A inovação é realmente tão importante para a sua empresa? Se você já se fez essa pergunta, esse artigo pode te ajudar. No começo, pode ser difícil enxergar com clareza os benefícios da inovação. Mas isso não quer dizer que eles não existam.
Veja a seguir 5 desses benefícios, que ajudaram muitas empresas centenárias a chegar no lugar que estão hoje. Eles vão te ajudar a enxergar a inovação como uma aliada, além de mostrar exatamente onde encontrar e medir seus resultados:
1. Novas necessidades do consumidor
Pode parecer uma pergunta batida, mas o questionamento será sempre válido:
E se sua empresa não estiver preparada para uma nova necessidade de seu consumidor?
Com a mudança no comportamento de consumidores, seja por motivos regionais, nacionais e globais, ou simplesmente pela mudança de épocas do ano, grandes oportunidades podem ficar na mesa ou épocas de grandes ganhos podem simplesmente virar história.
A Black Friday de 2022 teve um desempenho 28% pior do que no ano anterior. A suposta verdade era de que nesse período, com menores limitações da pandemia e com um trimestre acelerado de vendas, o consumo seria ainda maior.
Quem diria que motivos como a Copa do Mundo fariam uma expectativa de 4,5 bilhões em vendas, se tornar uma realidade de 3,1 bilhões? Os consumidores não estavam tão interessados no digital, mas sim no presencial, que não ofereceu o esperado.
Inovação nem sempre é estar onde todos estão, mas sim saber o que fazer quando esse mesmo lugar não atende as necessidades do consumidor.
Já pensou não estar presente nos canais e ambientes que o consumidor busca, naquele momento?
2. Não é sobre Pioneirismo, é sobre Timing
Muitas vezes o consumidor não está pronto para suas novidades, cenário que frustra expectativas.
É o exemplo do celular com tela sensível ao toque lançado pela Motorola em 2005, com resultados decepcionantes. Dois anos depois, a Apple lança o primeiro iPhone e revoluciona o mercado de aparelhos móveis.
Quem teve a ideia primeiro, levou a melhor? Não. É por isso que justificamos alguns desses casos com uma simples frase:
O consumidor não estava maduro naquele momento, seja para a iniciativa, para a estratégia e em casos ainda mais caros, a tecnologia.
Em algum momento, ele estará pronto, a questão é quem terá a inovação certa à disposição na hora certa e quem fará uso dela na hora errada.
Quem esperar a hora certa de começar, já estará atrasado.
3. O que está dando certo agora, vai dar certo para sempre?
Não necessariamente o que deu certo ou está dando certo agora, fará sua empresa prosperar pelos próximos anos.
Seja pelo consumidor, pelos movimentos da economia nacional ou global, pela novidade lançada pela concorrência. Quando algo melhor surgir, sua empresa será a protagonista ou vai correr desesperadamente atrás do prejuízo?
Se o mundo está em constante mudança, como tornar sua empresa à prova de futuro? Inovando, constantemente.
(Lucas Dieter, COO da AAA Inovação)
4. Ideias iguais em épocas diferentes
As ideias que você teve nos últimos 15 dias, são iguais às que você teve nos 15 dias anteriores? Se sim, esse é um alerta para aplicar a inovação em sua rotina e na rotina de sua empresa.
Em momentos, precisamos focar no que tem maior retorno e potencializar resultados, através de pessoas e processos.
Em outros momentos, precisamos pensar quais ideias podem não só potencializar os resultados de uma empresa, como também tornar defasado o modelo de negócio que a própria empresa segue.
Chamamos isso de Disrupção.
5. Mudanças são constantes e naturais
(Arthur Igreja, sócio fundador da AAA Inovação)
O tempo todo, temos sinais do que está por vir, mas sempre optamos por pensar neles amanhã. Inovação não é criar o novo o tempo todo, mas sim priorizar evoluções que se mostram potencializadores de resultado.
O mundo está mudando constantemente, não podemos nos adequar a tudo, mas podemos estar preparados para a mudança que trará maior resultado e impacto para nossa realidade.