A inovação e a tecnologia revolucionaram a maneira com que se aprende e estuda hoje em dia. Apesar de todas as dificuldades, muitas instituições tradicionais e Edtechs (startups focadas em educação) estão colaborando para melhorar o futuro da educação. Para isso, é fundamental que a sociedade conheça o poder da inovação em alavancar a educação e o desenvolvimento econômico e social. Apesar da desigualdade social no Brasil, sabemos que a educação brasileira tem muito a ganhar com a transformação digital no país.
Quando aliada à uma política pública de investimentos e valorização na educação, a tecnologia tem potencial de melhorar os resultados, democratizar o acesso à educação e criar melhorias econômicas para uma melhor qualidade de vida no país. Além de facilitar a transição da educação para o digital, que é uma oportunidade para empreendedores e governantes crescerem cada vez mais.
O uso de tecnologia no ensino ainda mais forte durante a pandemia, tornou as aulas mais dinâmicas, aprimorou processo pedagógico, e identificou lacunas de aprendizagem. E agora, quais são as principais perspectivas para os próximos anos da Educação? Continue lendo o artigo a seguir para saber todos os detalhes.
5 Tendências Globais para a Educação em 2030
Estamos vivendo um momento de grandes transformações na educação em função das novas necessidades e ferramentas da Era Digital. Para além de uma transição tecnológica, trata-se de um momento delicado com consequências muito significativas para a forma como ensinamos e aprendemos. Dentre as tendências para 2030 na Educação, existem 5 cenários que tendem a crescer muito nos próximos anos de acordo com o relatório: Educação para 2030 da HolonIQ. Confira a seguir os 5 cenário para o Futuro da Educação:
1. Educação Tradicional
As instituições de ensino tradicionais continuam sendo a fonte confiável de aprendizagem e o veículo mais eficaz para formação de profissionais que buscam entrar no mercado de trabalho. A educação superior consolida plataformas de talentos globais e o governo continua sendo a fonte de corte de financiamento em todo o mundo. Em 2030, a economia mundial apresenta um crescimento constante, por ter novos grupos de trabalhadores mais qualificados de países em desenvolvimento, que agora entraram na força de trabalho global e estão contribuindo para melhorar a produtividade e a igualdade de renda mundialmente.
Como consequência, ocorre uma reforma estrutural incluindo fusões e fechamentos de universidades de nicho menores. No futuro com o aumento da força de trabalho remoto, questões de autenticação, segurança e verificação tornam-se primordiais. Com o avanço da tecnologia e as reduções de custos tornaram a autenticação biométrica um lugar comum para verificar os indivíduos e suas habilidades.
A tecnologia de razão distribuída, como blockchain, é amplamente usada para fornecer um registro confiável de habilidades e qualificações. O investimento privado e o capital de risco focaram para novos modelos disruptivos, que estão apresentando retornos com base nas necessidades do mercado para escalabilidade e flexibilidade, que resultam em resultados mais produtivos.
2) Colaboração
Em 2030, as economias mundiais tornaram-se cada vez mais integradas devido a alianças estratégicas e de cooperação. As mudanças demográficas significativas em 10 anos entre 2020 – 2030 impactarão países e regiões de maneira diferente, com as nações desenvolvidas desafiadas pelo envelhecimento da força de trabalho e redução do crescimento econômico, enquanto os países em desenvolvimento, despertando a maior parte da população ativa mundial em 2030, precisam permitir educação e empregos para suas populações crescentes.
Para cada grupo, alcançar eficiências, aliviar a oferta insuficiente ou excessiva de capital humano, que se tornou um ativo estratégico crítico do século XXI, a colaboração tem o papel importante de resolver essas questões regionais únicas. Com isso, os sistemas escolares tendem a agir de maneira cada vez mais colaborativa e iniciam o compartilhamento de conhecimento e recursos de aprendizagem.
Então, surgem o reconhecimento das qualificações técnicas, redes de desenvolvimento profissional regular e programas de intercâmbio de professores para ofertar uma qualificação igualitária em toda a região. Este modelo permite que os parceiros retenham os elementos distintivos de seus conteúdos de ensino e aprendizagem por meio da manutenção da fase presencial na aula. Com isso, a tecnologia tem o papel fundamental ao ser usada para complementar essas importantes interações face a face por meio de abordagens combinadas em que escolas e universidades colaborem com especialistas regionais para fornecer conteúdo e com alunos de diferentes países participando de sessões online em tempo real.
3) Educação personalizada
As grandes instituições de ensino tendem cada vez mais fazer a aquisição de startups em toda a cadeia de valor por atender um grande conjunto de serviços de educação, incluindo conteúdo, análise, avaliação, comunicação e relatórios. Em 2030, os processos de aprendizagem nas escolas serão significativamente aprimorados pela tecnologia e permitirão a personalização da aprendizagem. Este ambiente rico em dados permite a captura de informações da maioria das atividades de aprendizagem.
A análise em tempo real e os relatórios para professores e pais oferecem a oportunidade de intervenção e suporte oportunos, enquanto dados agregados de retorno ao fornecedor de tecnologia para aprimorar o desenvolvimento de produtos e os sistemas escolares fornecidos por empresas de tecnologia, as quais oferecem benefícios significativos para escolas.
Os acordos com empresas da tecnologia permitem que o Big Data seja utilizado em atividades de aprendizagem das escolas e avaliação. Assim, professores e alunos conseguem alimentar diretamente o controle de aprendizagem, que se transformou em um tomador de decisões orientado por dados. Assim, os professores não são mais impedidos por atrasos históricos de informações, e então são capazes de usar percepções de dados para moldar o ensino de forma proativa e inovadora.
4) Pessoa para pessoa
Em 2030, a economia global de pessoa para pessoa se tornou predominante e agora é uma forma aceita de viver, trabalhar e aprender. A confiança do consumidor nas principais instituições é baixa e as redes descentralizadas dependem da confiabilidade. Esta mudança de poder de modelos centralizados para modelos distribuídos é sustentada por tecnologia que apoia transações de ponta a ponta baseadas em confiança e mudanças no papel dos cidadãos de consumidores a produtores e criadores.
No futuro, a maior parte do treinamento profissional e de habilidades ocorre no espaço alternativo de credenciamento, onde os sistemas de avaliação do mercado de P2P dominam. O aprendizado online, através de experiências ricas, personalizadas e de pessoa para pessoa, domina os setores da educação e de treinamento de habilidades. A primeira abordagem móvel permite que a aprendizagem seja integrada às rotinas diárias dos alunos, em vez de ser considerada uma atividade separada.
No entanto, a economia P2P desbloqueou a criatividade coletiva e a propriedade intelectual dos professores, permitindo a troca e o compartilhamento de conjuntos massivos de conteúdo curricular, incluindo lições, atividades, questionários, testes, soluções e similares, em todos os formatos digitais. Plataformas globais com pesquisa profunda, recomendação, classificações e capacidade de tradução resultaram em eficiências significativas em toda a força de trabalho de ensino global e, em muitos casos, uma receita adicional bem-vinda.
5) Revolução dos Robôs
Em 2030, haverá uma reversão quase completa em quem lidera a aprendizagem com mentores e tutores virtuais, estruturando caminhos de ganhos para indivíduos que realizam avaliações, dando feedback, ajustando de acordo com o processo e organizando a tutoria humana ou a frequência necessária às aulas. A maioria dos alunos tem este treinador online presente 24h por dia, que organiza, faz a curadoria, recomenda, gerencia, registra e ajusta continuamente as atividades de aprendizagem com base no progresso, preferência e objetivos de aprendizagem.
Com a tecnologia, professores e escolas não perdem mais tempo procurando, filtrando e organizando conteúdos de aprendizagem. A informação é digitalizada, etiquetada, classificada e sob demanda. O treinamento para as necessidades que envolvem rapidamente o trabalhador de 2030 é feito sob demanda e por meio de programas de aprendizagem personalizados.
Uma nova geração de provedores de treinamento vocacional com foco em tecnologia surgiu para apoiar o desenvolvimento contínuo de habilidades. À medida que a adoção da IA ganha ritmo, o valor das habilidades que não podem ser replicadas por máquinas também está aumentando, incluindo criatividade, liderança e inteligência emocional.
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E quanto a educação corporativa do futuro?
Na mesma medida que a educação evolui, através de novas tecnologias e personalização de atendimento, também evoluem os futuros profissionais presentes no mercado de trabalho. Será que a sua empresa está preparada para recebê-los? Ou será que os seus colaboradores ou até mesmo a sua diretoria fará parte dessa nova era, ou ficará para trás?
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