar social. Toda decisão que a gerência faz pode importar para a vida de pessoas reais. A gerência é responsável por todas as ações. Assim como recebem crédito por todo sucesso, precisam ser responsabilizados pelos fracassos. Recentemente, o Facebook fez algumas coisas realmente horríveis, e não posso mais desculpar seu comportamento.”
Zucked: Waking Up to the Facebook Catastrophe – Roger McNamee
#yougotzucked
Facebook, Inovação e Negócios
E aí, o que achou da nossa lista? Sentiu falta de algum livro? Já leu algum desses? Deixe suas opiniões nos comentários!
Se você gostou desse conteúdo, saiba que ele é apenas a ponta do iceberg. Foi justamente pensando em fornecer conteúdo para ensinar às pessoas sobre inovação e negócios disruptivos que surgiu o AAA.
Se você quer estar atento às grandes tendências do mundo dos negócios, da tecnologia e da inovação, acesse https://aaainovacao.com.br/, nossa plataforma exclusiva para profissionais que querem estar à frente das mudanças.
Lá, Ricardo Amorim (Economista e uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Forbes); Allan Costa (Mentor de startups e AMP pela Harvard Business School); e Arthur Igreja (Investidor-anjo e professor da FGV, com experiência em mais de 25 países), trazem os principais ensinamentos sobre o que há de mais importante no mundo da inovação, tecnologia e negócios, com conteúdos diários.
Esteja à frente da mudança, com:
👉 Insights exclusivos sobre tendências, tecnologia, futuro, inovação e negócios inovadores;
👉 Entrevistas com empreendedores fora de série (como Tallis Gomes, Alessio Alionço, Pedro Waengertner, Camila Farani, João Kepler e Romero Rodrigues);
👉 Resumos de livros (de autores como Amy Webb, Kevin Kelly, Satya Nadella e Eric Ries);
👉 Cobertura dos eventos mais inovadores do mundo (como SXSW, Web Summit, Wired Live e SingularityU).
Nossos assinantes estão em empresas como Ambev, Bradesco, Banco do Brasil, Carrefour, Globosat, Riachuelo, Samsung, Santander, Natura, Boticário, Oracle e muitas outras.
Pronto para o futuro da sua carreira e do seu negócio?
Acesse https://aaainovacao.com.br e não seja atropelado pela mudança!
Gosta de conteúdos sobre futuro, inovação e negócios inovadores? Aqui estão alguns em destaque!
👉 Yuval Noah Harari, Inteligência Artificial, Educação e Futuro
👉 Tecnologia, Futuro, Trabalho e Educação
👉 Os 4 Tipos de Inovação (+ cases Apple, Netflix, Tesla e Globo)