Equipes de Alta Performance e Diversidade: Desvendando a relação entre elas

Para que uma empresa alcance o sucesso, contar com a força do seu capital humano é indispensável. As equipes de alta performance são um fator central para o desenvolvimento do negócio. E cada dia torna-se mais claro que, para desenvolver uma equipe com esse perfil, a diversidade é uma importante aliada.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre as equipes de alta performance e a relação entre elas e a promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

 

O que é uma equipe de alta performance?

Uma equipe de alta performance é um time de profissionais que, em razão do perfil individual de cada um e da dinâmica do relacionamento entre todos, conseguem produzir resultados superiores em conjunto. É importante notar que os dois elementos citados – o perfil individual e a dinâmica do relacionamento – são necessários. Não se desenvolve uma equipe de alta performance apenas com um deles.  

No elemento da dinâmica do relacionamento, é fundamental que haja, por exemplo, a colaboração e o alinhamento (em relação a visão, valores, metas e métricas). Por sua vez, no elemento do perfil individual, é fundamental que haja profissionais com as competências certas e diversidade na equipe.

Leia também: Futuro do Trabalho: Quais são as habilidades mais requisitadas?

 

Benefícios de promover equipes de alta performance 

Desenvolver equipes de alta performance não é um trabalho que pode ser realizado em um dia. Isso demanda tempo e investimento da parte da empresa. Veja os principais benefícios para promover equipes de alta performance e aprenda a colocá-los em prática: 

 

Objetivos claros

Em uma equipe de alta performance, os objetivos do time são claros para todos. Isso significa que esse grupo de profissionais vai ter mais foco em relação aos resultados, tanto de curto quanto de médio e longo prazo, que seu trabalho vai produzir. Esse é justamente um dos motivos pelos quais equipes de alta performance são mais eficientes.

 

Confiança

As equipes de alta performance são marcadas por uma sólida e profunda confiança entre os colaboradores. Por esse motivo, todos se sentem à vontade para expressar ideias, apresentar feedback, sugerir mudanças. Mesmo as críticas que são feitas dentro desse grupo são construtivas e colaboram para o desenvolvimento de todos.

 

Melhoria contínua

Enquanto outras equipes podem ficar estagnadas, as equipes de alto desempenho buscam a melhoria contínua. Os membros ativamente identificam problemas e oportunidades, e traçam soluções para, em conjunto, resolver os obstáculos no caminho.

 

Clima positivo

As equipes de alto desempenho apresentam forte motivação e engajamento com o trabalho. Além disso, a relação entre os membros é construtiva. Você não vai encontrar equipes de alto desempenho reclamando da empresa ou criando discórdias entre si. Nelas, o clima positivo é um traço marcante. 

 

A importância da diversidade para o as equipes de alta performance

Para formar equipes de alta performance, a diversidade é um elemento importante. Afinal, mesmo dentro de uma equipe, você precisa ter pessoas com histórias, visões e competências distintas. É essa heterogeneidade que permite que os membros se complementem e se apoiem no dia a dia. Vale a pena lembrar que tarefas diferentes exigem conjuntos de competências diferentes. Por isso, para que uma equipe seja capaz de executar com qualidade todas as tarefas que lhe são designadas, ela não pode ser composta por um único perfil de profissional.

 

Como fazer as diversidades convergirem? 

Não há dúvidas de que a diversidade é importante para a formação de equipes de alta performance, mas existe uma questão importante: como fazer profissionais com perfis diferentes trabalharem de maneira alinhada?

Esse é o papel que a liderança precisa exercer. O líder da equipe deve conscientizar a todos sobre a importância da diversidade, intervir e mediar eventuais conflitos que podem surgir no começo, e deixar muito claros os objetivos comuns de todos os membros da equipe.

 

Como montar uma equipe de alta performance?

Para montar equipes de alta performance, então, tudo começa na seleção dos profissionais. Como vimos, a diversidade é um fator a ser considerado nesse momento. Essa diversidade pode ser referente a vários aspectos; não apenas ao perfil profissional em si, mas também ao perfil pessoal: faixa etária, gênero, etnia.

Uma vez que os profissionais sejam selecionados, o passo seguinte é assegurar que todos entendam os objetivos gerais e também seus papéis dentro do time. Essas são informações indispensáveis para que a equipe entenda o que é esperado dela e trace o melhor caminho para chegar a esse resultado.

Além disso, também é importante incentivar a comunicação entre os membros, de uma forma construtiva. O cenário ideal é que eles tornem-se capazes de dar e receber feedback para a melhoria contínua da equipe, sem que isso prejudique seus relacionamentos interpessoais.

 

Diversidade e Inovação

A diversidade dentro das equipes de alta performance tem tudo a ver com o potencial de inovação dessas equipes. A inovação não pode ocorrer em um ambiente heterogêneo. É preciso haver ideias diferentes em contato na resolução de um problema, para que soluções únicas possam ser criadas.

Para esse potencial seja explorado, no entanto, deve haver uma forte cultura de inovação dentro da empresa. Os membros devem ser incentivados a encontrar novas soluções por meio do diálogo e da colaboração.  A diversidade garante complementaridade entre os profissionais, permitindo que eles sejam mais eficientes para desempenhar várias atividades. Além disso, a diversidade favorece a inovação, criando um meio heterogêneo de ideias.

Sair da versão mobile