Hoje o mercado exige que as empresas inovem continuamente, o que implica que o profissionais que trabalham nelas estejam também em constante evolução. Entenda como ter um desenvolvimento humano focado em inovação na prática, lendo o artigo completo a seguir.
A área de Desenvolvimento Humano tem ocupado cada dia mais espaço na vida dos executivos e na dinâmica das empresas, exercendo um grande papel dentro das organizações, e isso é, em si, um sinal de inovação porque visa manter os talentos de uma empresa sempre sintonizados com as transformações trazidas pela tecnologia, novos comportamentos e pela macroeconomia.
Mas, o que essa área abrange? Desenvolvimento Humano é como vem sendo chamado o conjunto de práticas e políticas com foco em potencializar as habilidades e competências pessoais, tornando as pessoas mais “interessantes” para o mercado, e como consequência, aumentando o seu valor e relevância para o futuro da empresa. Vale ressaltar que DH é uma via de mão dupla: representa evolução e valorização para o profissional e, também, amplia as oportunidades da empresa de se manter inovadora, de ganhar mercado com seu pioneirismo e de reter os talentos que podem ser diferenciais importantes na performance das equipes.
Como fazer isso na prática?
Para que a gestão corporativa seja bem-sucedida, é necessário pensar nos colaboradores como peças-chave para o seu funcionamento. Isso vai além do incentivo pela melhoria técnica e inclui aspectos comportamentais como a diversidade, que faz parte dos princípios do ESG (Environmental, Social, Governance), que se tornaram referência na valorização das empresas e na atratividade para investimentos.
Quando uma empresa adota uma postura de priorizar bem-estar, qualidade de vida e saúde de todos os colaboradores, ela costuma ganhar em várias frentes. Por isso, é fundamental conhecer e desenvolver os conceitos de Desenvolvimento Humano e entender de que forma eles podem afetar a gestão dos recursos humanos dentro da empresa no sentido de conquistar a prosperidade para a empresa.
O que aprendemos com isso?
É importante salientar que o Desenvolvimento Humano é uma ação contínua. Estamos em constante desenvolvimento e por isso precisamos focar no que chamamos de “lifelong learning”, que é a habilidade de aprender continuamente. Essa já é uma realidade: segundo uma pesquisa encomendada pela Dell ao IFTF (Institute For The Future), mais de 85% das profissões de 2030 ainda não existem.
Trabalhar com Desenvolvimento Humano é poder apoiar as pessoas a ir além dos seus limites, ampliando competências e desenvolvendo novas possibilidades técnicas e criativas – só assim as pessoas estarão preparadas para protagonizar a inovação, para levarem as organizações para o futuro.
O mercado vive em constante mudança e isso não admite estagnação. Aquilo que você aprendeu talvez não seja mais útil para o novo mercado, então o aprendizado precisa se tornar um exercício diário.
Com o mercado cada vez mais competitivo, apostar nas pessoas é fundamental. Afinal, a inovação se faz com potencial humano e é ela que vai definir o futuro de cada empresa e de cada profissional.