Os comportamentos reativos dos empresários, resultantes da falta de um mindset focado na análise de cenários dinâmicos em ciência, tecnologia e mudanças climáticas, colocam em risco tanto o ROI (Retorno sobre o Investimento) quanto o ROE (Retorno sobre o Patrimônio) de suas empresas. Nesta perspectiva, o que seria mais importante para você? Investir 1 dólar na prevenção e obter um ROI de 9 dólares, preservando 100% do patrimônio da empresa, ou perder todos os seus clientes, pagar multas por contratos não atendidos, comprometer grande parte dos seus estoques de produtos e matérias-primas, em decorrência da ausência de um plano de gestão de continuidade de atividades (abrangendo os processos operacionais de toda a cadeia produtiva) e de negócios (clientes e contratos)?
Vulcões, terremotos, deslizamentos, erosão costeira, enchentes, incêndios florestais, tempestades de areia, greves e movimentos terroristas são desastres que aumentaram 5 vezes nos últimos 50 anos e causaram prejuízos econômicos que ultrapassam US$ 3,4 trilhões, conforme relatório da Organização Meteorológica Mundial.
A Agência Federal de Recuperação de Desastres dos EUA reportou que, após passarem por desastres, entre 40 e 60% das pequenas empresas são fechadas por não possuírem um plano de gestão de continuidade de suas atividades e de negócios. Este plano engloba todo tipo de ação inesperada, incêndios e tempos de inatividade (downtime), que podem variar entre US$ 10 mil por hora (por segmento de mercado) e US$ 5 milhões por hora (em todo o mercado). Desse total, apenas 2% conseguem recuperar a operação em menos de 1 hora, enquanto 54% levam mais de 8 horas para restabelecer todos os sistemas após o desastre.
Se forem contabilizados todos os custos decorrentes do RTO (quantidade de tempo decorrido entre a falha nos processos operacionais até seu retorno total, incluindo a recuperação dos sistemas) e do RPO (unidade de tempo entre a perda de dados e o backup anterior, aplicado, por exemplo, a data centers), os passivos assumidos poderão, em alguns casos, superar o patrimônio da empresa.
Agora é possível pivotar para um novo modelo de negócios, a partir da gestão da continuidade das atividades (processos operacionais) e de negócios (relações com a cadeia de suprimentos). Isso pode ser feito identificando a cadência, sequência e intensidade de ações planejadas, associando mercado e indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.
É por isso que muitas empresas, principalmente multinacionais, já estão desenvolvendo e certificando seus planos de gestão de continuidade de atividades e de negócios, integrando as mudanças climáticas como um indicador de viabilidade dos seus empreendimentos.
Com uma auditoria de gestão de continuidade de atividades e de negócios, é possível mensurar a capacidade de resiliência (retornar ao estado normal) e de adaptação (preparação para criar/mudar/integrar rapidamente mudanças estruturais). Assim, a empresa se torna mais apta para o cumprimento de suas metas, tornando-se mais produtiva e reduzindo rotinas de novos sistemas de certificação, já que essas estarão integradas em um protocolo padrão mesmo já tendo sido certificadas com outros escopos de qualidade.
A avaliação do status do Plano de Ação para a implantação do Sistema de Gestão da Continuidade das Atividades poderá garantir um conjunto de ações mais efetivas. Para isso, é preciso integrar agentes/instituições (Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, juntamente com SEBRAE, CNI) e todos os representantes dos Sindicatos Patronais/Funcionários de todas as empresas enquadradas no Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE).
Agora que você sabe que existe um sistema de gestão certificado para garantir a continuidade das suas atividades e negócios, não pode mais alegar desconhecimento desse tipo de sistema. Portanto, a gestão da continuidade das atividades e dos negócios da sua empresa está em suas mãos.
Venha conhecer o Sistema de Gestão de Continuidade das Atividades, através de um consultor AAA. Esse é o momento para você garantir que todos os ativos tangíveis da sua empresa podem estar assegurados e certificados, assegurando que a sua marca sempre estará presente no mercado, melhorando a vida de milhares de clientes: