A revista americana TIME publicou nesta terça-feira, 27, o ranking das empresas mais influentes do mundo, que destaca os negócios de impacto extraordinário em todo o mundo. Para montá-lo, a TIME solicitou nomeações de vários setores, incluindo saúde, entretenimento, transporte, tecnologia e muito mais.
O resultado é uma gama diversificada de 100 instituições, desde a startup que projeta uma maneira mais inteligente de reciclar até a empresa de criptomoedas que reimaginou o futuro do dinheiro e os titãs da indústria farmacêutica.
Juntos, esses negócios e os líderes que os orientam estão ajudando a traçar um caminho essencial para o futuro. Confira a seguir quem foram os nomeados:
Líderes Mais Influentes de 2021
Para escolher as empresas líderes mais influentes do mundo, a revista TIME, avaliou cada um em seus fatores-chave, incluindo relevância, impacto, inovação, liderança, ambição e sucesso. Dentre os líderes mais influentes estão:
NBA
Depois de assumir o cargo de comissário de NBA, Adam Silver, conquistou uma expansão dos negócios do basquete profissional: a receita anual quase dobrou das temporadas de 2013-2014 às temporadas de 2018-2019, chegando a US $ 9 bilhões.
No entanto, ele passou por momentos mais difíceis, gerenciando o NBA este ano, já que as equipes estão de volta a viajar e morar em suas cidades. A COVID-19 levou a inúmeros adiamentos de jogos e perda aos jogadores por não poderem jogar.
APPLE
A Apple arrecadou um recorde de US $ 111 bilhões, graças em parte ao aumento no trabalho remoto e na escolaridade que impulsionou de seus produtos. Além disso, lançou novos modelos de iPhone que alcançaram a concorrência habilitada para 5G e adicionou serviços como Apple Fitness + para ajudar a manter as pessoas em movimento em casa.
Assim como outras Big Techs tem enfrentado a justiça por práticas anticompetitivas no ano passado, mas ações e reclamações antitruste nos EUA, Reino Unido e Astrália não enfraqueceu o interesse do gigante em uma maior expansão.
NIKE
A Nike tem um histórico de estar um passo à frente de seus concorrentes estar por dentro de movimentos culturais. Em 2020, quando os protestos contra o racismo sistêmico cresceram nos EUA, a Nike não foi a única marca a divulgar uma mensagem em defesa da mudança, nem a única a prometer a seus funcionários que faria melhor, mas foi uma das primeiras a anunciar uma doação prometendo US $ 40 milhões em financiamento para organizações de justiça social.
NUBANK
O sistema bancário do Brasil enfrenta muitas críticas por serviços inadequados, longos tempos de espera, burocracia e tarifas altas. Isso, junto com a prevalência do trabalho informal, ajuda a explicar por que cerca de 45 milhões dos 210 milhões de brasileiros não têm conta bancária, tornando quase impossível o acesso a crédito ou um meio de poupança.
A Nubank, a maior empresa de fintech da América Latina, está ajudando milhões de pessoas a derrubar essas barreiras, oferecendo uma variedade de serviços financeiros por meio de seu aplicativo para smartphone. A base de clientes do Nubank no Brasil mais do que dobrou para 35 milhões, pois as pessoas evitavam viajar para bancos lotados.
MERCADO LIVRE
Desde a sua fundação em 1999, o Mercado Livre, a empresa tem crescido continuamente sua rede de logística, negócios de transporte e braço de pagamentos digitais extremamente popular. Quando a pandemia atingiu,as vendas dispararam. Desde outubro, o Mercado Libre vale mais de US $ 60 bilhões, o que o torna uma das empresas mais valiosas da América Latina. “
Em fevereiro, o Twitter anunciou planos de dobrar sua receita até 2023, lançando novos recursos ambiciosos. Entre eles: Twitter Spaces, um serviço de bate-papo com áudio no estilo Clubhouse; Tópicos, que permite aos usuários acompanhar as áreas temáticas e em breve o Super Follows – um nível pago para criadores monetizarem relacionamentos com seguidores.
Também atualizou suas políticas para combater a disseminação de desinformação e suspendeu permanentemente o presidente Trump em janeiro. Uma abordagem crowdsourced da desinformação, chamada Birdwatch, está em andamento. Os executivos esperam que eventualmente eleve um contexto valioso escrito pelo usuário em torno de tweets controversos, reduzindo a necessidade de deplataforma.
PFIZER E BIONTECH
A gigante farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech já estavam colaborando para criar uma vacina contra a gripe baseada em um material genético chamado mRNA. Quando o COVID-19 surgiu, eles rapidamente concordaram em formar uma parceria para testar os candidatos desenvolvidos pela BioNTech que, pouco menos de um ano depois, levaram à primeira vacina COVID-19 autorizada para uso.
SONY
Em meio a uma onda de popularidade de videogames impulsionada pela pandemia, a Sony, empresa de entretenimento e eletrônicos com sede em Tóquio, revelou um dos gadgets mais procurados do ano: o PlayStation 5.
O console foi lançado em novembro e até o final de dezembro de 2020, a Sony já havia vendido 4,5 milhões de unidades, apesar dos problemas de cadeia de suprimentos relacionados à pandemia. Além disso, o filme de animação da empresa Demon Slayer, lançado em outubro no Japão, se tornou o filme de maior bilheteria do país de todos os tempos.
MATTEL
A Mattel, a empresa por trás de algumas das marcas de brinquedos mais icônicas do mundo, incluindo Barbie e Hot Wheels, teve suas vendas online em 2020 aumentadas em 50%, já que bonecos, jogos e quebra-cabeças voaram das prateleiras virtuais.
Mesmo assim, o CEO Ynon Kreiz não vê mais a Mattel como uma fabricante de brinquedos. Em vez disso, diz ele, o que eles fazem é IP, com dezenas de projetos de cinema e TV em desenvolvimento e produção em parceria com grandes empresas de entretenimento e atores de renome.
VOLKSWAGEN
Enquanto os fabricantes de automóveis, da GM à Ford, competem para se equiparar às vendas de veículos elétricos da Tesla, o Grupo Volkswagen, o maior fabricante de automóveis do mundo em receita, pretende ultrapassá-los todos até 2025.
Em 2020, vendeu 231.600 veículos elétricos – mais do que o triplo do número que movimentou no ano anterior. Isso ainda foi menos da metade dos EVs que a Tesla vendeu no ano passado, mas a VW acha que pode vender 1 milhão em 2021.
MASTERCARD
Os pagamentos em lojas sem contato estão aumentando, e as compras online saltaram para cerca de 45% das transações da Mastercard em 2020, que representaram um aumento de US $ 15,3 bilhões na receita.
Em fevereiro, as Bahamas fizeram parceria com a empresa para lançar o primeiro cartão pré-pago do mundo vinculado a uma moeda digital nacional. Além disso, anunciou entrada no mercado de pagamentos B2B de US $ 120 trilhões, bem como seu trabalho remoto e criptomoedas, incluindo a colaboração com governos nacionais.
JOHNSON & JOHNSON
As autoridades de saúde pública deram as boas-vindas à vacina da COVID-19 de dose única com ajuda da Johnson & Johnson. A injeção é 66% eficaz em geral na proteção das pessoas contra a doença COVID-19 e ainda mais na prevenção dos piores resultados.
Depois que as preocupações foram levantadas sobre os raros efeitos colaterais da coagulação do sangue, as autoridades de saúde dos EUA pausaram o uso da injeção no início de abril, mas retomaram a vacinação após demonstras que os benefícios superam os riscos.
ENGLISH PREMIERE LEAGUE
A liga esportiva mais popular do planeta, English Premier League (EPL), está projetada para acumular US $ 6,2 bilhões em receitas nesta temporada, de acordo com a Deloitte, e as receitas pré-pandêmicas aumentaram 16% em duas temporadas.
Os acordos internacionais de TV ofereceram uma fonte de crescimento: tais riquezas permitiram que a EPL, agora transmitida em 190 países, atraísse os melhores talentos do mundo, mais de 100 jogadores da EPL. Mais recentemente, a EPL ajudou a liderar a oposição à proposta da Super Liga Europeia, que fracassou depois que seis dos melhores times da liga desistiram.
DELTA
Quando as viagens aéreas se recuperarem, a Delta espera ganhar uma fatia maior do mercado do que antes da pandemia, investindo em seu relacionamento com os clientes. Apesar de perder US $ 12,4 bilhões em 2020, a Delta foi a única grande companhia aérea a deixar assentos intermediários disponíveis para todos os passageiros por mais de um ano.
Além disso, a companhia aérea planeja lançar wi-fi gratuito durante o voo e pretende manter essa boa vontade ao começar a acomodar fileiras inteiras novamente em maio.
WALGREENS
No final do ano passado, 35.000 instituições nos EUA pediram à Walgreens ajuda para vacinar pessoas do grupo de risco ??contra COVID-19. Essa tarefa acabou sendo apenas o começo para a rede de farmácias, que, até 16 de abril, administrava mais de 11,6 milhões de doses de vacinas no total.
Além disso, a empresa fez parceria com PayPal e Uber para oferecer financiamento para viagens gratuitas aos locais de vacinação. E também em março, a Walgreens alcançou um marco quando Rosalind Brewer assumiu o cargo principal da empresa e se tornou a única mulher negra a liderar atualmente uma empresa desse porte.
MAERSK
Em meio às interrupções da cadeia de abastecimento de 2020, portos lotados, voos limitados e trabalhadores doentes e em quarentena a empresa de logística dinamarquesa, Maeersk que tem a maior capacidade de carga marítima do mundo, ainda conseguiu transportar quase 13 milhões de contêineres de equipamentos de exercício, itens essenciais para trabalhar em casa e muito mais.
Essas mudanças ajudaram o setor marítimo da Maersk atingir um recorde de receita bruta, arrecadando US $ 2,7 bilhões apenas no quarto trimestre de 2020. Além disso, a empresa diz que usará sua frota refrigerada para ajudar a distribuir vacinas em todo o mundo.