Buscando criar escudos para maiores polêmicas, o Facebook anunciou em 21 de outubro de 2019, como está se preparando para as eleições de 2020 nos Estados Unidos. A rede social se mostrou preparada para o combate de notícias falsas e tendenciosas, conhecidas popularmente como Fake News.
Através de sua conta oficial no Twitter, a empresa apresentou vários novos recursos que irão facilitar tanto a identificação de candidatos à presidência dos EUA, quanto a veracidade de notícias apresentadas ao longo das campanhas:
Today, we’re sharing an update on how we’re preparing for the 2020 US elections: https://t.co/T4vdGKI907 pic.twitter.com/rTlJI7bWhG
— Facebook (@facebook) October 21, 2019
Através do primeiro tweet “Hoje, vamos compartilhar uma atualização de como estamos nos preparando para as eleições de 2020 dos EUA”, a marca divulgou o link para a página Helping to Protect the 2020 US Elections, que explica como o Facebook irá lidar com as Fake News nas eleições durante as campanhas.
Recursos do Facebook contra Fake News nas eleições
Começando em novembro de 2019, um sistema de inteligência irá vasculhar Facebook e Instagram, buscando notícias e informações que já tenham sido sinalizadas como Fake News, inserindo rótulos que comprovam ou reprovam o conteúdo apresentado. Além de apresentar um botão que explica o porque do rótulo de notícia falsa, o novo recurso também irá abrir uma janela de aviso, caso o usuário tente compartilhar a notícia com Informação Falsa.
Outro recurso anunciado se chama Transparência de Página, que irá apresentar todos os detalhes de qual pessoa, de qual empresa ou organização tem o domínio sobre as informações inseridas. Dessa forma, os detalhes teriam maior necessidade de veracidade e o contato do responsável ficaria acessível para autoridades e para o público:
We’ll also more prominently label content across Facebook and Instagram that has been rated false by third-party fact checkers pic.twitter.com/Aqbo0JHjA8
— Facebook (@facebook) October 21, 2019
Outra forma que uma das maiores empresas do mundo encontrou para impedir a propagação de Fake News, foi o recurso já disponível no aplicativo, chamado Ad Library. A biblioteca de anúncios trará informações detalhadas para jornalistas, advogados, pesquisadores e eleitores, que poderão:
- Verificar quanto um candidato gastou em mídia
- Acessar análises geográficas que mostram para quais regiões foram feitos maiores esforços de divulgação
- Analisar detalhamento de qual rede foi utilizada (Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Network)
- Baixar informações e conectar com sistemas de API
Através dessa opção, a mídia poderá gerar novas informações baseadas em dados verdadeiros, fazendo com que os próprios candidatos precisem “jogar limpo” em suas campanhas, gastos e direcionamentos de mídia:
We’ll begin labeling state-controlled media on their Page and in the Ad Library pic.twitter.com/fBYHEDhJCt
— Facebook (@facebook) October 21, 2019
Facebook fez investimentos contra notícias falsas
Segundo matéria da The Next Web, o Facebook confirmou ter feito investimentos desde 2016, buscando democratizar as eleições, evitando impactos causados por notícias virais que prejudicavam a reputação de candidatos.
Além de anunciar esses recursos, o Facebook contou que irá fazer um investimento inicial de US$2 milhões, em projetos de informação que buscam educar usuários das redes sociais, mostrando quais informações consumir, evitando contato com fontes de Fake News. Os projetos não foram detalhados na página do Facebook sobre as eleições de 2020.
Por hora, a página Election 2020, da The New York Times, apresentou 25 possíveis candidatos preparados para participar das eleições que terão votações encerradas em 3 de Novembro de 2020, apresentando quem irá tomar posse do país à partir de 21 de janeiro de 2021.
Anunciando novos recursos que buscam o combate contra Fake News, o Facebook se prepara para as eleições presidências dos Estados Unidos, utilizando tecnologia e influência de dados, para resultar em campanhas justas e com fatos reais.