A COVID-19 se transformou em uma crise global para governos e organizações tomarem medidas imediatas para proteger as pessoas. O vírus continua a se espalhar rapidamente, para todos os continentes, com a maioria dos países afetados e novos casos relatados diariamente.
Todos estão lutando com os impactos da pandemia em vários graus de gravidade e complexidade. Os especialistas não sabem quanto tempo levará para conter o vírus. Por isso, líderes devem se preparar para o curto prazo, ao mesmo tempo que desenvolvem novas capacidades e maneiras de trabalhar que permitirão mudanças de longo prazo para como eles operam.
Confira a seguir as principais etapas práticas que você deve seguir para começar.
Nova Era do Trabalho Digital
Com o trabalho digital mais forte, é necessário entender a base desse ambiente e o que fazer para saber desenvolver sua carreira e negócio nele. De acordo com o report, Elastic Digital Workplace da Accenture a base é constituída pela sua experiência de trabalho e ambiente altamente extensível que permite dimensionar e adaptar-se às mudanças nos negócios.
Os fatores demonstrados permitem que sua organização rapidamente avalie suas capacidades em uma infinidade de fatores, e priorize onde é necessário focar. Confira mais detalhes a seguir:
CULTURA E ADOÇÃO
Conectar colaboradores é fundamental fazer a adoção de ferramentas digitais para ter um time de profissionais altamente treinados que treinam as pessoas como trabalhar com eficácia em ambientes remotos.
Para isso, existem três aspectos principais para impulsionar a adoção:
- Transparência: prepare líderes para serem empáticos e disponíveis para suas equipes
- Sistema de Nuvem: trabalhe em locais de dados de armazenamento baseados em nuvem
- Home Office: faça seu ambiente de trabalho em casa o mais eficaz possível, reduzindo distrações e configurções da rede local.
COLABORAÇÃO ELÁSTICA
Com mais funcionários trabalhando remotamente, as ferramentas de colaboração devem lidar imediatamente com um aumento no volume e na carga, ao mesmo tempo em que melhoram a usabilidade e a produtividade. As ações a serem tomadas são de:
- Colaboração: expanda recursos de colaboração e comunicação para fornecer cobertura de funcionários em larga escala.
- Capacitação de Negócios: identifique os principais contatos de sua empresa com seu ecossistema, avalie os recursos atuais de reunião virtual para interação perfeita com parceiros, fornecedores e clientes.
TRABALHO VIRTUAL
Os ambientes de trabalho virtuais fornecem aos funcionários os recursos-chave que precisam para serem produtivos, como um notebook seguro e acesso contínuo a aplicativos e dados corporativos. Esses aspectos chaves são separados em:
- Agilidade na mobilidade: priorize na adaptação de trabalhadores na condução do negócio, garantindo que eles tenham as ferramentas e o acesso que necessidade.
- Interatividade: Habilite transmissão interativa entre colaboradores e treine facilitadores de reuniões para um maior suporte para atingir o melhor resultado.
CONTINUIDADE DISTRIBUÍDA
A coisa mais importante durante a COVID-19 é proteger as pessoas. Isso requer monitorar claramente um ambiente de rápida evolução, tornando os negócios com rápidas decisões e de comunicação mais rápida.
- Monitore e avalie: ative os processos de gerenciamento de crises e institua uma força-tarefa conforme necessário.
- Planejamento de negócios: incorpore o planejamento de pandemia em seus planos de continuidade de negócios.
SEGURANÇA ADAPTADA
É fundametal abordar rapidamente protocolos de segurança e soluções para permitir a expansão da conectividade remota, Incluindo:
- Acesso à rede: implante um modelo de confiança para adaptação de novas tecnologias para não depender da de tradicional soluções.
Para se aprofundar no tema, confira a entrevista de Allan Costa com Federico Grosso, VP da Adobe na América Latina sobre o que devemos trazer para o ambiente de trabalho para ter mais foco e energia, clicando aqui!