Você já observou o quanto o benchmarking, ou traduzindo o termo para o português, a avaliação comparativa, faz parte da natureza humana? Antes de focarmos o seu conceito para os negócios, pense em como ele nos ajuda nos relacionamentos, a não repetir erros passados e a fazer críticas construtivas, quando solicitadas. Sem contar, ao compararmos produtos e serviços, e até colegas e parceiros para determinar nossos próprios méritos, embora devêssemos fazer menos disso!
Convenhamos, estamos praticando benchmarking em tudo, o tempo todo! E agora sim, mais especificamente voltado para o empreendedorismo, o hábito de avaliar o porquê e como a concorrência trabalha é valioso para entender quais são os seus diferenciais e o que você pode aperfeiçoar para se destacar no mercado.
Logo, incorporar essa técnica, além de desenvolver sua estratégia de negócio com base nos parâmetros e referências dos concorrentes, otimiza os seus próprios processos e metas. Quer conhecer mais sobre o benchmarking e seus benefícios para as empresas? Então, acompanhe este artigo até o final!
O que é Benchmarking?
O termo benchmarking diz respeito a um detalhado processo de comparação e medição das atividades e desempenhos de diferentes nichos de negócios em alta. A partir dessa análise, a sua empresa absorve as características e qualidades organizacionais de outras, para identificar oportunidades de melhoria dos seus métodos, e até mesmo prever quais serão seus próximos passos. Além disso, com o benchmarking e aprendizagem dos melhores casos de sucesso, você pode estruturar estratégias inovadoras e promissoras, definir metas mais realistas e criar um plano de ação para alcançá-las.
Quais os benefícios do Benchmarking para as empresas?
Conforme já apresentamos acima, sem referências de mercado é praticamente impossível que uma empresa que deseja crescer saiba quais são os parâmetros relevantes a serem adotados e seguidos. Nesse caso, o benchmarking entra como uma ferramenta fundamental para impulsionar as empresas na direção de avanços contínuos. Assim, ele se torna uma forma de evoluir ações e estratégias por meio de insights vindos da concorrência.
Veja alguns dos seus benefícios:
- Conhecimento do mercado e dos detalhes do nicho em que a empresa atua para adaptá-la com as melhores práticas;
- Proporciona alta performance e avanço contínuo;
- Identifica tendências e oportunidades em tempo real para ajudar você a aproveitá-las e expandir o seu potencial para o negócio;
- Acompanha as mudanças do cenário competitivo para constatar se suas atividades são bem-sucedidas ou precisam ser mudadas;
- Sustenta o planejamento estratégico e a definição de metas, mostrando como é viável atingi-las, agregando valor à marca e ao seu propósito;
- Colabora com o alinhamento da equipe em prol de objetivos comuns;
- Prioriza o relacionamento com o cliente e sua experiência de consumo, pois a coleta de feedback e dados de clientes fornece uma visão mais ampla sobre o que eles gostam e o que não gostam;
- Diminuição de erros a partir da percepção dos pontos fortes e fracos da concorrência, isto é, de onde estão acertando e quais são as suas falhas, para que não sejam repetidas na empresa;
- Redução de custos, sejam custos monetários ou em tempo e esforço gastos, já que as estratégias são melhor direcionadas e mais assertivas.
Quais são os tipos de Benchmarking?
Existem vários tipos de benchmarking que são capazes de serem praticados, mas para isso é importante entender qual o momento do seu negócio, quais são os seus objetivos e o método adequado para o seu marketing e conteúdo.
Confira os principais tipos a seguir:
1) Benchmarking interno
Vamos voltar para dentro da própria organização: o benchmarking interno compara diferentes áreas e projetos para assimilar como os profissionais os executam, e quais habilidades conseguem ser replicadas, garantindo que cada departamento seja o mais eficiente possível.
Esse modelo é mais comum em grandes empresas que possuem setores bem delimitados e independentes.
2) Benchmarking competitivo
Esse é o tipo mais comum de benchmarking: como diz o próprio nome, visa analisar de forma minuciosa o trabalho e as práticas da concorrência, com o objetivo de superá-las. Em adição, mantenha-se sempre atualizado sobre o que sua concorrência está fazendo!
3) Benchmarking funcional
Neste exemplo de benchmarking, a comparação é realizada entre organizações de segmentos distintos. O foco é voltado para a análise de práticas semelhantes comuns, respeitando as especificidades de cada segmento.
4) Benchmarking genérico
O benchmarking genérico propõe observar empresas de outros segmentos que tenham processos semelhantes: envolve a coleta e comparação de informações qualitativas sobre como uma atividade é conduzida, considerando pessoas, processos e tecnologia, como mapeamento de processos. Com ele, você obtém insights sobre onde estão as dificuldades e as melhores práticas que a organização pode aplicar a estas áreas.
5) Benchmarking cooperativo
No benchmarking cooperativo, as empresas procuram parceiros de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para encontrar maneiras de aperfeiçoar funções ou processos de trabalho semelhantes. A prática deste benchmarking é excelente para alcançar a inovação e implementar melhorias significativas, uma vez que ambas as empresas estão dedicadas a melhorar o segmento, como um todo.
Como aplicar o Benchmarking?
Agora que você ficou por dentro sobre o conceito do benchmarking, sua importância e vantagens de aplicar em uma empresa, deve estar se perguntando como fazer isso na prática. Acertamos Então, descubra alguns passos essenciais para aplicar o benchmarking em seu projeto ou empreendimento:
Planejamento
Seu primeiro passo é decidir exatamente o que você está procurando e por que está fazendo o benchmarking. Portanto, é necessário o planejamento: decidir que tipo de benchmarking e qual assunto usará, e identificar algumas questões padrões como, quais serão as referências usadas, quais e em que empresas as comparações serão feitas e quais serão os métodos de coleta de dados utilizados.
Análise de dados
A partir das informações coletadas no seu benchmarking, você deve fazer uma análise de dados detalhada que identifique semelhanças e diferenças entre a sua empresa e os concorrentes previamente escolhidos. Esse deve ser o momento de verificar pontos positivos que exponham servir de base para a inovação, e entraves que possam prestar de exemplo e, ainda, alavancar vantagens competitivas.
Participação das equipes
Depois da análise de dados e definição do que deve ser feito, as equipes devem ser informadas e o conteúdo compartilhado, de forma com que se desenvolvam objetivos, metas e estratégias concordantes. Em outras palavras, é importante que todos participem das mudanças e sejam ouvidos.
Para tal, treine os times e incorpore o benchmarking em sua cultura organizacional: quando a equipe está segura dos novos processos, os resultados positivos são atingidos mais rapidamente.
Aplicação
Nesta hora, em que todos os envolvidos na empresa já conhecem os resultados do benchmarking, é preciso colocar as descobertas em ação. E isso significa desenvolver uma lista de itens que você gostaria de aplicar e implementá-los continuamente, sempre ajustando os processos de acordo com as mudanças de mercado. Não se preocupe se você não conseguir implementar todas as suas atividades de uma vez: priorize quais mudanças trarão mais benefícios para sua organização e escolha uma a uma para se concentrar realmente.
Lembre-se: empresas que miram em ser grandes devem encarar seus maiores concorrentes, aqueles que vêm se destacando no mercado e que, por isso, têm muito a ensinar. Viu só, empreendedor, você pode e deve usar e abusar do benchmarking!
Logo, aí está: com o benchmarking você descobrirá que definir metas e acompanhar o progresso rumo ao sucesso nunca foi tão fácil.